Pesquisadores criam tatuagem capaz de monitorar a sua saúde

Ela muda de cor e te avisa quando você está desidratado ou com a glicose elevada

 A Universidade de Harvard em parceria com a MIT (Massachusetts Institute of Technology) anunciou uma tatuagem inteligente capaz de monitorar a sua saúde. Em tese, ela consegue identificar possíveis alterações no organismo e apontar quando você está desidratado ou com a glicose elevada, por exemplo.

O segredo dessa tecnologia está na tinta. Ela é aplicada ao seu corpo como qualquer outro tipo de tatuagem, mas como diferencial ela possui vários sensores que, quando entram em contato com a pele, reagem com a química do fluido intersticial do nosso corpo, permitindo analisar de forma precisa o estado do sangue naquele momento.

Para avisar aos usuários sobre os problemas de saúde, a tinta da tatuagem muda de cor. Basicamente, quando o verde se transforma em marrom significa que os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal. Agora, se a tinta verde ficar mais intensa quer dizer que a concentração de sódio aumentou, ou seja, você está desidratado.

Um ponto positivo é que também existe uma tinta invisível, caso você não esteja interessado em fazer uma tatuagem colorida. Porém, é necessário utilizar uma luz específica para realizar o monitoramento e, segundo publicação, essa luz poderá vir de um smartphone tradicional.

Por enquanto, a tecnologia está em fase de desenvolvimento e os pesquisadores pretendem torná-la mais inteligente na detecção e no auxílio de outras doenças. A ideia é ser uma alternativa mais eficaz do que os vestíveis de monitoramento atuais, visto que eles não se integram bem ao corpo e ainda necessitam de baterias para funcionar.

Via Harvard

Tec Tudo

Facebook testa atalho do WhatsApp no app da rede social para Android

O novo ícone abre o mensageiro instantaneamente – o que pode poupar tempo do usuário ao sair de um aplicativo para abrir o outro.

 OWhatsApp ganhou um atalho dentro do aplicativo do Facebook para celulares Android. No entanto, como trata-se de uma fase de testes, o recurso ainda está disponível para poucas pessoas. Ao clicar no ícone, o usuário da rede social é redirecionado automaticamente para o app do mensageiro. O botão pode facilitar a vida de quem utiliza os dois serviços de Mark Zuckerberg simultaneamente, visto que poupa o tempo de sair de um app e abrir o outro.

Em contato com o TechTudo, um porta-voz do Facebook confirmou a nova ferramenta: “estamos testando um atalho que torna mais fácil para as pessoas irem do Facebook para o WhatsApp, assim como os atalhos que já oferecemos para outros serviços, como o Messenger e o Instagram”.

Saiba mais sobre o WhatsApp e Facebook: como escrever invisível no mensageiro e rede social

Saiba mais sobre o WhatsApp e Facebook: como escrever invisível no mensageiro e rede social

O botão está localizado no menu do Facebook para Android, representado pelos três tracinhos horizontais, na parte superior à direita da tela. Se você deseja saber se recebeu o atalho, basta procurá-lo abaixo do seu nome de perfil. No entanto, é importante ressaltar que o recurso está disponível para uma pequena parcela de usuários e, assim como qualquer teste, não há garantia de que a opção seja lançada publicamente.

Facebook está testando atalho para o WhatsApp no app Android (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Facebook está testando atalho para o WhatsApp no app Android (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Vale lembrar que o WhatsApp não é o primeiro a ganhar um atalho dentro do Facebook. O aplicativo implementou, em maio de 2016, um botão que leva o usuário direto para o Instagram. Além de dar acesso ao app, a função também exibe quantos dos seus amigos também estão na rede social de fotos.

Em relação à privacidade, o Facebook não revelou, até o fechamento desta matéria, se quem escolheu desvincular os dados do WhatsApp com o Facebook também receberá o atalho. Em agosto de 2016, o WhatsApp anunciou que começaria a compartilhar dados com o Facebook.

A integração permitiria à rede social saber “com que frequência as pessoas usam nosso aplicativo e também conseguiremos ser mais eficazes no combate ao spam”. De acordo com a empresa, a mudança nos termos de serviço também possibilitaria “melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes” no Facebook.

WhatsApp anunciou que começaria a compartilhar dados com o Facebook em 2016 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

WhatsApp anunciou que começaria a compartilhar dados com o Facebook em 2016 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Vulcano, o planeta procurado por mais de meio século e que Einstein ‘expulsou’ do céu

Apesar de ter sido batizado, ter localização estimada e ser um dos mais intrigantes corpos celestes do sistema solar, astrônomos só desistiram de procurá-lo quando Einstein provou que ele não existia.

A lei da gravitação universal, formulada por Newton em 1687, foi usada para elaborar a hipótese de que Vulcano orbitava próximo a Mercúrio (Foto: Nasa)

A lei da gravitação universal, formulada por Newton em 1687, foi usada para elaborar a hipótese de que Vulcano orbitava próximo a Mercúrio (Foto: Nasa)

Por mais de meio século, cálculos de renomados cientistas apontaram para a existência de um planeta na órbita entre Mercúrio e o Sol — que jamais foi localizado.

Apesar de até ter recebido um nome — Vulcano –, o “planeta escondido” permaneceu sendo um dos mais desconcertantes fenômenos do Sistema Solar. Procurado por 56 anos, tornou-se um planeta hipotético, até que o físico alemão Albert Einstein o “expulsou” do céu com sua Teoria da Relatividade.

“É um planeta, ou se preferir, um grupo de planetas menores que circulam na proximidade da órbita de Mercúrio”, propôs em 1859 Urbain Joseph Le Verrier, o mais famoso astrônomo do mundo à época e diretor do Observatório de Paris. Ele dizia que só um planeta “seria capaz de produzir a perturbação anômala sentida por Mercúrio”.

Le Verrier não foi o primeiro a suspeitar da presença do planeta escondido. Anos antes, em 1846, um diagrama do Sistema Solar elaborado para escolas e academias já indicava a presença de Vulcano. Ele constava numa litografia feita por E. Jones & G.W. Newman, de Nova York, nos EUA.

Mas foi a sólida reputação de Le Verrier que deu peso à hipótese sobre a existência de Vulcano.

Litografia feita por E. Jones & G.W. Newman em 1846 já exibia Vulcano na reprodução do Sistema Solar. (Foto: Biblioteca do Congresso dos EUA)

Litografia feita por E. Jones & G.W. Newman em 1846 já exibia Vulcano na reprodução do Sistema Solar. (Foto: Biblioteca do Congresso dos EUA)

O mais distante do Sol

Enviou uma carta a Johann Galle, do Observatório de Berlim, que, ao recebê-la, em 23 de setembro de 1846, imediatamente se dedicou a encontrar o planeta até então desconhecido. Era Netuno.

La Vierrier apontou para sua existência através de cálculos matemáticos.

Assim como Mercúrio, Urano também mostrava uma pequena discrepância em sua órbita que não podia ser explicada pela força da gravidade dos outros planetas e do Sol.

No entanto, a partir da lei da gravitação universal – formulada por Isaac Newton em 1687 – e supondo a presença e o movimento de um corpo celestial mais distante do que Urano, La Vierrier conseguiu não só descobrir um novo planeta como também se consagrou na posição de “astro” da ciência.

Para resolver a incógnita de Mercúrio, cujo periélio (o ponto em que um planeta se encontra mais próximo do Sol) parecia mudar ligeiramente a cada órbita, Le Verrier seguiu o mesmo método usado anteriormente.

Ao calcular a influência da atração gravitacional de Vênus, Terra, Marte e Júpiter, suas previsões sobre a órbita de Mercúrio pareciam estar sempre ligeiramente erradas.

Mercúrio nunca estava onde indicavam as projeções, baseadas nos conhecimentos da época. A solução para o enigma deveria ser, como aconteceu no caso de Urano, a presença de um outro planeta, no caso, Vulcano.

Só faltava encontrá-lo para provar sua existência.

Perto do Sol

Um passo promissor veio quando Edmond Modeste Lescarbault, um médico aficionado por astronomia, observou com seu telescópio um ponto preto que passava diante do Sol. Ele anotou o tamanho, velocidade e duração do deslocamento.

Vulcano, nome dado ao planeta hipotético, é o deus romano do fogo (Foto: Wellcome Images)

Vulcano, nome dado ao planeta hipotético, é o deus romano do fogo (Foto: Wellcome Images)

Meses depois, após ler sobre o hipotético planeta de Le Verrier, enviou-lhe uma carta com todos os detalhes. O famoso astrônomo foi visitá-lo, verificou o equipamento e as notas do médico e anunciou com entusiasmo a descoberta de Vulcano, no início da década de 1860.

No entanto, ainda era necessária a confirmação de um especialista independente – e o novo planeta era extremamente difícil de detectar.

Vulcano parecia ser um dos últimos enigmas do Sistema Solar e tornou-se um dos corpos celestes mais procurados da astronomia.

Ao longo dos anos, astrônomos – profissionais e amadores – anunciaram ter avistado Vulcano. Mas a existência do planeta foi confirmada e negada várias vezes. A mídia divulgou a notícia de sua presença mais de uma vez e a especulação persistiu até o século 20.

Mais precisamente até novembro de 1915.

A busca por Vulcano teve seu fim na Academia Prussiana de Ciências quando Albert Einstein bagunçou a visão corrente sobre o Universo com sua Teoria da Relatividade.

Pouco antes de apresentar a teoria, Einstein usou-a para explicar a discrepância na órbita de Mercúrio.

“Einstein não só disse: meus cálculos são melhores. Ele disse: ‘Precisam mudar completamente a ideia que têm das características da realidade”, explicou, à revista National Geographic, Thomas Levenson, professor do MIT, nos EUA, e autor do livro The Hunt for Vulcan (A Calçada por Vulcano, sem tradução em português).

O cerne da Teoria da Relatividade de Einstein é que o espaço e o tempo não são estáticos. Para justificar quão peculiar é a órbita de Mercúrio, Einstein argumenta que um objeto maciço, no caso o Sol, foi capaz de dobrar o espaço e o tempo e ainda alterar o caminho da luz, de modo que um raio, quando passa próximo ao Sol, viaja por um caminho curvo.

Com seus cálculos, Einstein demonstrou que a relatividade geral predizia a diferença observada no periélio mercuriano.

“Negar a existência de Vulcano foi central para Einstein, porque mostrou que essa ideia estranha e radicalmente nova dele de que espaço e tempo fluem é realmente o caminho certo para ver o Universo”, disse Levenson.

Mercúrio, de acordo com a teoria de Einstein, não estava tendo a órbita alterada por nenhum outro objeto. Simplesmente, ele se moveu por um espaço-tempo distorcido.

Assim, “Vulcano foi expulso do céu astronômico para sempre”, escreveu o autor Isaac Asimov em seu ensaio científico O Planeta Que Não Era, de 1975.

 G1

Trio confessa ter matado idoso com barra de ferro durante assalto, diz delegado

Idoso de 66 anos está desaparecido desde 15 de setembro. Segundo a polícia, os três homens afirmaram que o corpo da vítima foi jogado no Rio Juquiá, em Pilar do Sul.

Idoso está desaparecido desde sexta-feira (15) (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

Idoso está desaparecido desde sexta-feira (15) (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

 Três homens foram presos suspeitos de terem assaltado a casa de um idoso de 66 anos no bairro Reunidas, em Pilar do Sul (SP). Eles confessaram à polícia que mataram a vítima com uma barra de ferro e jogaram o corpo no rio Juquiá, segundo o delegado Milton Andreoli. A vítima ainda não foi localizada.

O idoso, que era caseiro de uma chácara e morava sozinho, está desaparecido desde a última sexta-feira (15). Os suspeitos foram presos após serem encontrados pela Polícia MIlitar com o carro da vítima em uma vicinal.

“Após serem localizados, eles confessaram que mataram o idoso com uma barra de ferro e que jogaram o corpo no Rio Juquiá”, afirma.

Ainda segundo o delegado, equipes do Corpo de Bombeiros já foram acionadas e buscas estão sendo feitas pelo rio.

“Estamos fazendo buscas, porém a correnteza forte do rio está prejudicando. Por enquanto o caso está sendo investigado como desaparecimento e furto, e não foi registrado como latrocínio, pois o corpo ainda não foi encontrado”, diz o delegado.

Desaparecimento e prisão

O idoso está desaparecido desde a última sexta-feira (15) depois que criminosos invadiram sua casa e roubaram diversos materiais e um veículo.

Segundo a Polícia Militar, o veículo roubado foi encontrado no domingo (17) abandonado em uma plantação de eucaliptos no bairro Usina Batista, zona rural da cidade, sem alguns equipamentos e a bateria e, com o interior parcialmente incendiado.

Ainda segundo a polícia, o trio foi localizado durante uma patrulha na estrada vicinal José Waldemar Mazzer, no bairro Ribeirão. Eles estavam em um carro em atitude suspeita.

Veículo do idoso foi encontrado em uma área de mato (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Veículo do idoso foi encontrado em uma área de mato (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Questionados, eles confessaram ter envolvimento no crime. Eles foram presos e estão à disposição da Justiça.

Polícia Civil abriu inquérito para investigar desaparecimento de idoso (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Polícia Civil abriu inquérito para investigar desaparecimento de idoso (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

 G1

Professora e Marido são presos suspeitos de estuprar prima de 12 anos em São Roque

Um casal suspeito de estuprar uma menina de 12 anos foi preso nesta quarta-feira (6), em São Roque (SP).

Os presos são uma professora, de 27 anos, e o marido dela, um analista de sistemas, de 28. A vítima é prima da professora.

Segundo a polícia, os abusos foram denunciados pela irmã mais velha da menina. A irmã disse à polícia que, quando tinha 16 anos, chegou a ir para a praia com o casal, e que na ocasião foi chamada para “fazer sexo a três”, mas não aceitou. A jovem de 22 anos afirmou que não imaginava que os dois pudessem fazer algo com a irmã mais nova, por conta da pouca idade dela.

Ao saber da história, a mãe questionou a filha de 12 anos, que confirmou tudo. A menina contou à polícia que dormiu algumas vezes na casa dos primos, que lhes davam bebida alcoólica e narguile para fumar. A vítima também relatou que o primo se deitava sobre ela, com roupa, e ficava molestando-a, e que a prima falava que era normal.

A mãe da vítima disse que antes de ir à polícia ainda recebeu mensagem da suspeita pedindo que ela não denunciasse o crime porque ela e o marido “iriam se tratar”.

A menina vai passar por exames no Instituto Médico Legal que podem comprovar os abusos. A professora cumpre prisão temporária na cadeia de Votorantim (SP), e o homem, na cadeia de Pilar do Sul (SP).

Veja mais notícias no G1 Sorocaba e Jundiaí.

São Miguel Arcanjo / Dupla é presa suspeita de estuprar criança

Mandado de prisão temporária foi expedido após suspeitos terem sido identificados. Exames comprovaram que menina de 8 anos foi violentada.

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Miguel Arcanjo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Miguel Arcanjo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos foram identificados após testemunhas terem sido ouvidas. Porém, o órgão não informou onde eles foram encontrados, já que a investigação é confidencial.

Os dois vão responder por estupro de vulnerável e ficarão à disposição da Justiça até o inquérito policial ser concluído.

Caso

O estupro aconteceu na última quinta-feira (24), na Vila Rica. Segundo o delegado Eduardo de Souza Fernandes, responsável pelo caso, testemunhas contaram que a menina brincava com outras crianças no bairro quando dois homens chegaram em um carro e pegaram a menina.

Ainda segundo o Fernandes, uma equipe foi acionada e encontrou a menina horas depois abandonada próxima ao bairro.

A criança foi socorrida e levada ao hospital onde exames de corpo de delito comprovaram que ela foi violentada pela dupla.

Notícias do G1

Em Brasília, ex-procuradora da Venezuela diz que há relação entre corrupção da Odebrecht e o governo Maduro

Luisa Ortega Díaz foi destituída do cargo pela Assembleia Constituinte e foi convidada pela PGR para participar de evento. Maduro anunciou que pedirá a prisão dela à Interpol.

A ex-procuradora da Venezuela, Luisa Ortega, chega ao Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

A ex-procuradora da Venezuela, Luisa Ortega, chega ao Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Questionada pelo repórter Murilo Salviano, da GloboNews, sobre a existência de alguma relação entre o esquema de corrupção da Odebrecht com o governo de Nicolás Maduro, ela respondeu que ‘sim’, mas não deu mais detalhes.

Ortega Díaz veio à capital federal para participar de um evento promovido pela Procuradoria Geral da República.

Além de ter sido destituída do cargo, Díaz também perdeu o direito de exercer qualquer cargo público, teve os seus bens congelados e foi impedida de sair da Venezuela.

Ela, porém, fugiu do país com o marido e, segundo o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, está sob proteção do vizinho sul-americano.

No Brasil, a ex-procuradora da Venezuela foi convidada para participar de um evento com representantes dos Ministérios Públicos dos países do Mercosul – do qual participam Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O evento está marcado para asa 9h desta quarta.

Mais cedo, nesta quarta, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que pedirá à Interpol a prisão da ex-procuradora.

Após ser destituída, a ex-procuradora atribuiu a “perseguição sistemática” do governo Maduro a ela e aos funcionários do Ministério Público à investigação do escândalo de pagamento de propina da construtora Odebrecht em vários países da região.

Seu marido, Germán Ferrer, um deputado dissidente do chavismo, teve a prisão pedida por suspeita de integrar uma rede supostamente envolvida na extorsão de suspeitos de corrupção.

“A Venezuela solicitará à Interpol um código vermelho para essas pessoas envolvidas em crimes graves”, disse Maduro em uma coletiva de imprensa, referindo-se também ao cônjuge da ex-procuradora.

Por G1, Brasília

Veja quais são os carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

Lista mostra os veículos com a melhor eficiência energética e com consumo de combustível mais baixo à venda no país.

Mais uma vez, o “pódio” da economia foi dominado por veículos híbridos, aqueles que aliam motores a combustão e elétricos (entenda como eles funcionam no vídeo do Guia Prático).

Fora os híbridos, o Peugeot 208, equipado com motor 1.2, é o melhor. O Volkswagen Up! aparece logo em seguida, quando é empurrado pelo 1.0 turbo.

Carros mais econômicos do país (Foto: )

Carros mais econômicos do país (Foto: )

O que é eficiência energética

O ranking foi feito com base no consumo energético, que é medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Este número é usado pelo governo federal para o Programa de Etiquetagem Veicular e para as metas de eficiência do Inovar-Auto.

Ele significa a quantidade de energia necessária para mover o carro por 1 km. Ou seja, quanto menor o valor o consumo energético, mais o carro é capaz de rodar com um litro de combustível.

Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação)

Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação)

O Inmetro ainda divide os carros em 14 categorias (muito discutíveis).

Mais econômicos por categoria (classificação do Inmetro):

Micro compacto

Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)

Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)

1º – Fiat Mobi Drive GSR

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cavalos
  • Câmbio: automatizado, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,8 km/l (etanol) / 14 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,1 km/l (e) / 15,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,43 (MJ/km)

2º Fiat Mobi Drive

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,3 km/l (e) / 16,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,45 (MJ/km)

3º Fiat Mobi Easy

  • Motor: 4 cilindros, 1.0 8V, 75 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l (e) / 15,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,52 (MJ/km)

Além do Mobi, a categoria dos microcompactos tem o Chery QQ, o Fita 500 e o Kia Picanto.

Sub compacto

Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação)

Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação)

1º Volkswagen Move Up! TSI (rodas de 14 polegadas)

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 105 cv (turbo)
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,5 km/l (e) / 16,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,40 (MJ/km)

2º Volkswagen High Up! TSI (rodas de 15 polegadas)

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 105 cv (turbo)
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 14,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,1 km/l (e) / 16,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,44 (MJ/km)

3º Volkswagen Take/Move Up! MPI

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 82 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,6 km/l (e) / 15,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,546 (MJ/km)

Compacto

Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

1º Peugeot 208

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.2 12V, 90 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,4 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,0 km/l (e) / 15,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,39 MJ/km

2º Citroen C3

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.2 12V, 90 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,2 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,8 km/l (e) / 15,6 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,42 MJ/km

3º Fiat Argo

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,9 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,7 km/l (e) / 15,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,45 MJ/km

Médio

Toyota Prius (Foto: Divulgação)

Toyota Prius (Foto: Divulgação)

1º Toyota Prius

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 16V + elétrico, 98 cv (híbrido)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 18,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 17,0 km/l
  • Consumo energético: 1,15 MJ/km

2º Lexus CT200h

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 16V + elétrico, 98 cv (híbrido)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 15,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,2 km/l
  • Consumo energético: 1,41 MJ/km

3º Ford Ka+ 1.0

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,3 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,7 km/l (e) / 15,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,51 MJ/km

Grande

Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1)

  • Motor: 4 cilindros, 1.5 16V, 172 cv (turbo)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 11,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,68 MJ/km

2º Audi A3 Sedan 1.4

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 16V, 150 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,8 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/l (e) / 14,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,72 MJ/km

3º Chevrolet Cruze Sport6

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 16V, 153 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,6 km/l (etanol) / 11,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,6 km/l (e) / 14,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,76 MJ/km

Extra grande

Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação)

Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação)

1º Ford Fusion Hybrid

  • Motor: 190 cv, vindos de um 4 cilindros, 2.0 16V, 143 cv + elétrico
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 16,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 15,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,31 MJ/km

2º Audi A4

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 190 cv (turbo)
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
  • Consumo urbano: 11,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

3º Audi A4 Avant

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 190 cv (turbo)
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
  • Consumo urbano: 10,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,5 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,87 MJ/km

Minivan

Chevrolet Spin 2018 (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spin 2018 (Foto: Divulgação)

1º Chevrolet Spin

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 8V, 111 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 8,1 km/l (etanol) / 11,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,4 km/l (e) / 13,7 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,73 MJ/km

2º Chevrolet Spin automática

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 8V, 111 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,5 km/l (etanol) / 10,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,2 km/l (e) / 13,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,85 MJ/km

3º Citroën Grand C4 Picasso

  • Motor: 4 cilindros, 1.6 16V, 165 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 9,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 12,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,03 MJ/km

Utilitário esportivo compacto

Fiat Uno Way (Foto: Divulgação)

Fiat Uno Way (Foto: Divulgação)

1º Fiat Uno Way

  • Motor: 4 cilindros, 1.3 8V, 109 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,3 km/l (etanol) / 13,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,0 km/l (e) / 15,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,52 MJ/km

2º Fiat Uno Way Dualogic

  • Motor: 4 cilindros, 1.3 8V, 109 cv
  • Câmbio: automatizado, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,5 km/l (e) / 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,54 MJ/km

3º Ford Ka Trail

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/l (e) / 14,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,57 MJ/km

Utilitário esportivo grande

Volvo XC90 (Foto: Divulgação)

Volvo XC90 (Foto: Divulgação)

1º Volvo XC90 T8

  • Motor: 407 cv, vindos de um 4 cilindros, 2.0 16V, 320 cv + elétrico, 87 cv (híbrido)
  • Câmbio: automático, 8 marchas
  • Consumo urbano: 15,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 15,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,36 MJ/km

2º Porsche Cayenne S E-Hybrid

  • Motor: 416 cv, vindos de um 6 cilindros, 3.0 24V, 333 cv + elétrico, 95 cv (híbrido)
  • Câmbio: automático, 8 marchas
  • Consumo urbano: 12,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 12,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

3º Subaru Forester

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 150 cv
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 10,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,89 MJ/km

Picape (gasolina ou flex)

Renault Duster Oroch (Foto: Eitan Abramovich / AFP Photo)

Renault Duster Oroch (Foto: Eitan Abramovich / AFP Photo)

1º Renault Oroch 1.6

  • Motor: 4 cilindros, 1.6 16V, 115 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 7,6 km/l (etanol) / 11,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,7 km/l (e) / 11,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,95 MJ/km

2º Renault Oroch 2.0

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 148 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,0 km/l (etanol) / 10,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,4 km/l (e) / 10,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,11 MJ/km

3º Renault Oroch 2.0 automática

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 148 cv
  • Câmbio: automático, 4 marchas
  • Consumo urbano: 5,9 km/l (etanol) / 8,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,6 km/l (e) / 10,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,34 MJ/km

Picape (diesel)

Mitsubishi L200 Sport (Foto: Divulgação)

Mitsubishi L200 Sport (Foto: Divulgação)

1º Mitsubishi L200 Triton Sport

  • Motor: 4 cilindros, 2.4 16V, 190 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,1 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 13,2 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,38 MJ/km

2º Fiat Toro Freedom

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 170 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,4 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 12,5 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,38 MJ/km

3º Ford Ranger XLS

  • Motor: 4 cilindros, 2.2 16V, 160 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,5 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 12,2 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,39 MJ/km

Esportivo

BMW i8 (Foto: Divulgação)

BMW i8 (Foto: Divulgação)

1º BMW i8

  • Motor: 362 cv, vindos de um 3 cilindros, 1.5 12V, 231 cv + elétrico, 131 cv (híbrido)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 11,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,6 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

2º Mini Cooper S

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 192 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 11,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

3º Mini Cooper John Cooper Works

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 231 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,87 MJ/km

Fora de estrada

Suzuki Jimny 4Sport (Foto: Divulgação)

Suzuki Jimny 4Sport (Foto: Divulgação)

1º Suzuki Jimny

  • Motor: 4 cilindros, 1.3 16V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,11 MJ/km

2º Mitsubishi Outlander diesel

  • Motor: 4 cilindros, 2.2 16V, 166 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,8 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 13,7 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,24 MJ/km

3º Mitsubishi Outlander V6

  • Motor: 6 cilindros, 3.0 24V, 240 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 8,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,46 MJ/km

Comercial

Renault Kangoo (Foto: Divulgação)

Renault Kangoo (Foto: Divulgação)

1º Renault Kangoo

  • Motor: 4 cilindros, 1.6 16V, 98 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 7,3 km/l (etanol) / 10,4 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,7 km/l (e) / 10,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,04 MJ/km

Carga derivado

Chevrolet Montana (Foto: Divulgação)

Chevrolet Montana (Foto: Divulgação)

1º Chevrolet Montana

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 8V, 99 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 7,9 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,2 km/l (e) / 13,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,76 MJ/km

G1 Auto Esporte.

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade e Região

Solo da região oferece condições favoráveis para o plantio. Tubérculo faz parte da lista dos alimentos funcionais.

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade (Foto: TV TEM)

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade (Foto: TV TEM)

Quem vê uma plantação de batata yacon pela primeira vez pode até pensar que alguma coisa deu errado no cultivo. O motivo são as folhas amareladas e os galhos secos. Mas, em tempo de colheita, é assim mesmo.

A yacon se desenvolve bem em áreas de terra úmida, mas o solo não pode ficar encharcado, o que diminui a produtividade. O agricultor Jorge Prestes planta yacon há mais de 10 anos no município de Piedade (SP). O preço fica entre R$ 20 e R$ 30 a caixa agrada.

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 2/7/2017)

A colheita começou em abril e vai até agosto. A previsão é colher 4 mil caixas na cidade, número que representa um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Donizete Oliveira, que também planta yacon em Piedade, diz que faz em média cinco plantios durante um ano. A cada dois meses tem uma nova colheita e um novo plantio.

Depois de colhida, a batata é levada para um tanque onde é limpa. A maior parte da produção é vendida na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) da Capital.

Parecida com a batata-doce, a yacon ganhou fama por ser um alimento funcional. Também é bastante procurada por pessoas com diabetes tipo 2, já que é conhecida por ajudar no controle da glicemia.

TV TEM 

MIT cria drone capaz de se mover na terra e no ar de forma autônoma

Aeronave planeja rota e determina de forma autônoma, melhor modo de locomoção

Um novo conceito de drone criado pelo MIT pretende expandir os limites atuais das aeronaves, permitindo que elas também possam se mover em solo, enquanto não estiverem voando. O projeto envolve um robô equipado com um motor e rodas, alternando entre a terra e o ar, de acordo com o modo que for melhor para atravessar obstáculos.

O sistema pode ser usado para fazer entregas com maior eficiência e ainda está em fase de testes, sem previsão de ser usado em modelos comerciais de drones.

 Além de hélices, drone possui motor e rodas para locomoção (Foto: Reprodução/MIT)

Além de hélices, drone possui motor e rodas para locomoção (Foto: Reprodução/MIT)

A pesquisa do MIT usou oito drones diferentes, cada um equipado com algoritmos de planejamento de rotas para evitar colisões e dois motores pequenos com rodas. A bateria é suficiente para aguentar voos de até 90 metros ou para percorrer 252 metros no solo.

O sistema foi capaz de atravessar obstáculos complexos, incluindo modelos de cidades que usavam tecidos e caixas de papelão para simular estradas e prédios. O modo de direção é mais lento, porém consome menos energia, enquanto o de voo permite maior mobilidade.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Cada aeronave planeja sua rota independente das outras, identificando automaticamente o caminho de acordo com a eficiência de energia. O sistema, no momento, é capaz de suportar até 80 drones simultâneos.

Apesar de não haver uma estimativa de quando este tipo de veículo seja comercialmente viável, a pesquisa pode ser usada para, no futuro, criar carros voadores híbridos.

Via MIT e Engadget

Melhores maneiras para salvar artigos e outros conteúdos para ler depois

Quem nunca se distraiu por um vídeo ou artigo durante o trabalho que atire a primeira pedra. Algumas vezes, certos conteúdos nos conquistam, mas você simplesmente não pode (ou não deve) dar atenção para ele no momento.

1. Pocket

O Pocket é um software antigo que se chamava Read-it-Later, um nome bastante autoexplicativo mas que não abrangia as possibilidades que ele oferece. Usando o Pocket, é possível armazenar artigos, vídeos, páginas e qualquer outro conteúdo de seu interesse. Uma seção de “recomendados” sugerindo novas opções também está presente.

Contando com um visual bastante clean e sem muitas complicações, é possível acessar os seus itens salvos mesmo se você estiver off-line. Os conteúdos são automaticamente categorizados pelo software como vídeo, artigo ou imagem. Também é possível criar novas tags e aumentar ainda mais a organização da página.

O Pocket pode ser acessado por um grande número de plataformas: por navegadores, por apps para os principais sistemas operacionais (Android, iOS e MacOS) e também por extensões para navegadores populares como Chrome e Firefox.

Ao acessar um conteúdo, o layout padrão remove as publicidades e excesso de informação na tela, mantendo somente o texto, o título, a origem da publicação, a data e as imagens.

Vários grandes aplicativos como Twitter e Flipboard são integrados ao Pocket, o que facilita sua utilização.

A maioria das funcionalidades é gratuita e sem propagandas para incomodar ou poluir a visualização. No entanto, uma versão paga (premium) é oferecida como alternativa. Nela, artigos e páginas salvos ficam armazenados no Pocket para que estejam sempre acessíveis, mesmo que a página saia do ar. Além disso, o sistema de busca é potencializado. O preço dessa versão é R$ 11,00 por mês e R$99,00 por ano.

2. Instapaper

O Instapaper também é bastante famoso e considerado o principal concorrente do Pocket. Apesar de bastante parecido, seu visual semelhante a um jornal traz ainda menos distrações na hora de se concentrar em um conteúdo.

Disponível para diversas plataformas (iPhone, iPad, Android, navegador,  extensões para browsers populares), a novidade aqui é o Kindle, ou seja, também é possível fazer o download do “guardador de conteúdo” no e-reader da Amazon.

O Instapaper parece trazer consigo uma similaridade dos primórdios do Instagram: conecta somente com apps externos de iPhones e iPads. Para os usuários do iOS, no entanto, é possível guardar conteúdos de milhares de aplicativos de maneira fácil e rápida.

A seção “browse” traz conteúdos que não foram salvos por você mas que provavelmente vão ser de seu interesse. Lá você encontra escolhas de editores do app e os conteúdos compartilhados por seus amigos.

Um diferencial muito bem-vindo é a possibilidade de destacar parte dos textos com uma marcação bem similar à de marca-textos.

A organização pode ser feita por meio de pastas pré-definidas ou criadas pelo usuário. Ainda é possível marcar os artigos favoritos com um “like”, representado por um coração, também similar ao do Instagram. Uma das seções do app permite visualização dos preferidos.

O Instapaper contava com uma versão gratuita e outra paga. Recentemente, a versão premium foi disponibilizada a todos os usuários.

3. Facebook Save

Bastante diferente dos aplicativos citados, o Facebook Save é uma função da própria rede social que permite que conteúdos sejam salvos para serem vistos num outro momento. Quando algum conteúdo lhe interessar, clique na setinha localizada no canto superior direito da publicação e escolha a opção “salvar link” ou “salvar vídeo”, dependo do tipo de conteúdo. Para encontrar os itens, vá até a seção “Salvos” localizada junto ao menu esquerdo na versão para desktops e dentro do menu representado pelos três tracinhos, no app mobile.

Ainda que outros apps também cumpram muito bem a função de “read-it-later”, o InstaPaper e o Pocket são mesmo os queridinhos do mercado. Existem até texto comparativo entre os dois. Já o Facebook é restrito para conteúdos salvos na própria rede social, mas merece destaque já que é interessante e a rede, muito popular.

Você utiliza algum desses aplicativos? Escreva seu preferido nos comentários!

Via…. tecmundo.com.br

OAB entrega à Câmara pedido de impeachment de Temer

Entidade representativa dos advogados argumenta que o presidente cometeu crime de responsabilidade, com base em delação premiada de executivos da J&F.

Representantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de Michel Temer (Foto: Bernardo Caram/G1)

Representantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de Michel Temer (Foto: Bernardo Caram/G1)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou na tarde desta quinta-feira (25) à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A entidade também pediu que Temer fique inabilitado de exercer cargo público por oito anos. A Presidência da República não quis comentar o assunto.

A entidade usa como base a delação premiada de executivos da J&F para argumentar que o presidente cometeu crime de responsabilidade e violou o decoro do cargo de presidente. Com base no que foi informado pelos empresários, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer.

O presidente já negou, em notas e em pronunciamentos à imprensa, ter cometido irregularidades, diz que não praticou crime e que não atuou para beneficiar a JBS junto ao governo.

Principais pontos do pedido da OAB

  • O documento diz que considera as gravações feitas por Joesley Batista, dono da JBS, mas não se pauta apenas por elas. Também leva em conta depoimentos que estão no inquérito e declarações de Temer.
  • Aponta crimes de responsabilidade em duas condutas do presidente da República.
  • A 1ª conduta trata do encontro de Temer com Joesley sem divulgação em agenda oficial. Isso fere o Código de Conduta Ética de Agentes Públicos.
  • Nessa reunião, o presidente pode ter cometido outra infração: a promessa de favorecimento da JBS na nomeação de um presidente de seu interesse no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
  • Outro trecho da conversa gravada indica que Temer agiu de modo incompatível com o cargo ao dizer que, quando Joesley quisesse falar com ele, poderia procurar Rodrigo Rocha Loures, o deputado que foi filmado recebendo R$ 500 mil da JBS.
  • A 2ª conduta trata da parte da reunião em que Joesley relata ao presidente ter “dado conta” de um juiz e um juiz substituto, além de tentar trocar o procurador que cuida das investigações relacionadas à JBS. Para a OAB, o presidente feriu a Constituição ao não reportar às autoridades o relato do empresário.
  • O documento pede julgamento para perda de mandato e inabilitação para exercer cargo público por oito anos.

Justificativas da Ordem

“O pedido da OAB leva em consideração as manifestações do presidente da República, que em dois momentos, em rede nacional de televisão, declara textualmente conhecimento com relação a todos os fatos. O presidente declara que escutou desse empresário, que ele nominou como fanfarrão e delinquente, todos aqueles crimes e nada fez com relação ao que escutou”, disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia, ao chegar à Câmara.

Antes de protocolar o pedido, Lamachia acrescentou que a entidade também pediu o impeachment de Dilma Rousseff, “o que demonstra que a OAB é uma instituição absolutamente independente e apartidária.”

“Há menos de um ano, lamentavelmente, fomos nós da OAB, fui compelido a apresentar o pedido de impeachment da então presidente da República Dilma Rousseff. A OAB cumpre o seu papel, apresenta dois impeachments de dois presidentes da República, processos de impeachment diametralmente opostos no que diz respeito à questão das ideologias partidárias, o que demonstra que a OAB é uma instituição absolutamente independente e apartidária”, declarou.

O pedido da OAB foi protocolado na Câmara pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia, por conselheiros federais e presidentes das seccionais da entidade representativa dos advogados.

No último fim de semana, representantes da OAB de 24 estados e do Distrito Federal votaram a favor da apresentação de um pedido de impedimento do peemedebista. Só a seccional da entidade no Amapá se posicionou contra.

OAB entrega pedido de impeachment de Temer (Foto: Eugenio Novaes/OAB)

OAB entrega pedido de impeachment de Temer (Foto: Eugenio Novaes/OAB)

Outros pedidos de impeachment

Além do pedido da Ordem, já há outras 16 solicitações de destituição de Temer protocoladas no Congresso Nacional.

Desses pedidos, 13 foram apresentados desde a semana passada, após se tornar público o conteúdo da delação premiada dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista.

As delações atingem, principalmente, o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado do mandato parlamentar por determinação do STF.

O presidente Michel Temer (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O presidente Michel Temer (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Gravação

Como parte do acordo de delação, o empresário Joesley Batista entregou ao Ministério Público Federal gravação de uma conversa com Temer na qual relatou crimes que teria cometido para obstruir a Justiça.

O empresário usou um gravador escondido durante uma reunião com o presidente na noite de 7 de março, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, onde Temer mora.

O áudio também dá a entender, segundo os investigadores da Lava Jato, que Joesley teria recebido aval do presidente para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha. A defesa de Temer afirma que o áudio foi editado a pediu a suspensão do inquérito.

Na avaliação da OAB, independentemente de uma eventual edição da gravação entre Temer e o empresário, a conversa no Palácio do Jaburu indica que o presidente da República cometeu crime de responsabilidade.

A OAB identificou crime de responsabilidade em dois trechos da conversa entre Temer e Joesley. No primeiro, o empresário diz que tinha a favor dele dois juízes e um procurador. A entidade dos advogados afirma que o presidente deveria ter informado às autoridades imediatamente. Na conversa, Temer responde “ótimo, ótimo”.

Em outro trecho, o delator da Lava Jato pede ajuda a Temer para resolver assuntos pendentes no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para a OAB, um favor pessoal é incompatível com o cargo de presidente.

G1

Emprega São Paulo oferece 539 oportunidades em Sorocaba e região

Entre as vagas disponíveis estão para operador de colheitadeira e oficial de serviços gerais. Inscrições devem ser feitas pela internet.

Emprega São Paulo oferece 539 oportunidades em Sorocaba e região (Foto: Jana Pessôa)

Emprega São Paulo oferece 539 oportunidades em Sorocaba e região (Foto: Jana Pessôa)

O programa Emprega São Paulo oferece nesta semana 539 vagas de trabalho divididas entre as áreas de serviços, comércio, indústria, entre outras, em Sorocaba (SP) e região.

Entre as oportunidades estão 10 vagas para operador de colheitadeira em Boituva (SP), 15 para oficial de serviços gerais e 27 para auxiliar de estoque em Sorocaba.

As vagas estão divididas entre os municípios de Alumínio (SP), Boituva (SP), Capão Bonito (SP), Guareí (SP), Ibiuna (SP), Iperó (SP), Itapetininga (SP), Itapeva (SP), Itu (SP), Mairinque (SP), Piedade (SP), Pilar do Sul (SP), Salto (SP), Salto de Pirapora (SP), São Miguel Arcanjo (SP), São Roque (SP), Sorocaba (SP) e Tatuí (SP).

Os itens escolaridade e experiência para o preenchimento das vagas variam de acordo com a área de atuação e com a empresa.

Para ter acesso às vagas, os interessados podem se inscrever pelo site do Emprega São Paulo. É preciso criar login, senha e informar alguns dados.

Outra opção é ir a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e apresentar RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.

G1

Sete sites e apps que ajudam a viajar barato pelo mundo

Conheça algumas alternativas online que barateiam hospedagem, alimentação e passagens de avião.

iajar é a grande paixão de muitas pessoas, mas o custo das viagens pode transformar o passeio em um sonho distante. Entretanto, existe uma série de aplicativos e serviços online preparados justamente para ajudar os viajantes a diminuírem seus gastos com passagens, hospedagem e até alimentação. Confira, a seguir, uma lista com sete opções de sites e apps que vão ajudar a viajar mais barato pelo Brasil e pelo mundo.

Lista traz dicas e serviços de como viajar sem gastar muito dinheiro (Foto: Reprodução/Pond5)

Lista traz dicas e serviços de como viajar sem gastar muito dinheiro (Foto: Reprodução/Pond5)

1. Quanto Custa Viajar

Para economizar, organização é tudo. O site Quanto Custa Viajar faz um orçamento simplificado de viagens para cidades no Brasil e ao redor do mundo, contando despesas como hospedagem, alimentação e atrações (lazer). Você pode optar por ser um viajante de baixo custo, econômico ou confortável. Segundo sua escolha, o site te oferece uma média do quanto você deve gastar, já mostrando opções de lugares para se hospedar e comer, de acordo com suas preferências.

Quanto custa viajar faz orçamentos simplificados de viagens segundo o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Quanto custa viajar faz orçamentos simplificados de viagens segundo o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

O truque está justamente na escolha do perfil. Se o objetivo é economizar, opte por “baixo custo” e o site vai mostrar as melhores alternativas no orçamento.

2. Worldpackers

O Worldpackers é uma plataforma para incentivar o “work exchenge”. Ou seja, a ideia de viajar trocando a sua estadia por alguma habilidade ou serviço. Por lá, há diversas opções de trabalhos e países — são mais de 100 nações cadastradas. Os trabalhos vão de cozinheiro a professor de línguas, ou fazendeiro, fotografo, recepcionista e muito mais. As instituições que oferecem oportunidades vão desde albergues até ONGs. Como troca, o viajante também tem uma série de opções de benefícios: estadia e refeições grátis, aulas de ioga, surfe, idiomas, festas gratuitas e podem até oferecer alguma remuneração financeira.

Worldpackers - foto da interface (Foto: Reproudução/Luana Marfim)

Worldpackers – foto da interface (Foto: Reproudução/Luana Marfim)

3. Busca da melhor passagem

Os principais buscadores de passagens aéreas, como Google Voos, Decolar.com e Kayak, contam com uma função muito útil para economizar na hora de comprar o tíquetes — que muitas vezes são o maior custo de toda a viagem. É a função de procurar com datas flexíveis, tanto da ida quanto da volta. É claro que essa função vai depender da disponibilidade da sua agenda. Mas, tendo tempo, usá-la pode ser uma saída muito útil para economizar.

Kayak é um buscador de passagens aéreas que oferece o recurso de alerta de preço (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Kayak é um buscador de passagens aéreas que oferece o recurso de alerta de preço (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

4. Alerta de preço de passagem

Outra função interessante é a de alerta de preço. Os principais buscadores também a oferecem. Ativando o alerta de preço de passagem, o usuário é regularmente avisado por e-mail a respeito de quedas no valor dos voos para um determinado destino. Assim, se houver uma grande promoção, a chance de você conseguir aproveitar é maior.

Google Voos permite cadastrar passagens flexíveis (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Google Voos permite cadastrar passagens flexíveis (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

5. Viajar vendendo/comprando milhas

Outra saída para economizar na hora de comprar passagem é usar as milhas. Há diversas formas de ganhar milhas, mas um jeito diferente e bastante útil de otimizar essa prática é usar compradores de milhas online, como o Max Milhas. Dependendo da praça de origem e do momento da compra, a economia oferecida pode chegar até 80%.

Max Milhas é uma plataforma de compra e venda de milhas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Max Milhas é uma plataforma de compra e venda de milhas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

6. Airbnb

Hotéis, pousadas e albergues são as opções mais conhecidas para hospedagem em viagens, mas podem não ser as mais baratas. Alugar casas ou quartos costuma sair mais em conta e o Airbnb é uma plataforma ótima para isso. O site conta com milhares de hospedagens cadastradas em todo mundo e liga o viajante ao anfitrião de forma rápida e eficiente. Podem ser cobradas taxas extras ao visitante.

Airbnb é uma plataforma de aluguel de casas e quartos (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Airbnb é uma plataforma de aluguel de casas e quartos (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

7. Couchsurfing

Couchsufing é uma plataforma que, de certa forma, lembra um pouco o Airbnb, já que tem como proposta também se hospedar na casa de alguém. Mas esse serviço aqui é gratuito. A ideia é pegar o “sofá de alguém emprestado” por alguns dias. A proposta é mais amigável e “camarada”, a plataforma funciona como uma rede social que liga viajantes. Você ganha a oportunidade de se alojar na casa de alguém se também oferecer a sua para hospedagem. Não há nenhuma outra troca monetária.

Couchsurfing é uma rede social de viajantes para encontrar hospedagens e oferecer sua casa como hospedaria de forma gratuita (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Couchsurfing é uma rede social de viajantes para encontrar hospedagens e oferecer sua casa como hospedaria de forma gratuita (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

INVENTOR CRIA PNEUS QUE SE MOVEM PARA TODOS OS LADOS

Inovação foi desenvolvida por motorista de caminhão

Inventor está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado. (Foto: Reprodução Youtube)Inventor está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado.

(Foto: Reprodução Youtube)

m motorista de caminhão do Canadá, que faz as vezes de inventor, criou pneus que permitem que seu carro consiga se movimentar para todas as direções.

 

 

Em um vídeo publicado no YouTube, William Liddiard mostra como seu Toyota Platz – um modelo antigo da montadora japonesa – consegue se mover para todas as direções e, inclusive, rodar 360 graus. Veja abaixo.

 Batizada de Liddiard Wheels (pneus de Liddiard), a inovação foi desenvolvida ao longo de três anos. Embora este não seja o primeiro modelo de rodas onidirecionais, como são chamadas, este é capaz de se adaptar a todos os veículos.

Segundo a descrição do vídeo, os pneus foram desenvolvidos para serem usados “em todas as condições de tempo e da estrada”. Ele agora está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado.

http://revistapegn.globo.com

Bandidos explodem caixas eletrônicos de agências e posto de combustíveis em Pilar do Sul

Suspeitos atiraram contra uma viatura da PM e conseguiram fugir. Bancos estão isolados para o trabalho da perícia.

Área de autoatendimento de uma das agências atacadas ficou destruída com as explosões em Pilar do Sul  (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Área de autoatendimento de uma das agências atacadas ficou destruída com as explosões em Pilar do Sul (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Criminosos explodiram caixas eletrônicos das três únicas agências bancárias e de um posto de combustíveis de Pilar do Sul (SP), na madrugada neste domingo (23). Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu por volta das 3h30 e bandidos deram tiros de fuzil em uma viatura durante a fuga. Ninguém se feriu.

As agências atacadas ficam na região central da cidade e estão isoladas pela PM até a chegada da perícia. Cédulas de dinheiro chegaram a ficar espalhadas dentro dos bancos após a fuga dos criminosos. Ainda não há informações se o grupo conseguiu levar dinheiro.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) deve fazer uma varredura nos locais antes do trabalho da perícia para verificar se explosivos foram deixados no interior das agências, e sinalizar se há risco de explosões.

Fachada de loja foi danificada pelos explosivos usados nas agências (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Fachada de loja foi danificada pelos explosivos usados nas agências (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

A PM vai levantar imagens de câmeras de segurança para identificar quantos suspeitos participaram do crime e o número de carros usados na ação. Equipes de cidades da região foram acionadas para ajudarem nas buscas, mas até o momento nenhum bandido foi preso.

Os bancos alvos dos criminosos ficam nas ruas Santo Antônio, 5 de Novembro e Coronel Moraes Cunha. Uma loja localizada perto de uma das agências teve a fachada destruída por estilhaços da explosão.

Viaturas de Votorantim, Salto de Pirapora, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Piedade e Araçoiaba da Serra deram apoio à corporação de Pilar do Sul.

Polícia preserva os bancos até o trabalho do Gate e perícia na região central de Pilar do Sul  (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Polícia preserva os bancos até o trabalho do Gate e perícia na região central de Pilar do Sul (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Bandidos armados também agiram em um posto de combustíveis (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)Bandidos armados também agiram em um posto de combustíveis (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Bandidos armados também agiram em um posto de combustíveis (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

G1

Jerry Adriani será enterrado nesta segunda-feira no Rio

Cerimônia acontecerá no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Cantor, que se tratava de câncer, morreu aos 70 anos neste domingo.

Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)

Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)

O cantor Jerry Adriani, que morreu neste domingo, no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, será enterrado nesta segunda-feira. O velório acontece de manhã no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio. O enterro acontece à tarde.

Ídolo da Jovem Guarda, o artista morreu às 15h30 deste domingo (23), aos 70 anos. Ele enfrentava um câncer.

A família confirmou a morte do artista ao G1 por telefone. Recentemente, Jerry Adriani também havia sofrido uma trombose em uma das pernas. Ao se internar, foi diagnosticado o câncer.

Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi “Italianíssimo”, quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira.

Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco “Um grande amor”. Também na década de 1960, Jerry virou apresentador do programa “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior. O programa coapresentado por Luiz Aguiar era um musical com apresentações de artistas como Os Vips, Os Incríveis e Cidinha Santos.

Outro programa musical que ele comandou foi “A grande parada”, no ar pela TV Tupi em 1967 e 1968. Ele era um dos apresentadores ao lado de Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pêra.

Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa gatinha a minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A grande parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).

Incentivo a carreira de Raul

Jerry Adriani também aproveitou de sua fama para dar apoio a novos artistas. Ele, por exemplo, foi um dos primeiros a incentivar um então pouco conhecido Raul Seixas.

Raulzito e os Panteras atuaram como banda de apoio de Jerry por três anos. O cantor gravou músicas de Raul (”Tudo que é bom dura pouco”, “Tarde demais” e “Doce doce amor”) e foi produzido pelo maluco beleza entre 1969 e 1971.

Depois da TV e do cinema, Jerry tentou a sorte no teatro. Em 1975, participou do musical “Brazilian Follies”, tendo ficado um ano e meio em cartaz.

Após essa experiência, ele seguiu fazendo shows e gravando discos. Em 1985, lançou “Tempos Felizes”, com regravações dos tempos de Jovem Guarda.

No inicio da década de 1990, Jerry se dedicou a um disco sobre as origens do rock, com o nome “Elvis Vive”. Em 1994, participou da novela “74.5 uma onda no ar”, exibida pela TV Manchete. Um ano depois, fez shows para comemorar os 30 anos da Jovem Gurda e participou como convidado especial de uma coletânea do estilo.

Em 1996, voltou à música italiana, com o disco CD “IO”. Em 1997, teve duas músicas em trilhas de novelas da Globo. “Engenho” fez parte da trilha de “A indomada”, e “Con te partiró”, dueto com a italiana Mafalda Minnozzi, foi parar na trilha de “Zazá”.Em 28/11/2002, no 'Jovens Tardes', Jerry Adriani e a banda LS Jack (Foto: TV Globo/Gianne Carvalho)

Em 28/11/2002, no ‘Jovens Tardes’, Jerry Adriani e a banda LS Jack (Foto: TV Globo/Gianne Carvalho)

Versões de Legião Urbana

Também na década de 1990, saiu o disco “Forza Sempre” (1999). O trabalho tinha apenas músicas da Legião Urbana regravadas em italiano.

Foi um dos maiores sucessos da carreira de Jerry Adriani desde os tempos da Jovem Guarda. De acordo com o site oficial do cantor, bateu a marca de 200 mil cópias. De quebra, “Santa Luccia Luntana” foi bastante tocada na novela “Terra Nostra”.

O primeiro DVD da carreira foi gravado em 2007, no Canecão, no Rio. “Jerry Adriani Acústico Ao Vivo” trouxe sucessos e inéditas em formato acústico. Em 2011, lançou o CD “Pop, Jerry & Rock”, incluindo homenagem para Raul Seixas e Tim Maia na música “2012”. A ideia de cantar outros ícones da músicas brasileira e do rock rendeu ainda o show “Jerry toca Raul & Elvis”.

Em 2014, Jerry Adriani completou 50 anos de carreira. Ele seguia em turnê pelo Brasil.

G1

Após acordo com Justiça dos EUA, Odebrecht pagará multa de US$ 2,6 bilhões em caso de corrupção

Construtora declarou-se culpada de acusações de suborno no país em dezembro. Dinheiro será dividido entre EUA, Brasil e Suíça. Empresa não comenta.

A Justiça dos Estados Unidos e a Odebrecht fecharam um acordo para que a empresa pague US$ 2,6 bilhões em multas para autoridades brasileiras, norte-americanas e suíças.

Em audiência na corte federal do Brooklyn, em Nova York, o juiz distrital Raymond Dearie determinou que cerca de US$ 93 milhões (R$ 288,7 milhões) serão destinados aos EUA, US$ 2,39 bilhões (R$ 7,42 bilhões) ao Brasil e US$ 116 milhões (R$ 360,1 milhões) à Suíça.

O jornal espanhol “El País” afirma que essa é a multa mais alta da história dos Estados Unidos para um caso estrangeiro de suborno.

William Burck, advogado da Odebrecht nos Estados Unidos, não comentou a decisão logo após a audiência. Procurado pelo G1, a empresa também disse que não comentaria.

A Odebrecht, juntamente com a petroquímica afiliada Braskem SA, declarou-se culpada de acusações de suborno nos Estados Unidos em dezembro. As autoridades americanas acusaram a Odebrecht de pagar cerca de US$ 788 milhões em subornos para obter contratos lucrativos a funcionários de 12 países, principalmente na América Latina.

Quando o acordo foi negociado, as partes concordaram que a multa deveria de US$ 4,5 bilhões, mas a Odebrecht alegou que teria capacidade de pagar até US$ 2,6 bilhões, valor que acabou homologado pelo juiz após a realização de um estudo.

A determinação judicial acontece no momento em que a Odebrecht tenta negociar acordos com outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Venezuela, Panamá e Portugal.

Pela regra da leniência, que é a negociação que beneficia a pessoa jurídica, o acordo com cada país deve ser assinado separadamente para que tenha efeito jurídico.

Os acordos com os Estados Unidos foram assinados porque parte do dinheiro da propina paga pela Odebrecht foi destinada a bancos norte-americanos e a projetos da empreiteira no país. Há, ainda, a suspeita do governo americano de que cidadãos ou empresas daquele país tenham cometido crimes em acordos com a Odebrecht.

No caso da Suíça, grande parte das propinas pagas no esquema de corrupção foram transferidas e movimentadas em bancos no país europeu.

As acusações contra a Odebrecht são resultados de uma investigação de quase três anos no Brasil sobre corrupção na estatal Petrobras, que levou a dúzias de detenções e agitação política brasileira.

Acordos de leniência

Em dezembro, o Ministério Público brasileiro informou que as empresas brasileiras Odebrecht e Braskem assinaram acordos de leniência com a Suíça e com os Estados Unidos para suspender ações judiciais contra as duas empresas nos dois países.

Esses acordos, ainda segundo o MP, permitem a preservação das empresas e a continuidade de suas atividades, inclusive para gerar valores necessários à reparação dos ilícitos.

G1

Cármen Lúcia e Fachin decidem reforçar equipe no STF para acelerar Lava Jato

Objetivo é priorizar as dezenas de inquéritos e ações penais ligadas ao escândalo. Novas investigações com base na delação da Odebrecht triplicaram número de inquéritos da operação no STF.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e o relator da Operação Lava Jato na Corte, Edson Fachin, acertaram nesta segunda-feira (17) criar um “grupo de assessoria especializada” para reforçar a equipe de funcionários que analisa as investigações do caso.

O objetivo é dar prioridade e celeridade às dezenas de inquéritos e ações penais ligadas ao escândalo da Petrobras e agora avolumadas com as novas investigações abertas a partir da delação da Odebrecht.

Ainda não estão definidos quantos e quais novos servidores serão alocados no gabinete de Fachin, que hoje conta com apenas três juízes auxiliares para cuidar de todo o estoque de processos do gabinete.

O volume de processos na Lava Jato, concentrada no gabinete de Fachin, triplicou com a delação da Odebrecht. Antes, eram cinco ações penais e 37 inquéritos em andamento na Corte.

Com as 76 novas investigações abertas com base nos depoimentos de ex-executivos do grupo, o STF passou a ter 113 inquéritos e mais cinco ações penais ligadas ao caso. No total, 195 pessoas são alvo dos processos.

Cármen Lúcia e Edson Fachin se reuniram por cerca de duas horas no final da manhã desta segunda na sala-cofre do STF onde estavam guardados, em sigilo, os inquéritos, provas e vídeos ligados à delação da Odebrecht.

Todo o material foi enviado, também nesta segunda, de volta à Procuradoria Geral da República (PGR), a quem cabe tocar as investigações junto com a Polícia Federal.

Ao abrir os inquéritos, Fachin também autorizou os investigadores a realizarem centenas de diligências, que incluem coleta de novos depoimentos, dados de acesso a edifícios e outras providências para coleta de prova.

O ministro também intimou a defesa de dois deputados – Beto Mansur (PRB-SP) e João Paulo Papa (PSDB-SP) – da abertura de inquéritos sobre eles. Como eles tramitam sob sigilo, as informações contidas nos pedidos de investigação ainda não vieram a público.

 G1

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda

Campanha vai até 26 de maio. Professores da rede pública e privada entraram para o público alvo.

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17) (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17) (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha vai até 26 de maio, e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13.

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

  • Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas

Três subtipos

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

G1

Pastor é suspeito de torturar e abusar sexualmente da enteada de 3 anos em Várzea Paulista

Homem que estava desaparecido há cerca de 9 meses foi apresentado na delegacia da cidade nesta segunda-feira (17). Mãe da vítima também ficou detida.

A polícia prendeu um pastor suspeito de agredir e abusar sexualmente da enteada de 3 anos. De acordo com a Polícia Civil, o homem apresentado nesta segunda-feira (17) na delegacia de Várzea Paulista responderá pelos crimes que aconteceram há cerca de nove meses, na cidade.

Ivanildo Gomes Coutinho, de 36 anos, foi preso com um mandado expedido pela juíza da cidade no interior de São Paulo. Durante o tempo que esteve foragido, o rapaz, que já tem passagens por quatro roubos e uma receptação, levava uma vida como pastor. Mesmo com o suposto disfarce, os investigadores chegaram até o suspeito, que foi localizado em Montes Claros (MG), norte de Minas Gerais. Ninguém da defesa do suspeito foi encontrado para falar sobre a investigação.

“Constatamos que o rapaz estava evadido e através dessas atividades de inteligência policial é que nós descobrimos que ele tinha desenvolvido uma outra faceta de bandido e passou a ser pastor em Minas Gerais”, explica o delegado Marcel Fehr.

Além dele, a mãe da criança também foi detida pelos mesmos crimes onde mora em Várzea Paulista. Ainda segundo os investigadores, ela manteve um relacionamento com Ivanildo por um ano. Foi durante esse tempo que a menina de 3 anos apareceu com hematomas pelo corpo e mudou o comportamento.

Conforme os policiais, as suspeitas foram confirmadas quando a criança teve que passar por sessões com psicólogo. Durante as consultas, os laudos comprovaram os abusos, assim como os desenhos feitos por ela. O material foi usado como prova e faz parte do inquérito.

Segundo o delegado o homem prendia o dedo da menina na porta e também dava refrigerante com pimenta.

“Algumas oportunidades ele prendeu o dedo da menina intencionalmente na porta do carro, fez ela beber refrigerante com pimenta. Tudo isso para impingir o clima de terror e pânico nela para que ela não contasse nada para a mãe e continuasse sendo subserviente a ele nos abusos sexuais que ocorriam permanentemente.”

Os dois foram condenados e podem pegar até 20 anos de prisão pelos crimes de maus-tratos e abuso sexual. A criança está com os avós maternos e continua recebendo ajuda psicológica.

G1 – Sorocaba

Delação da Odebrecht: Padilha é suspeito de cobrar propina para financiar campanhas eleitorais

O ministro da Casa Civil é citado em dois inquéritos autorizados pelo STF. Defesa de Padilha disse que só falará nos autos.

 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, é suspeito de cobrar propinas em nome do PMDB e do presidente Michel Temer para financiar campanhas eleitorais, segundo inquérito autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Padilha teria recebido, em duas ocasiões, ao menos R$ 8 milhões.

A defesa do ministro, representada pelo criminalista Daniel Gerber, afirma que todo e qualquer conteúdo de investigações será debatido exclusivamente dentro dos autos.

Fachin autorizou as investigações a partir do pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A PGR fez o pedido com base nas delações dos ex-executivos da Odebrecht.

Na primeira investigação, com base na delação feita por Paulo Cesana, ex-presidente da Odebrecht Transport, Padilha teria recebido um pagamento de R$ 4 milhões de Paulo Henrique Quaresma, após pedido feito à Odebrecht por Moreira Franco, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência – então ministro da Aviação Civil. A Odebrecht queria garantir clausulas para uma rodada de concessão de aeroportos.

O ministro da Casa Civil também teria participado de um jantar com Marcelo Odebrecht e Temer no Palácio do Jaburu, no qual teria solicitado o repasse de R$ 10 milhões para a campanha eleitoral. O valor seria dividido em R$ 6 milhões para Paulo Skaf e R$ 4 milhões para Padilha.

Em um segundo inquérito, os delatores Benedicto Barbosa da Silva Júnior, ex-diretor de infraestrutura da empreiteira, e Valter Luis Arruda Lana, ex-diretor da empresa no Sul, afirmaram que Padilha se envolveu na cobrança de vantagens indevidas na execução de um contrato para a construção de uma linha de trem entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

O contrato valia R$ 323.977.829,28. Segundo a investigação, Padilha pediu o pagamento de 1% do valor para interferir na licitação. Isso ocorreu entre o fim de 2008 e o início de 2009. O pagamento foi realizado, segundo o Ministério Público, por meio do Setor de operações Estruturadas da Odebrecht.

Fachin autoriza inquéritos para investigar 9 ministros, 29 senadores, 42 deputados e 3 governadores, diz jornal

‘O Estado de S. Paulo’ afirmou que teve acesso a despachos do ministro assinados eletronicamente no dia 4. Depois da divulgação, STF informou que são 76 inquéritos. Saiba o que disseram os citados.

 O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Procuradoria Geral da República (PGR) a investigar 9 ministros, 29 senadores e 42 deputados federais que fazem parte da chamada “lista do Janot”, afirmou nesta terça-feira (11) reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Entre os alvos dos novos inquéritos, segundo o site da publicação, estão os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

O teor das decisões de Fachin não foi divulgado oficialmente. O texto da reportagem informa que o jornal teve acesso a despachos do ministro, assinados eletronicamente no último dia 4.

Depois da divulgação das informações, o STF informou oficialmente que Fachin determinou a abertura de 76 inquéritos para investigar políticos e autoridades com base nas delações de ex-executivos da Odebrecht. Dessas investigações, duas estão mantidas em sigilo pelo ministro, que é relator da Operação Lava Jato no Corte.

Segundo o gabinete de Fachin, foram arquivados sete casos envolvendo autoridades, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por falta de indícios da ocorrência de crimes.

Segundo informou o Supremo, a PGR ainda pediu ao ministro que enviasse de volta aos investigadores três pedidos de investigação, para nova análise dos relatos. O próprio Fachin remeteu outros oito pedidos à PGR, para nova manifestação do órgão, responsável pela condução das investigações.

O ministro também decidiu enviar para instâncias inferiores da Justiça 201 pedidos de investigação de pessoas citadas sem o chamado “foro privilegiado” (prerrogativa de responder a processo somente no STF). Ainda existem outros 25 pedidos mantidos sob sigilo, por risco de atrapalhar as investigações.

 Fachin determina abertura de inquérito contra nove ministros de Temer, diz jornal

Ministros de Temer

Dos 28 ministros do governo Michel Temer, nove serão investigados no Supremo Tribunal Federal por ordem de Edson Fachin, afirma o jornal.

Janot pediu ao STF para investigar os ministros Eliseu Padilha (PMDB), da Casa Civil; Moreira Franco (PMDB), da Secretaria-Geral da Presidência; Gilberto Kassab (PSD), da Ciência e Tecnologia; Helder Barbalho (PMDB), da Integração Nacional; Aloysio Nunes (PSDB), das Relações Exteriores; Blairo Maggi (PP), da Agricultura; Bruno Araújo (PSDB), das Cidades; Roberto Freire (PPS), da Cultura; e Marcos Pereira (PRB), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

De acordo com o “Estadão”, Padilha e Kassab serão alvo de dois inquéritos abertos na Corte para apurar as denúncias dos delatores da Odebrecht.

A reportagem ressalta que Michel Temer é citado nos pedidos de abertura de dois inquéritos, mas, em razão da “imunidade temporária” que ele possui como presidente da República, a PGR não o incluiu na “lista do Janot”.

No período em que estiver no comando do Palácio do Planalto, Temer não poderá ser investigado por crimes que não tenham relação com o exercício do mandato.

Senadores

A reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” informa que os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Romero Jucá (PMDB-RR) são os alvos da “lista do Janot” com maior número de inquéritos abertos: 5 cada. Aécio é presidente nacional do PSDB. Jucá, além de presidir o PMDB, é o líder do governo Michel Temer no Senado.

Na sequência, vem o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é alvo de quatro inquéritos .

Delações da Odebrecht

Os pedidos de investigação apresentados em 14 de março ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se basearam nos depoimentos de 40 dos 78 delatores da Odebrecht, segundo informou o jornal.

De acordo com o site da publicação, Fachin autorizou a retirada do sigilo das investigações que ele mandou abrir a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A chamada “lista do Janot”, segundo “O Estado de S. Paulo”, contém 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 pedidos de remessa de trechos das delações que citam pessoas sem foro no STF para outras instâncias da Justiça, 7 pedidos de arquivamento e 19 outras providências.

De acordo com o jornal, o relator da Lava Jato também autorizou a investigação, no próprio STF, de um ministro do Tribunal de Contas da União, de três governadores e de 24 outros políticos e autoridades que, embora não tenham foro no tribunal, estão relacionados aos fatos narrados pelos colaboradores.

A lista

A lista dos investigados, segundo o jornal, é a seguinte (veja o que cada um falou dentre aqules com os quais o G1 conseguiu contato):

MINISTROS (9)

PMDB (3)

  • Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB) – “Tenho pouco elemento para poder me manifestar sobre isso. Mas eu acho que está dentro do quadro da normalidade. […] Eu não falo sobre isso. Não falo sobre esse assunto. Sobre esse assunto só falo nos autos do processo. Processo a gente fala nos autos do processo.”
  • Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (PMDB) – A assessoria do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, informou que ele não vai comentar o assunto.
  • Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB)

PSDB (2)

  • Ministro das Cidades Bruno Cavalcanti de Araújo (PSDB)
  • Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB)

PPS (1)

  • Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS)

PRB (1)

  • Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Antônio Pereira (PRB)

PP (1)

  • Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Borges Maggi (PP) – “Lamento que meu nome tenha sido incluído numa lista de pessoas citadas em delações da Construtora Odebrecht, sem que eu tivesse qualquer possibilidade de acesso ao conteúdo para me defender. Me causa grande constrangimento ter minha honra e dignidade maculadas, numa situação na qual não sei sequer do que sou acusado. Mesmo assim, gostaria de esclarecer que: 1. Não recebi doações da Odebrecht para minhas campanhas eleitorais; 2. Não tenho ou tive qualquer relação com a empresa ou os seus dirigentes. 3. Tenho minha consciência tranquila de que nada fiz de errado.”

PSD (1)

  • Ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab (PSD)

SENADORES (29)

PMDB (9)

  • Romero Jucá Filho (PMDB-RR) – “Sempre estive e sempre estarei à disposição da Justiça para prestar qualquer informação. Nas minhas campanhas eleitorais sempre atuei dentro da legislação e tive todas as minhas contas aprovadas.”
  • Renan Calheiros (PMDB-AL) – Em nota, Renan Calheiros afirmou que “a abertura dos inquéritos permitirá que eu conheça o teor das supostas acusações para, enfim, exercer meu direito de defesa sem que seja apenas baseado em vazamentos seletivos de delações. Um homem público sabe que pode ser investigado. Mas isso não significa condenação prévia ou atestado de que alguma irregularidade foi cometida. Acredito que esses inquéritos serão arquivados por falta de provas, como aconteceu com o primeiro”.
  • Edison Lobão (PMDB-MA)
  • Kátia Regina de Abreu (PMDB-TO)
  • Eunício Oliveira (PMDB-CE) – Em entrevista, Eunício Oliveira declarou: “Não tenho nenhuma informação sobre os nomes e nem sobre os inquéritos. Os homens públicos têm que estar sempre atentos e sem medo de fazer os enfrentamentos que a vida a pública nos oferece. Vamos tocar a pauta do Senado naturalmente. Vamos tocar a pauta com naturalidade.”
  • Eduardo Braga (PMDB-AM)
  • Valdir Raupp (PMDB-RO) – “Afirma que recebeu com tranquilidade a sua citação na lista do ministro Fachin publicada no dia de hoje, baseada em declarações de delatores que no desespero falam e ninguém pode impedir. Este será o momento que o senador terá para provar que as doações legais destinadas ao Partido foram declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral.”
  • Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
  • Marta Suplicy (PMDB-SP)

PSDB (7)

  • Aécio Neves (PSDB-MG) – Em nota, a assessoria do senador Aécio Neves informou que ele “considera importante o fim do sigilo sobre o conteúdo das delações, iniciativa solicitada por ele ao ministro Edson Fachin na semana passada, e considera que assim será possível desmascarar as mentiras e demonstrar a absoluta correção de sua conduta”.
  • Antônio Anastasia (PSDB-MG) – A assessoria do senador Antonio Anastasia informou que o parlamentar, em toda a sua trajetória “nunca tratou de qualquer assunto ilícito com ninguém”.
  • Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) – Nas redes sociais, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) postou a seguinte mensagem. “Eu recebi, sim, uma doação da Braskem, que é do grupo Odebrecht, na campanha de 2014. Essa doação foi devidamente declarada na minha prestação de contas. Acontece que agora o Ministério Público Federal está pedindo ao Supremo investigação, até mesmo, nessas doações legais porque começa a surgir suspeitas de que alguns partidos fizeram lavagem de dinheiro através das doações partidárias. E, cá para nós, tem que investigar, sim, até o fim, para que tudo seja devidamente esclarecido”.
  • Dalírio José Beber (PSDB-SC)
  • José Serra (PSDB-SP)
  • Eduardo Amorim (PSDB-SE)
  • Ricardo Ferraço (PSDB-ES) – “Foi com absoluta perplexidade e indignação que eu recebi a informação de que meu nome está incluído na chamada lista do Fachin. Toda minha campanha foi declarada e como poderão constatar na prestação de contas no TSE, esta empresa não foi doadora. Nunca tratei qualquer assunto com essas pessoas e tampouco autorizei que alguém tratasse. Acionarei esses mentirosos judicialmente para que provem as acusações.”

PT (4)

  • Paulo Rocha (PT-PA)
  • Humberto Costa (PT-PE) – O senador Humberto Costa (PT-PE) também divulgou nota, na qual informou que “espera a conclusão de inquérito aberto há mais de dois anos pelo STF, e para o qual a Polícia Federal já se manifestou em favor do arquivamento – aguarda ter acesso aos novos documentos para reunir as informações necessárias à sua defesa. O senador, que já abriu mão de todos os seus sigilos, se coloca, como sempre o fez, à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários”.
  • Jorge Viana (PT-AC) – “Sobre o envolvimento do meu nome e do governador Tião Viana, não há nenhuma denúncia de corrupção contra nós, mas questionamentos sobre a arrecadação da campanha em 2010. Vamos provar na Justiça o que dissemos antes: nossas campanhas foram dentro da lei e feitas com dinheiro limpo.”
  • Lindbergh Farias (PT-RJ) – “Mais uma vez confiarei que as investigações irão esclarecer os fatos e, assim como das outras vezes, estou convicto que o arquivamento será único desfecho possível para esse processo. Novamente justiça será feita.”

PSB (2)

  • Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) – “A defesa afirma que não foi oficialmente comunicada, tampouco teve acesso à referida investigação. Fernando Bezerra mantém-se, como sempre esteve, à disposição das autoridades a fim de prestar quaisquer esclarecimentos que elas possam necessitar.”
  • Lidice da Mata (PSB-BA)

DEM (2)

  • José Agripino Maia (DEM-RN) – O senador José Agripino Maia divulgou a seguinte nota: “Mesmo não tendo sido candidato em 2014 e desconhecendo o teor das menções a mim atribuídas, coloco-me à disposição da justiça para colaborar com as investigações que se venham a requerer.”
  • Maria do Carmo Alves (DEM-SE)

PP (2)

  • Ciro Nogueira (PP-PI)
  • Ivo Cassol (PP-RO)

PC do B (1)

  • Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – “A senadora esclarece que as doações feitas para suas campanhas foram oficiais, declaradas e posteriormente aprovadas pela Justiça Eleitoral.”

PTC (1)

  • Fernando Afonso Collor de Mello (PTC-AL)

PSD (1)

  • Omar Aziz (PSD-AM)

DEPUTADOS FEDERAIS (42)

PT (11)

  • Marco Maia (PT-RS) – “A defesa do deputado Marco Maia (PT-RS), representada pelo criminalista Daniel Gerber, informa que as ações criminais cabíveis contra estes delatores serão adotadas, na medida em que imputam a terceiros atos inexistentes como forma de obterem benefícios que não merecem junto ao Poder Judiciário.”
  • Carlos Zarattini (PT-SP)
  • Nelson Pellegrino (PT-BA)
  • Maria do Rosário (PT-RS)
  • Vicente “Vicentinho” Paulo da Silva (PT-SP)
  • Vander Loubet (PT-MS)
  • Zeca Dirceu (PT-PR)
  • Zeca do PT (PT-MS)
  • Vicente Cândido (PT-SP)
  • Décio Lima (PT-SC)
  • Arlindo Chinaglia (PT-SP)

PP (5)

  • Mário Negromonte Jr. (PP-BA)
  • Paulo Henrique Lustosa (PP-CE)
  • Cacá Leão (PP-BA)
  • Dimas Fabiano Toledo (PP-MG)
  • Júlio Lopes (PP-RJ)

DEM (5)

  • Rodrigo Maia (DEM-RM), presidente da Câmara – Disse em entrevista que confia na Justiça e vai continuar confiando sempre. Declarou que as citações de delatores são falsas e os inquéritos serão arquivados. Segundo ele, MP e Justiça estão fazendo seu papel de forma competente.
  • José Carlos Aleluia (DEM-BA)
  • Felipe Maia (DEM-RN)
  • Ônix Lorenzoni (DEM-RS)
  • Rodrigo Garcia (DEM-SP)

PMDB (4)

  • Jarbas de Andrade Vasconcelos (PMDB-PE)
  • Pedro Paulo (PMDB-RJ)
  • Lúcio Vieira Lima (PDMB-BA)
  • Daniel Vilela (PMDB-GO)

PSDB (4)

  • Jutahy Júnior (PSDB-BA)
  • Yeda Crusius (PSDB-RS)
  • João Paulo Papa (PSDB-SP)
  • Betinho Gomes (PSDB-PE)

PR (3)

  • João Carlos Bacelar (PR-BA)
  • Milton Monti (PR-SP)
  • Alfredo Nascimento (PR-AM)

PRB (2)

  • Celso Russomano (PRB-SP)
  • Beto Mansur (PRB-SP)

PSB (2)

  • José Reinaldo (PSB-MA), por fatos de quando era governador do Maranhão
  • Heráclito Fortes (PSB-PI)

PSD (2)

  • Antônio Brito (PSD-BA)
  • Fábio Faria (PSD-RN)

PC do B (1)

  • Daniel Almeida (PCdoB-BA)

PTB (1)

  • Paes Landim (PTB-PI)

PPS (1)

  • Arthur Oliveira Maia (PPS-BA)

SD (1)

  • Paulinho da Força (SD-SP)

Ministros do TCU (1)

  • Vital do Rêgo Filho – “O ministro do TCU Vital do Rêgo e sua defesa não tiveram acesso ao conteúdo do pedido de abertura de inquérito mencionado pela imprensa. O ministro está à disposição das autoridades e confia que será comprovada a falta de relação entre ele e os fatos investigados.”

SEM FORO NO STF (27)

Governadores (3)

  • Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD)
  • Governador do Acre Tião Viana (PT) – “Sobre o envolvimento do meu nome e do governador Tião Viana, não há nenhuma denúncia de corrupção contra nós, mas questionamentos sobre a arrecadação da campanha em 2010. Vamos provar na Justiça o que dissemos antes: nossas campanhas foram dentro da lei e feitas com dinheiro limpo. Nada devemos e nada tememos. Confiamos na Justiça.” (nota divulgada pelo senador Jorge Viana, irmão do governador)
  • Governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) – O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), divulgou nota na qual disse ter declarado todas as doações recebidas na campanha, que foram “rigorosamente dentro da lei, declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral”.

Outros (24)

  • Prefeita de Mossoró/RN Rosalba Ciarlini (PP), ex-governadora do Estado
  • Valdemar da Costa Neto (PR)
  • Luís Alberto Maguito Vilela, ex-Senador da República e Prefeito Municipal de Aparecida de Goiânia entre os anos de 2012 e 2014
  • Edvaldo Pereira de Brito, então candidato ao cargo de senador pela Bahia nas eleições 2010
  • Oswaldo Borges da Costa, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais/Codemig
  • Cândido Vaccarezza (ex-deputado federal PT)
  • Guido Mantega (ex-ministro)
  • César Maia (DEM), vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro e ex-deputado federal
  • Paulo Bernardo da Silva, então ministro de Estado
  • Eduardo Paes (PMDB), ex-prefeito do Rio de Janeiro
  • José Dirceu
  • Deputada Estadual em Santa Catarina Ana Paula Lima (PT-SC)
  • Márcio Toledo, arrecadador das campanhas da senadora Suplicy
  • Napoleão Bernardes, Prefeito Municipal de Blumenau/SC
  • João Carlos Gonçalves Ribeiro, que então era secretário de Planejamento do Estado de Rondônia
  • advogado Ulisses César Martins de Sousa, à época Procurador-Geral do Estado do Maranhão
  • Rodrigo de Holanda Menezes Jucá, então candidato a vice-governador de Roraima, filho de Romero Jucá
  • Paulo Vasconcelos, marqueteiro de Aécio
  • Eron Bezerra, marido da senadora Grazziotin
  • Moisés Pinto Gomes, marido da senadora Kátia Abreu, em nome de quem teria recebido os recursos
  • Humberto Kasper
  • Marco Arildo Prates da Cunha
  • Vado da Famárcia, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho – O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Vado da Farmácia, que teve o nome incluído na relação de políticos beneficiados por doações irregulares feitas pela Empreiteira Odebrecht, negou que tenha recebido qualquer recurso de forma ilícita para sua campanha eleitoral em 2012. Segundo ele, todas as doações foram feitas legalmente, de acordo com a legislação, e as contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito afirmou que não tem nada a temer e se coloca à disposição da Justiça para fazer os esclarecimentos necessários.
  • José Feliciano
 G1

Tiros deixam mortos e feridos em escola de San Bernardino, nos EUA

Dois adultos morreram em sala de aula e duas pessoas feridas foram levadas ao hospital. Polícia acredita ser um caso de um assassino suicida.

Tiros disparados dentro de uma sala de aula em uma escola da Califórnia, nos Estados Unidos, deixaram dois mortos e dois feridos nesta segunda-feira (10). A polícia acredita que o incidente, que aconteceu na escola de ensino fundamental North Park por volta das 10h30 locais (14h30 de Brasília), foi um caso de um assassino suicida.

Dois adultos morreram e dois alunos foram feridos e levados a um hospital. De acordo com a polícia, os dois adultos são um homem e uma mulher, e o homem morreu por um tiro disparado por ele mesmo. Em coletiva de imprensa, um porta-voz da polícia disse que ainda trabalham para identificar os dois mortos. Ainda não se sabe qual a relação entre o atirador e a vítima. Agentes da polícia foram à casa do atirador para investigar o caso.

A condição de saúde dos estudantes feridos é crítica. A polícia ainda não divulga suas idades e acredita que eles não eram alvo do atirador, mas provavelmente estavam perto da mulher que foi vítima. A polícia não sabe quantos tiros foram disparados.

Serviços de emergência respondem a tiroteio em escola de San Bernardino, nos EUA (Foto: Rick Sforza/Los Angeles Daily News via AP)

Serviços de emergência respondem a tiroteio em escola de San Bernardino, nos EUA (Foto: Rick Sforza/Los Angeles Daily News via AP)

Os bombeiros e a polícia estão no local, e os alunos foram levados de ônibus à Universidade do Estado da Califórnia. Eles serão interrogados e depois levados a uma outra escola para se reencontrarem com seus pais. A North Park ficará fechada pelos próximos dois dias.

“Temos dois estudantes que foram transportados em helicóptero para um centro local de trauma”, disse a porta-voz do Distrito Escolar Unificado de San Bernardino, Maria Garcia, à rede KTLA.

A terceira vítima é um professor (ou professora), de acordo com Garcia. “Não sabemos a idade dos alunos. Não sabemos em que série o professor ensinava”, disse ela.

 (Foto: )

O prefeito de San Bernardino, Carey Davis, lamentou o ocorrido e disse que recebeu um telefonema da Casa Branca expressando a preocupação do presidente Donald Trump com a comunidade local, alunos e professores da escola.

“Acreditamos que seja um assassino suicida. Aconteceu em uma sala de aula. Dois alunos foram transportados ao hospital”, afirmou o chefe da polícia pelo Twitter.

Inicialmente, os bombeiros tinham informado que atendiam quatro vítimas por balas e estavam na escola fazendo a contagem das vítimas. A escola fica perto da Universidade do Estado da Califórnia, que pediu que seus estudantes não saíssem do campus.

A cidade de San Bernardino foi palco de um massacre em dezembro de 2015, quando dois seguidores do grupo extremista Estado Islâmico abriram fogo em um centro comunitário e mataram 14 pessoas.

Tiroteio em escola em San Bernardino (Foto: Reprodução/GloboNews)

Tiroteio em escola em San Bernardino (Foto: Reprodução/GloboNews)

North Park School, em San Bernardino (Foto: Reprodução/Google Street View)

North Park School, em San Bernardino (Foto: Reprodução/Google Street View)

Receita recebeu mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda

Prazo para enviar declarações começou em 2 de março e segue até o dia 28 de abril; Receita espera receber 28,3 milhões de declarações em 2017.

A Secretaria da Receita Federal informou que pouco mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram enviadas pelos contribuintes até as 17h desta segunda-feira (10).

O prazo para envio começou em 2 de março e termina em 28 de abril. Até lá, a expectativa da Receita Federal é de receber 28,3 milhões de declarações.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo correspondente a 20% do imposto devido.

Quem deve declarar?

De acordo com a Receita Federal, deverá declarar, neste ano, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. O valor subiu 1,54% em relação ao ano passado, quando somou R$ 28.123,91 (relativos ao ano-base 2015), embora a tabela do Imposto de Renda não tenha sido corrigida em 2016.

Quem optar pelo desconto simplificado, abre mão de todas as deduções admitidas na legislação tributária em troca de uma dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis, limitada a R$ 16.754,34, mesmo valor do ano passado.

Estudo divulgado em janeiro pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) aponta que, entre 1996 e 2016, a tabela do IRPF acumula uma defasagem de cerca de 83%. A defasagem acumulada no ano passado ficou em 6,36% – a maior dos últimos 13 anos. Isso sem contar a correção de 1,54% no limite de isenção.

No fim do ano passado, o governo informou que pretende corrigir a tabela do IR em 5% neste ano, o que valerá, se implementado, para a declaração do IRPF de 2018, referente ao ano-base 2017.

CPF para dependentes maiores de 12 anos

Uma das novidades deste ano é que os contribuintes terão que informar o CPF das pessoas listadas como dependentes e que tenha 12 anos ou mais. Até o ano passado, a exigência era para dependentes acima dos 14 anos.

Formas de entrega

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço “Fazer Declaração”, disponível para tablets e smartphones.

Não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.

G1

15 CELEBRIDADES DE HOLLYWOOD QUE FICARAM FAMOSOS POR ACIDENTE

15 CELEBRIDADES DE HOLLYWOOD QUE FICARAM FAMOSOS POR ACIDENTE

Para se consagrar como um grande ator nas produções de Hollywood, certamente é preciso muito talento e um bom agente para te ajudar a escolher os trabalhos corretos. Porém, uma dose de sorte também pode fazer toda a diferença para um caminho de sucesso.
Confira agora 15 celebridades de Hollywood que ficaram famosos por acidente:

 

Harrison Ford
Antes de entrar para a história em papéis clássicos, incluindo o mercenário Han Solo e o aventureiro Indiana Jones, Harrison Ford teve vários outros empregos. O ator chegou a trabalhar como contrarregra e, quando foi descoberto por George Lucas, era carpinteiro.

 

Evangeline Lilly
A atriz trabalhava como aeromoça antes de se consagrar como atriz no papel da sobrevivente Kate Austen, em Lost. Lilly estava voltando para casa depois de um voo quando foi recrutada por um funcionário de uma agência de modelos e entrou na nova carreira.
 
 
Will Smith
Will Smith apenas se dedicava à sua carreira musical quando se perdeu em um estacionamento e pediu ajuda a um estranho no local. Coincidentemente, o estranho era o vice presidente da Warner Brothers, que viu o talento em potencial no rapaz.
 
 
Toni Braxton
A famosa cantora estava apenas cantando para si mesma enquanto abastecia o carro num posto de gasolina quando foi abordada por um homem. O rapaz perguntou se ela tinha interesse em seguir a carreira musical e Toni passou a investir no novo plano de vida.
 
 
Bruce Willis
O jovem Bruce Willis sofria com problemas de fala que o faziam gaguejar frequentemente. Para driblar a condição, ele passou a fazer teatro na escola na intenção de melhorar o discurso. A estratégia deu tão certo que até hoje ele é considerado um dos maiores atores em atividade.
 
 
Natalie Portman
Natalie Portman tinha apenas 11 anos de idade quando foi descoberta por acaso. A garota estava saindo de uma aula de dança e decidiu passar em uma pizzaria, onde foi abordada por um agente que a encorajou a investir na carreira de modelo. Dois anos depois ela estreava em seu primeiro papel no cinema, no filme O Profissional.
 
 
Clint Eastwood
Depois de sobreviver a um acidente de avião, Clint Eastwood foi convidado para um programa de notícias que queria entrevistá-lo. Ali, agentes de Hollywood perceberam o rapaz e decidiram entrar em contato para que ele seguisse na carreira de ator.
 
 
Jason Statham
Antes de se consagrar como ator, o inglês Jason Statham ganhava a vida vendendo joias e perfumes falsos nas ruas de Londres, até que foi abordado por um agente num shopping center. Depois daí, foi participar de uma campanha publicitária como modelo e não saiu mais da vida de glamour.
 
 
Steven Seagal
O consagrado ator de filmes de ação era um mestre marcial de aikido que tinha um agente como um de seus estudantes. A partir da sugestão do aluno, Steven Seagal começou na carreira de atuação e começou a demonstrar seus golpes de luta não só nas academias.
 
 
Rosario Dawson
Quando jovem, Rosario Dawson estava apenas sentada numa escadaria em Manhattan quando foi abordada por alguns roteiristas. Isso porque o grupo achou que a garota tinha a aprência perfeita para dar vida a uma personagem de um roteiro que estavam desenvolvendo.
 
 
Chris Pratt
Chris Pratt trabalhava como garçom num restaurante antes de começar a carreira de atuação. Eventualmente, uma de suas clientes era uma agente de Hollywood que estava em busca de novos rostos e novos talentos para produções que estavam em andamento.
 
 
Nick Jonas
O mais novo dos Jonas Brothers tinha apenas 6 anos quando teve o seu talento descoberto. O garoto estava esperando por sua mãe num salão enquanto cantava sozinho. Uma mulher que ouviu a voz de Nick ficou tão encantada que decidiu ligar para um agente.
 
 
Eva Mendes
Antes de ingressar no mundo do entretenimento, Eva Mendes queria apenas ajudar um vizinho fotógrafo. A bela atriz serviu como modelo para a criação do portfólio do amigo, que foi parar nas mãos de uma agência de modelos que gostou de seu trabalho.
 
 
Ashton Kutcher
Enquanto estava relaxando e bebendo num bar, um estranho se aproximou de Ashton Kutcher e sugeriu que ele participasse de um concurso de modelos. Ashton decidiu levar a ideia a sério e tentou a sorte, saindo vencedor e dando o primeiro passo para sua carreira de sucesso.
 
 
Marilyn Monroe
A histórica atriz trabalhava numa fábrica de munições e estava aplicando produtos contra incêndio nas janelas de alguns aviões quando um fotógrafo militar fez um clique seu. A fotografia Marilyn foi parar numa revista militar e a partir daí se tornou uma das mais reconhecidas atrizes do cinema mundial.

Espelhos da redação do Enem 2016 saem nesta terça-feira, diz Inep

Versão digitalizada dos textos escritos pelos candidatos é usada para fins pedagógicos.

Os espelhos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 serão divulgados nesta terça-feira (11), a partir das 10h, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A data limite anunciada pelo próprio Inep para a divulgação deste material era nesta segunda-feira (10), porém, o instituto optou pelo atraso porque o edital do Enem 2017 saiu hoje.

Os espelhos são uma versão digitalizada dos textos escritos pelos candidatos e são usados para fins pedagógicos. Além dos espelhos, o Inep divulga também as justificativas para as notas em cada uma das cinco competências exigidas no exame.

Desde 2012, o Inep e o Ministério Público Federal (MPF) mantêm um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o governo federal se compromete a divulgar os espelhos até 60 dias após a divulgação das notas. Em 2017, as notas foram divulgadas em 18 de janeiro. Por isso, pelos termos do acordo, a divulgação dos espelhos deveria sair até meados de março.

No ano passado, os espelhos só foram liberados em 13 de junho, com três meses de atraso.

G1

Paraquedista fica ferido em acidente durante salto em Boituva

Vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo e caiu cerca de dois quilômetros de onde ia pousar, dizem bombeiros.

Paraquedista foi socorrido por bombeiros após queda em Boituva (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)Paraquedista foi socorrido por bombeiros após queda em Boituva (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Paraquedista foi socorrido por bombeiros após queda em Boituva (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Um paraquedista ficou ferido após ter problemas em seu salto durante o pouso, em Boituva (SP), neste sábado (8). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), quando, por motivos desconhecidos, caiu em uma rua próxima à praça Pedro Pinesi, Jardim Santa Cruz. O local fica a cerca de dois quilômetros de distância do local esperado para o pouso.

Segundo o comerciante Welligton Pantojo, todos se assustaram quando viram a queda do paraquedista. “Tenho uma loja próximo do local, quando vi o homem no chão. Moradores e comericantes se asusstaram com o acidente”, relatou ao G1.

Ainda segundo os bombeiros, o paraquedista foi socorrido por uma Unidade de Resgate e levado ao hospital com ferimentos leves. As causas do acidente serão investigadas e a identidade da vítima não foi divulgada.

Segundo os bombeiros, vítima sofreu ferimentos leves (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Segundo os bombeiros, vítima sofreu ferimentos leves (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo, afirmam bombeiros (Foto: Reprodução/TV TEM)

Vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo, afirmam bombeiros (Foto: Reprodução/TV TEM)

Produtores rurais investem em modelo de agricultura para venda direta

Sistema une consumidores e agricultores em Itapetininga e Boituva. Sem intermediários, a venda é direta e prevê a entrega de hortaliças sem uso de agrotóxicos.

Há três anos o produtor Francisco de Assis Pereira deixou de ser feirante na capital paulista para trabalhar em uma fazenda em Itapetininga (SP). O sustento da família vem de três hectares, onde nenhum tipo de agrotóxico é usado.

A maior parte do que ele planta vai para a mesa da própria família. Além de ter certeza de que os alimentos não estão com veneno, o agricultor sabe que toda a produção será vendida. Ele participa de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). A ideia surgiu no Japão há 40 anos e vem ganhando adeptos no Brasil.

Cada uma das 27 famílias que formam o grupo paga, por mês, uma cota de R$ 180 para financiar a produção do Francisco. A Sophie, dona da fazenda, conheceu o sistema CSA quando morou na Europa e resolveu implantar o modelo no interior de São Paulo.

Sophie afirma que o sistema representa uma revolução por não trabalhar a cultura do preço e, sim, a do apreço. Uma vez por semana os produtos são retirados da horta e separados em cestas. Horas depois da colheita, os alimentos já estão com os consumidores, que no CSA são chamados de co-agricultores.

Sistema une consumidores e agricultores em Itapetininga e Boituva (Foto: Reprodução/TVTEM)Sistema une consumidores e agricultores em Itapetininga e Boituva (Foto: Reprodução/TVTEM)

O professor Vicente Barros, que é um dos co-agricultores, diz que além de pagar para ter os produtos, a pessoa acompanha a produção. Ele explica que se a produção aumentar, o participante irá receber uma quantidade maior do que o combinado e, caso haja algum problema de ordem climática, também arcará com a alteração.

A garantia de uma renda fixa foi o que fez Jeferson Parra, de Boituva (SP), aderir também a uma CSA. Cerca de 40 famílias assinaram um contrato de um ano com o agricultor e pagam 190 reais por mês para contar com a produção de vários alimentos.

Em 10 hectares, Jeferson tem verduras, legumes e frutas. Tudo é produzido seguindo os preceitos orgânicos. O agricultor conta que usa preparados biodinâmicos e homeopatia. A produção é entregue toda segunda-feira na sede da Cooperativa de Agricultores de Boituva. Alexandra Lopes faz parte do grupo e diz que é uma vantagem grande saber a procedência e a qualidade dos alimentos.

Fonte: O Nosso Campo…. é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar do programa, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com.

De ponta a ponta, Hamilton vence na China e lidera o campeonato ao lado de Vettel

Inglês da Mercedes dominou a corrida em Xangai, não sendo ameaçado em nenhum momento. Vettel foi o 2º e Verstappen, em grande prova de recuperação, fechou o pódio. Massa termina em 14º

Tranquilo, assim pode ser definido o 54ª triunfo de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Neste domingo, o inglês não deu chances para os adversários e liderou do começo ao fim o GP da China, garantindo a primeira vitória dele na temporada, igualando Sebastian Vettel na liderança do campeonato. O alemão da Ferrari, por sua vez, teve que remar para recuperar posições perdidas no box, e finalizou a prova na segunda colocação. Saindo de 16º, Max Verstappen deu show, ultrapassou por dentro, por fora e no final segurou o companheiro Daniel Ricciardo para conquistar um valioso terceiro lugar.

Entre os considerados “segundos pilotos”, Kimi Raikkonen lutou contra um problema no torque do motor Ferrari e encerrou a corrida na quinta colocação. Já Valtteri Bottas errou sozinho durante a bandeira amarela, e se viu obrigado a fazer uma prova de recuperação, levando o carro 77 da Mercedes a um modesto sexto lugar. Completaram o Top 10, Carlos Sainz em sétimo, Kevin Magnussen em oitavo e a dupla da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon, em nono e décimo respectivamente.

Felipe Massa largou mal e ao final da primeira volta já tinha caído de sexto para décimo. O brasileiro não se encontrou na corrida, e recebeu a bandeirada na 14ª colocação, à frente apenas da Sauber de Marcus Ericsson, entre os carros que completaram a prova. Fernando Alonso, por sua vez, mais uma vez tirou tudo o que podia da frágil McLaren, passando grande parte da prova entre os dez primeiros. No final, porém, o espanhol se viu obrigado a abandonar o GP da China em razão de um problema com a homocinética no carro da escuderia britânica.

A Fórmula 1 volta daqui a uma semana, em Sakhir, com o GP do Bahrein. O primeiro treino livre será no dia 14 de abril às 8h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. A prova acontece na manhã de domingo às 12h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Classificação final da prova

Classificação final - GP da China (Foto: Reprodução/Twitter)Classificação final - GP da China (Foto: Reprodução/Twitter)

Classificação final – GP da China (Foto: Reprodução/Twitter)