Uber expande frota de carros autônomos para São Francisco

Uber passa a usar o Volvo XC90 na frota de carros autônomos, em São Francisco (Foto: Eric Risberg/AP)Uber passa a usar o Volvo XC90 na frota de carros autônomos, em São Francisco 

A Uber passou a oferecer nesta quarta-feira (14) carros autônomos, isto é, que dispensam motorista, para clientes em São Francisco, na Califórnia. A empresa foi a primeira a disponibilizar esse tipo de veículo ao público nos Estados Unidos, iniciando a ação em Pittsburgh, em setembro último.

Trata-se, ainda, de um projeto-piloto, com poucas unidades da frota. e, obrigatoriamente, os veículos contam com um motorista para casos de emergência e um engenheiro da companhia, que acompanha o trajeto.

Em São Francisco, os carros sem motorista que a Uber usará são unidades do SUV Volvo XC90, que já possui avançada tecnologia que permite que o veículo dirija sozinho dentro de certos limites

Essa nova “geração” dos carros autônomos da Uber mostra avanços em relação aos Ford Fusion Hybrid usados em Pittsburgh.

Segundo reportagem do site Techcrunch, desta vez foi preciso usar menos sensores. Há 7 câmeras, 1 laser e 1 radar para monitoramento em 360 graus operando nos SUVs.

O serviço será limitado a
quem possui cartão de crédito
com endereço de cobrança
em São Francisco

Turista não pega
A cidade também proporcionará novos desafios para o projeto.

“São Francisco tem nuances próprias, como mais bicicletas nas ruas, tráfego mais intenso e ruas mais estreitas”, escreveu o diretor de tecnologia avançada da Uber, Anthony Levandowski, em seu blog.

Inicialmente, o serviço será limitado ao centro da cidade e somente para quem possui cartão de crédito com endereço de cobrança em São Francisco, o que exclui turistas. Os carros serão disponibilizados para clientes que atendam a esses requisitos e que solicitarem a opção UberX.

Os carros autônomos da Uber em São Francisco não têm autorização específica para rodar na cidade, como a obtida pela Alphabet para testes do Google, que agora serão operados pela Waymo.