Corpo é liberado para velório 19 horas após a morte, diz família

Mulher morreu ao cair de cavalo em Itapetininga; ‘descaso’, diz amigo.
Secretaria responsável pelo IML diz que corregedoria irá investigar.

O Instituto Médico Legal (IML) de Itapetininga (SP) demorou 19 horas para liberar o corpo de uma mulher de 52 anos para velório, segundo os parentes da vítima. A vendedora Nancy Lima Ramos morreu às 19h de domingo (16), mas o velório começou apenas às 14h desta segunda-feira (17). A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), responsável pelo instituto, afirma que a demora para a liberação do corpo será apurada pela Corregedoria Geral de Polícia.

Segundo a família, a mulher passeava a cavalo quando caiu e bateu a cabeça. De acordo com a prefeitura, ela deu entrada no Hospital Regional às 16h42 e morreu às 19h38. O corpo foi liberado, em seguida, ao IML.

Ainda segundo a família, a previsão é que o velório começaria às 11h. Por isso, muita gente viajou para se despedir de Nancy, mas teve que ir embora, afirma o amigo Amilton de Melo. “Muita gente veio do sítio, de cidades vizinhas e foi embora. É um descaso imenso, não é coisa que se faz.”

Família e amigos esperaram horas pela liberação do corpo (Foto: Reprodução/ TV TEM)Família e amigos esperaram horas pela liberação
do corpo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Depois da morte, o corpo foi levado ao IML. Porém, segundo a amiga Sabrina da Silva, o instituto alegou falta de médico para não fazer a autópsia. “A desculpa deles é que eles não tinham médico legista, por ser domingo. Amanheceu nós fomos novamente e eles falaram que não tinham nem iluminação para fazer o processo com o corpo. Eles falaram que às 10h30, 11h, haveria o procedimento e iriam liberar. Mas não liberou”, reclama.

A também amiga de Nancy, Amy Cristine Fogaça, desabafa: “Estamos nos sentindo impotente. Não sei se esse descaso é governamental ou da prefeitura. Só sei que enquanto não for o filho de alguém, pai de alguém, nada vai mudar. São 20 horas que estamos aqui, sofrendo, sem poder velar quem a gente ama. Eu acho isso injusto”, diz emocionada.

O corpo de Nancy Lima Ramos foi sepultado às 17h30 no Cemitério São João Batista, afirma a empresa funerária.

Instituto Médico Legal de Itapetininga (Foto: Reprodução/ TV TEM)Instituto Médico Legal de Itapetininga liberou corpo depois de 19 horas (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *