Pesquisadores criam tatuagem capaz de monitorar a sua saúde

Ela muda de cor e te avisa quando você está desidratado ou com a glicose elevada

 A Universidade de Harvard em parceria com a MIT (Massachusetts Institute of Technology) anunciou uma tatuagem inteligente capaz de monitorar a sua saúde. Em tese, ela consegue identificar possíveis alterações no organismo e apontar quando você está desidratado ou com a glicose elevada, por exemplo.

O segredo dessa tecnologia está na tinta. Ela é aplicada ao seu corpo como qualquer outro tipo de tatuagem, mas como diferencial ela possui vários sensores que, quando entram em contato com a pele, reagem com a química do fluido intersticial do nosso corpo, permitindo analisar de forma precisa o estado do sangue naquele momento.

Para avisar aos usuários sobre os problemas de saúde, a tinta da tatuagem muda de cor. Basicamente, quando o verde se transforma em marrom significa que os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal. Agora, se a tinta verde ficar mais intensa quer dizer que a concentração de sódio aumentou, ou seja, você está desidratado.

Um ponto positivo é que também existe uma tinta invisível, caso você não esteja interessado em fazer uma tatuagem colorida. Porém, é necessário utilizar uma luz específica para realizar o monitoramento e, segundo publicação, essa luz poderá vir de um smartphone tradicional.

Por enquanto, a tecnologia está em fase de desenvolvimento e os pesquisadores pretendem torná-la mais inteligente na detecção e no auxílio de outras doenças. A ideia é ser uma alternativa mais eficaz do que os vestíveis de monitoramento atuais, visto que eles não se integram bem ao corpo e ainda necessitam de baterias para funcionar.

Via Harvard

Tec Tudo

Vulcano, o planeta procurado por mais de meio século e que Einstein ‘expulsou’ do céu

Apesar de ter sido batizado, ter localização estimada e ser um dos mais intrigantes corpos celestes do sistema solar, astrônomos só desistiram de procurá-lo quando Einstein provou que ele não existia.

A lei da gravitação universal, formulada por Newton em 1687, foi usada para elaborar a hipótese de que Vulcano orbitava próximo a Mercúrio (Foto: Nasa)

A lei da gravitação universal, formulada por Newton em 1687, foi usada para elaborar a hipótese de que Vulcano orbitava próximo a Mercúrio (Foto: Nasa)

Por mais de meio século, cálculos de renomados cientistas apontaram para a existência de um planeta na órbita entre Mercúrio e o Sol — que jamais foi localizado.

Apesar de até ter recebido um nome — Vulcano –, o “planeta escondido” permaneceu sendo um dos mais desconcertantes fenômenos do Sistema Solar. Procurado por 56 anos, tornou-se um planeta hipotético, até que o físico alemão Albert Einstein o “expulsou” do céu com sua Teoria da Relatividade.

“É um planeta, ou se preferir, um grupo de planetas menores que circulam na proximidade da órbita de Mercúrio”, propôs em 1859 Urbain Joseph Le Verrier, o mais famoso astrônomo do mundo à época e diretor do Observatório de Paris. Ele dizia que só um planeta “seria capaz de produzir a perturbação anômala sentida por Mercúrio”.

Le Verrier não foi o primeiro a suspeitar da presença do planeta escondido. Anos antes, em 1846, um diagrama do Sistema Solar elaborado para escolas e academias já indicava a presença de Vulcano. Ele constava numa litografia feita por E. Jones & G.W. Newman, de Nova York, nos EUA.

Mas foi a sólida reputação de Le Verrier que deu peso à hipótese sobre a existência de Vulcano.

Litografia feita por E. Jones & G.W. Newman em 1846 já exibia Vulcano na reprodução do Sistema Solar. (Foto: Biblioteca do Congresso dos EUA)

Litografia feita por E. Jones & G.W. Newman em 1846 já exibia Vulcano na reprodução do Sistema Solar. (Foto: Biblioteca do Congresso dos EUA)

O mais distante do Sol

Enviou uma carta a Johann Galle, do Observatório de Berlim, que, ao recebê-la, em 23 de setembro de 1846, imediatamente se dedicou a encontrar o planeta até então desconhecido. Era Netuno.

La Vierrier apontou para sua existência através de cálculos matemáticos.

Assim como Mercúrio, Urano também mostrava uma pequena discrepância em sua órbita que não podia ser explicada pela força da gravidade dos outros planetas e do Sol.

No entanto, a partir da lei da gravitação universal – formulada por Isaac Newton em 1687 – e supondo a presença e o movimento de um corpo celestial mais distante do que Urano, La Vierrier conseguiu não só descobrir um novo planeta como também se consagrou na posição de “astro” da ciência.

Para resolver a incógnita de Mercúrio, cujo periélio (o ponto em que um planeta se encontra mais próximo do Sol) parecia mudar ligeiramente a cada órbita, Le Verrier seguiu o mesmo método usado anteriormente.

Ao calcular a influência da atração gravitacional de Vênus, Terra, Marte e Júpiter, suas previsões sobre a órbita de Mercúrio pareciam estar sempre ligeiramente erradas.

Mercúrio nunca estava onde indicavam as projeções, baseadas nos conhecimentos da época. A solução para o enigma deveria ser, como aconteceu no caso de Urano, a presença de um outro planeta, no caso, Vulcano.

Só faltava encontrá-lo para provar sua existência.

Perto do Sol

Um passo promissor veio quando Edmond Modeste Lescarbault, um médico aficionado por astronomia, observou com seu telescópio um ponto preto que passava diante do Sol. Ele anotou o tamanho, velocidade e duração do deslocamento.

Vulcano, nome dado ao planeta hipotético, é o deus romano do fogo (Foto: Wellcome Images)

Vulcano, nome dado ao planeta hipotético, é o deus romano do fogo (Foto: Wellcome Images)

Meses depois, após ler sobre o hipotético planeta de Le Verrier, enviou-lhe uma carta com todos os detalhes. O famoso astrônomo foi visitá-lo, verificou o equipamento e as notas do médico e anunciou com entusiasmo a descoberta de Vulcano, no início da década de 1860.

No entanto, ainda era necessária a confirmação de um especialista independente – e o novo planeta era extremamente difícil de detectar.

Vulcano parecia ser um dos últimos enigmas do Sistema Solar e tornou-se um dos corpos celestes mais procurados da astronomia.

Ao longo dos anos, astrônomos – profissionais e amadores – anunciaram ter avistado Vulcano. Mas a existência do planeta foi confirmada e negada várias vezes. A mídia divulgou a notícia de sua presença mais de uma vez e a especulação persistiu até o século 20.

Mais precisamente até novembro de 1915.

A busca por Vulcano teve seu fim na Academia Prussiana de Ciências quando Albert Einstein bagunçou a visão corrente sobre o Universo com sua Teoria da Relatividade.

Pouco antes de apresentar a teoria, Einstein usou-a para explicar a discrepância na órbita de Mercúrio.

“Einstein não só disse: meus cálculos são melhores. Ele disse: ‘Precisam mudar completamente a ideia que têm das características da realidade”, explicou, à revista National Geographic, Thomas Levenson, professor do MIT, nos EUA, e autor do livro The Hunt for Vulcan (A Calçada por Vulcano, sem tradução em português).

O cerne da Teoria da Relatividade de Einstein é que o espaço e o tempo não são estáticos. Para justificar quão peculiar é a órbita de Mercúrio, Einstein argumenta que um objeto maciço, no caso o Sol, foi capaz de dobrar o espaço e o tempo e ainda alterar o caminho da luz, de modo que um raio, quando passa próximo ao Sol, viaja por um caminho curvo.

Com seus cálculos, Einstein demonstrou que a relatividade geral predizia a diferença observada no periélio mercuriano.

“Negar a existência de Vulcano foi central para Einstein, porque mostrou que essa ideia estranha e radicalmente nova dele de que espaço e tempo fluem é realmente o caminho certo para ver o Universo”, disse Levenson.

Mercúrio, de acordo com a teoria de Einstein, não estava tendo a órbita alterada por nenhum outro objeto. Simplesmente, ele se moveu por um espaço-tempo distorcido.

Assim, “Vulcano foi expulso do céu astronômico para sempre”, escreveu o autor Isaac Asimov em seu ensaio científico O Planeta Que Não Era, de 1975.

 G1

Trio confessa ter matado idoso com barra de ferro durante assalto, diz delegado

Idoso de 66 anos está desaparecido desde 15 de setembro. Segundo a polícia, os três homens afirmaram que o corpo da vítima foi jogado no Rio Juquiá, em Pilar do Sul.

Idoso está desaparecido desde sexta-feira (15) (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

Idoso está desaparecido desde sexta-feira (15) (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

 Três homens foram presos suspeitos de terem assaltado a casa de um idoso de 66 anos no bairro Reunidas, em Pilar do Sul (SP). Eles confessaram à polícia que mataram a vítima com uma barra de ferro e jogaram o corpo no rio Juquiá, segundo o delegado Milton Andreoli. A vítima ainda não foi localizada.

O idoso, que era caseiro de uma chácara e morava sozinho, está desaparecido desde a última sexta-feira (15). Os suspeitos foram presos após serem encontrados pela Polícia MIlitar com o carro da vítima em uma vicinal.

“Após serem localizados, eles confessaram que mataram o idoso com uma barra de ferro e que jogaram o corpo no Rio Juquiá”, afirma.

Ainda segundo o delegado, equipes do Corpo de Bombeiros já foram acionadas e buscas estão sendo feitas pelo rio.

“Estamos fazendo buscas, porém a correnteza forte do rio está prejudicando. Por enquanto o caso está sendo investigado como desaparecimento e furto, e não foi registrado como latrocínio, pois o corpo ainda não foi encontrado”, diz o delegado.

Desaparecimento e prisão

O idoso está desaparecido desde a última sexta-feira (15) depois que criminosos invadiram sua casa e roubaram diversos materiais e um veículo.

Segundo a Polícia Militar, o veículo roubado foi encontrado no domingo (17) abandonado em uma plantação de eucaliptos no bairro Usina Batista, zona rural da cidade, sem alguns equipamentos e a bateria e, com o interior parcialmente incendiado.

Ainda segundo a polícia, o trio foi localizado durante uma patrulha na estrada vicinal José Waldemar Mazzer, no bairro Ribeirão. Eles estavam em um carro em atitude suspeita.

Veículo do idoso foi encontrado em uma área de mato (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Veículo do idoso foi encontrado em uma área de mato (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Questionados, eles confessaram ter envolvimento no crime. Eles foram presos e estão à disposição da Justiça.

Polícia Civil abriu inquérito para investigar desaparecimento de idoso (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Polícia Civil abriu inquérito para investigar desaparecimento de idoso (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

 G1

Professora e Marido são presos suspeitos de estuprar prima de 12 anos em São Roque

Um casal suspeito de estuprar uma menina de 12 anos foi preso nesta quarta-feira (6), em São Roque (SP).

Os presos são uma professora, de 27 anos, e o marido dela, um analista de sistemas, de 28. A vítima é prima da professora.

Segundo a polícia, os abusos foram denunciados pela irmã mais velha da menina. A irmã disse à polícia que, quando tinha 16 anos, chegou a ir para a praia com o casal, e que na ocasião foi chamada para “fazer sexo a três”, mas não aceitou. A jovem de 22 anos afirmou que não imaginava que os dois pudessem fazer algo com a irmã mais nova, por conta da pouca idade dela.

Ao saber da história, a mãe questionou a filha de 12 anos, que confirmou tudo. A menina contou à polícia que dormiu algumas vezes na casa dos primos, que lhes davam bebida alcoólica e narguile para fumar. A vítima também relatou que o primo se deitava sobre ela, com roupa, e ficava molestando-a, e que a prima falava que era normal.

A mãe da vítima disse que antes de ir à polícia ainda recebeu mensagem da suspeita pedindo que ela não denunciasse o crime porque ela e o marido “iriam se tratar”.

A menina vai passar por exames no Instituto Médico Legal que podem comprovar os abusos. A professora cumpre prisão temporária na cadeia de Votorantim (SP), e o homem, na cadeia de Pilar do Sul (SP).

Veja mais notícias no G1 Sorocaba e Jundiaí.

São Miguel Arcanjo / Dupla é presa suspeita de estuprar criança

Mandado de prisão temporária foi expedido após suspeitos terem sido identificados. Exames comprovaram que menina de 8 anos foi violentada.

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Miguel Arcanjo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Miguel Arcanjo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos foram identificados após testemunhas terem sido ouvidas. Porém, o órgão não informou onde eles foram encontrados, já que a investigação é confidencial.

Os dois vão responder por estupro de vulnerável e ficarão à disposição da Justiça até o inquérito policial ser concluído.

Caso

O estupro aconteceu na última quinta-feira (24), na Vila Rica. Segundo o delegado Eduardo de Souza Fernandes, responsável pelo caso, testemunhas contaram que a menina brincava com outras crianças no bairro quando dois homens chegaram em um carro e pegaram a menina.

Ainda segundo o Fernandes, uma equipe foi acionada e encontrou a menina horas depois abandonada próxima ao bairro.

A criança foi socorrida e levada ao hospital onde exames de corpo de delito comprovaram que ela foi violentada pela dupla.

Notícias do G1

Em Brasília, ex-procuradora da Venezuela diz que há relação entre corrupção da Odebrecht e o governo Maduro

Luisa Ortega Díaz foi destituída do cargo pela Assembleia Constituinte e foi convidada pela PGR para participar de evento. Maduro anunciou que pedirá a prisão dela à Interpol.

A ex-procuradora da Venezuela, Luisa Ortega, chega ao Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

A ex-procuradora da Venezuela, Luisa Ortega, chega ao Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Questionada pelo repórter Murilo Salviano, da GloboNews, sobre a existência de alguma relação entre o esquema de corrupção da Odebrecht com o governo de Nicolás Maduro, ela respondeu que ‘sim’, mas não deu mais detalhes.

Ortega Díaz veio à capital federal para participar de um evento promovido pela Procuradoria Geral da República.

Além de ter sido destituída do cargo, Díaz também perdeu o direito de exercer qualquer cargo público, teve os seus bens congelados e foi impedida de sair da Venezuela.

Ela, porém, fugiu do país com o marido e, segundo o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, está sob proteção do vizinho sul-americano.

No Brasil, a ex-procuradora da Venezuela foi convidada para participar de um evento com representantes dos Ministérios Públicos dos países do Mercosul – do qual participam Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O evento está marcado para asa 9h desta quarta.

Mais cedo, nesta quarta, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que pedirá à Interpol a prisão da ex-procuradora.

Após ser destituída, a ex-procuradora atribuiu a “perseguição sistemática” do governo Maduro a ela e aos funcionários do Ministério Público à investigação do escândalo de pagamento de propina da construtora Odebrecht em vários países da região.

Seu marido, Germán Ferrer, um deputado dissidente do chavismo, teve a prisão pedida por suspeita de integrar uma rede supostamente envolvida na extorsão de suspeitos de corrupção.

“A Venezuela solicitará à Interpol um código vermelho para essas pessoas envolvidas em crimes graves”, disse Maduro em uma coletiva de imprensa, referindo-se também ao cônjuge da ex-procuradora.

Por G1, Brasília

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade e Região

Solo da região oferece condições favoráveis para o plantio. Tubérculo faz parte da lista dos alimentos funcionais.

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade (Foto: TV TEM)

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade (Foto: TV TEM)

Quem vê uma plantação de batata yacon pela primeira vez pode até pensar que alguma coisa deu errado no cultivo. O motivo são as folhas amareladas e os galhos secos. Mas, em tempo de colheita, é assim mesmo.

A yacon se desenvolve bem em áreas de terra úmida, mas o solo não pode ficar encharcado, o que diminui a produtividade. O agricultor Jorge Prestes planta yacon há mais de 10 anos no município de Piedade (SP). O preço fica entre R$ 20 e R$ 30 a caixa agrada.

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade

Produtores apostam no cultivo de batata yacon em Piedade

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 2/7/2017)

A colheita começou em abril e vai até agosto. A previsão é colher 4 mil caixas na cidade, número que representa um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Donizete Oliveira, que também planta yacon em Piedade, diz que faz em média cinco plantios durante um ano. A cada dois meses tem uma nova colheita e um novo plantio.

Depois de colhida, a batata é levada para um tanque onde é limpa. A maior parte da produção é vendida na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) da Capital.

Parecida com a batata-doce, a yacon ganhou fama por ser um alimento funcional. Também é bastante procurada por pessoas com diabetes tipo 2, já que é conhecida por ajudar no controle da glicemia.

TV TEM 

Melhores maneiras para salvar artigos e outros conteúdos para ler depois

Quem nunca se distraiu por um vídeo ou artigo durante o trabalho que atire a primeira pedra. Algumas vezes, certos conteúdos nos conquistam, mas você simplesmente não pode (ou não deve) dar atenção para ele no momento.

1. Pocket

O Pocket é um software antigo que se chamava Read-it-Later, um nome bastante autoexplicativo mas que não abrangia as possibilidades que ele oferece. Usando o Pocket, é possível armazenar artigos, vídeos, páginas e qualquer outro conteúdo de seu interesse. Uma seção de “recomendados” sugerindo novas opções também está presente.

Contando com um visual bastante clean e sem muitas complicações, é possível acessar os seus itens salvos mesmo se você estiver off-line. Os conteúdos são automaticamente categorizados pelo software como vídeo, artigo ou imagem. Também é possível criar novas tags e aumentar ainda mais a organização da página.

O Pocket pode ser acessado por um grande número de plataformas: por navegadores, por apps para os principais sistemas operacionais (Android, iOS e MacOS) e também por extensões para navegadores populares como Chrome e Firefox.

Ao acessar um conteúdo, o layout padrão remove as publicidades e excesso de informação na tela, mantendo somente o texto, o título, a origem da publicação, a data e as imagens.

Vários grandes aplicativos como Twitter e Flipboard são integrados ao Pocket, o que facilita sua utilização.

A maioria das funcionalidades é gratuita e sem propagandas para incomodar ou poluir a visualização. No entanto, uma versão paga (premium) é oferecida como alternativa. Nela, artigos e páginas salvos ficam armazenados no Pocket para que estejam sempre acessíveis, mesmo que a página saia do ar. Além disso, o sistema de busca é potencializado. O preço dessa versão é R$ 11,00 por mês e R$99,00 por ano.

2. Instapaper

O Instapaper também é bastante famoso e considerado o principal concorrente do Pocket. Apesar de bastante parecido, seu visual semelhante a um jornal traz ainda menos distrações na hora de se concentrar em um conteúdo.

Disponível para diversas plataformas (iPhone, iPad, Android, navegador,  extensões para browsers populares), a novidade aqui é o Kindle, ou seja, também é possível fazer o download do “guardador de conteúdo” no e-reader da Amazon.

O Instapaper parece trazer consigo uma similaridade dos primórdios do Instagram: conecta somente com apps externos de iPhones e iPads. Para os usuários do iOS, no entanto, é possível guardar conteúdos de milhares de aplicativos de maneira fácil e rápida.

A seção “browse” traz conteúdos que não foram salvos por você mas que provavelmente vão ser de seu interesse. Lá você encontra escolhas de editores do app e os conteúdos compartilhados por seus amigos.

Um diferencial muito bem-vindo é a possibilidade de destacar parte dos textos com uma marcação bem similar à de marca-textos.

A organização pode ser feita por meio de pastas pré-definidas ou criadas pelo usuário. Ainda é possível marcar os artigos favoritos com um “like”, representado por um coração, também similar ao do Instagram. Uma das seções do app permite visualização dos preferidos.

O Instapaper contava com uma versão gratuita e outra paga. Recentemente, a versão premium foi disponibilizada a todos os usuários.

3. Facebook Save

Bastante diferente dos aplicativos citados, o Facebook Save é uma função da própria rede social que permite que conteúdos sejam salvos para serem vistos num outro momento. Quando algum conteúdo lhe interessar, clique na setinha localizada no canto superior direito da publicação e escolha a opção “salvar link” ou “salvar vídeo”, dependo do tipo de conteúdo. Para encontrar os itens, vá até a seção “Salvos” localizada junto ao menu esquerdo na versão para desktops e dentro do menu representado pelos três tracinhos, no app mobile.

Ainda que outros apps também cumpram muito bem a função de “read-it-later”, o InstaPaper e o Pocket são mesmo os queridinhos do mercado. Existem até texto comparativo entre os dois. Já o Facebook é restrito para conteúdos salvos na própria rede social, mas merece destaque já que é interessante e a rede, muito popular.

Você utiliza algum desses aplicativos? Escreva seu preferido nos comentários!

Via…. tecmundo.com.br

OAB entrega à Câmara pedido de impeachment de Temer

Entidade representativa dos advogados argumenta que o presidente cometeu crime de responsabilidade, com base em delação premiada de executivos da J&F.

Representantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de Michel Temer (Foto: Bernardo Caram/G1)

Representantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de Michel Temer (Foto: Bernardo Caram/G1)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou na tarde desta quinta-feira (25) à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A entidade também pediu que Temer fique inabilitado de exercer cargo público por oito anos. A Presidência da República não quis comentar o assunto.

A entidade usa como base a delação premiada de executivos da J&F para argumentar que o presidente cometeu crime de responsabilidade e violou o decoro do cargo de presidente. Com base no que foi informado pelos empresários, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer.

O presidente já negou, em notas e em pronunciamentos à imprensa, ter cometido irregularidades, diz que não praticou crime e que não atuou para beneficiar a JBS junto ao governo.

Principais pontos do pedido da OAB

  • O documento diz que considera as gravações feitas por Joesley Batista, dono da JBS, mas não se pauta apenas por elas. Também leva em conta depoimentos que estão no inquérito e declarações de Temer.
  • Aponta crimes de responsabilidade em duas condutas do presidente da República.
  • A 1ª conduta trata do encontro de Temer com Joesley sem divulgação em agenda oficial. Isso fere o Código de Conduta Ética de Agentes Públicos.
  • Nessa reunião, o presidente pode ter cometido outra infração: a promessa de favorecimento da JBS na nomeação de um presidente de seu interesse no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
  • Outro trecho da conversa gravada indica que Temer agiu de modo incompatível com o cargo ao dizer que, quando Joesley quisesse falar com ele, poderia procurar Rodrigo Rocha Loures, o deputado que foi filmado recebendo R$ 500 mil da JBS.
  • A 2ª conduta trata da parte da reunião em que Joesley relata ao presidente ter “dado conta” de um juiz e um juiz substituto, além de tentar trocar o procurador que cuida das investigações relacionadas à JBS. Para a OAB, o presidente feriu a Constituição ao não reportar às autoridades o relato do empresário.
  • O documento pede julgamento para perda de mandato e inabilitação para exercer cargo público por oito anos.

Justificativas da Ordem

“O pedido da OAB leva em consideração as manifestações do presidente da República, que em dois momentos, em rede nacional de televisão, declara textualmente conhecimento com relação a todos os fatos. O presidente declara que escutou desse empresário, que ele nominou como fanfarrão e delinquente, todos aqueles crimes e nada fez com relação ao que escutou”, disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia, ao chegar à Câmara.

Antes de protocolar o pedido, Lamachia acrescentou que a entidade também pediu o impeachment de Dilma Rousseff, “o que demonstra que a OAB é uma instituição absolutamente independente e apartidária.”

“Há menos de um ano, lamentavelmente, fomos nós da OAB, fui compelido a apresentar o pedido de impeachment da então presidente da República Dilma Rousseff. A OAB cumpre o seu papel, apresenta dois impeachments de dois presidentes da República, processos de impeachment diametralmente opostos no que diz respeito à questão das ideologias partidárias, o que demonstra que a OAB é uma instituição absolutamente independente e apartidária”, declarou.

O pedido da OAB foi protocolado na Câmara pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia, por conselheiros federais e presidentes das seccionais da entidade representativa dos advogados.

No último fim de semana, representantes da OAB de 24 estados e do Distrito Federal votaram a favor da apresentação de um pedido de impedimento do peemedebista. Só a seccional da entidade no Amapá se posicionou contra.

OAB entrega pedido de impeachment de Temer (Foto: Eugenio Novaes/OAB)

OAB entrega pedido de impeachment de Temer (Foto: Eugenio Novaes/OAB)

Outros pedidos de impeachment

Além do pedido da Ordem, já há outras 16 solicitações de destituição de Temer protocoladas no Congresso Nacional.

Desses pedidos, 13 foram apresentados desde a semana passada, após se tornar público o conteúdo da delação premiada dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista.

As delações atingem, principalmente, o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado do mandato parlamentar por determinação do STF.

O presidente Michel Temer (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O presidente Michel Temer (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Gravação

Como parte do acordo de delação, o empresário Joesley Batista entregou ao Ministério Público Federal gravação de uma conversa com Temer na qual relatou crimes que teria cometido para obstruir a Justiça.

O empresário usou um gravador escondido durante uma reunião com o presidente na noite de 7 de março, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, onde Temer mora.

O áudio também dá a entender, segundo os investigadores da Lava Jato, que Joesley teria recebido aval do presidente para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha. A defesa de Temer afirma que o áudio foi editado a pediu a suspensão do inquérito.

Na avaliação da OAB, independentemente de uma eventual edição da gravação entre Temer e o empresário, a conversa no Palácio do Jaburu indica que o presidente da República cometeu crime de responsabilidade.

A OAB identificou crime de responsabilidade em dois trechos da conversa entre Temer e Joesley. No primeiro, o empresário diz que tinha a favor dele dois juízes e um procurador. A entidade dos advogados afirma que o presidente deveria ter informado às autoridades imediatamente. Na conversa, Temer responde “ótimo, ótimo”.

Em outro trecho, o delator da Lava Jato pede ajuda a Temer para resolver assuntos pendentes no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para a OAB, um favor pessoal é incompatível com o cargo de presidente.

G1

Sete sites e apps que ajudam a viajar barato pelo mundo

Conheça algumas alternativas online que barateiam hospedagem, alimentação e passagens de avião.

iajar é a grande paixão de muitas pessoas, mas o custo das viagens pode transformar o passeio em um sonho distante. Entretanto, existe uma série de aplicativos e serviços online preparados justamente para ajudar os viajantes a diminuírem seus gastos com passagens, hospedagem e até alimentação. Confira, a seguir, uma lista com sete opções de sites e apps que vão ajudar a viajar mais barato pelo Brasil e pelo mundo.

Lista traz dicas e serviços de como viajar sem gastar muito dinheiro (Foto: Reprodução/Pond5)

Lista traz dicas e serviços de como viajar sem gastar muito dinheiro (Foto: Reprodução/Pond5)

1. Quanto Custa Viajar

Para economizar, organização é tudo. O site Quanto Custa Viajar faz um orçamento simplificado de viagens para cidades no Brasil e ao redor do mundo, contando despesas como hospedagem, alimentação e atrações (lazer). Você pode optar por ser um viajante de baixo custo, econômico ou confortável. Segundo sua escolha, o site te oferece uma média do quanto você deve gastar, já mostrando opções de lugares para se hospedar e comer, de acordo com suas preferências.

Quanto custa viajar faz orçamentos simplificados de viagens segundo o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Quanto custa viajar faz orçamentos simplificados de viagens segundo o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

O truque está justamente na escolha do perfil. Se o objetivo é economizar, opte por “baixo custo” e o site vai mostrar as melhores alternativas no orçamento.

2. Worldpackers

O Worldpackers é uma plataforma para incentivar o “work exchenge”. Ou seja, a ideia de viajar trocando a sua estadia por alguma habilidade ou serviço. Por lá, há diversas opções de trabalhos e países — são mais de 100 nações cadastradas. Os trabalhos vão de cozinheiro a professor de línguas, ou fazendeiro, fotografo, recepcionista e muito mais. As instituições que oferecem oportunidades vão desde albergues até ONGs. Como troca, o viajante também tem uma série de opções de benefícios: estadia e refeições grátis, aulas de ioga, surfe, idiomas, festas gratuitas e podem até oferecer alguma remuneração financeira.

Worldpackers - foto da interface (Foto: Reproudução/Luana Marfim)

Worldpackers – foto da interface (Foto: Reproudução/Luana Marfim)

3. Busca da melhor passagem

Os principais buscadores de passagens aéreas, como Google Voos, Decolar.com e Kayak, contam com uma função muito útil para economizar na hora de comprar o tíquetes — que muitas vezes são o maior custo de toda a viagem. É a função de procurar com datas flexíveis, tanto da ida quanto da volta. É claro que essa função vai depender da disponibilidade da sua agenda. Mas, tendo tempo, usá-la pode ser uma saída muito útil para economizar.

Kayak é um buscador de passagens aéreas que oferece o recurso de alerta de preço (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Kayak é um buscador de passagens aéreas que oferece o recurso de alerta de preço (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

4. Alerta de preço de passagem

Outra função interessante é a de alerta de preço. Os principais buscadores também a oferecem. Ativando o alerta de preço de passagem, o usuário é regularmente avisado por e-mail a respeito de quedas no valor dos voos para um determinado destino. Assim, se houver uma grande promoção, a chance de você conseguir aproveitar é maior.

Google Voos permite cadastrar passagens flexíveis (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Google Voos permite cadastrar passagens flexíveis (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

5. Viajar vendendo/comprando milhas

Outra saída para economizar na hora de comprar passagem é usar as milhas. Há diversas formas de ganhar milhas, mas um jeito diferente e bastante útil de otimizar essa prática é usar compradores de milhas online, como o Max Milhas. Dependendo da praça de origem e do momento da compra, a economia oferecida pode chegar até 80%.

Max Milhas é uma plataforma de compra e venda de milhas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Max Milhas é uma plataforma de compra e venda de milhas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

6. Airbnb

Hotéis, pousadas e albergues são as opções mais conhecidas para hospedagem em viagens, mas podem não ser as mais baratas. Alugar casas ou quartos costuma sair mais em conta e o Airbnb é uma plataforma ótima para isso. O site conta com milhares de hospedagens cadastradas em todo mundo e liga o viajante ao anfitrião de forma rápida e eficiente. Podem ser cobradas taxas extras ao visitante.

Airbnb é uma plataforma de aluguel de casas e quartos (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Airbnb é uma plataforma de aluguel de casas e quartos (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

7. Couchsurfing

Couchsufing é uma plataforma que, de certa forma, lembra um pouco o Airbnb, já que tem como proposta também se hospedar na casa de alguém. Mas esse serviço aqui é gratuito. A ideia é pegar o “sofá de alguém emprestado” por alguns dias. A proposta é mais amigável e “camarada”, a plataforma funciona como uma rede social que liga viajantes. Você ganha a oportunidade de se alojar na casa de alguém se também oferecer a sua para hospedagem. Não há nenhuma outra troca monetária.

Couchsurfing é uma rede social de viajantes para encontrar hospedagens e oferecer sua casa como hospedaria de forma gratuita (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Couchsurfing é uma rede social de viajantes para encontrar hospedagens e oferecer sua casa como hospedaria de forma gratuita (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

INVENTOR CRIA PNEUS QUE SE MOVEM PARA TODOS OS LADOS

Inovação foi desenvolvida por motorista de caminhão

Inventor está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado. (Foto: Reprodução Youtube)Inventor está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado.

(Foto: Reprodução Youtube)

m motorista de caminhão do Canadá, que faz as vezes de inventor, criou pneus que permitem que seu carro consiga se movimentar para todas as direções.

 

 

Em um vídeo publicado no YouTube, William Liddiard mostra como seu Toyota Platz – um modelo antigo da montadora japonesa – consegue se mover para todas as direções e, inclusive, rodar 360 graus. Veja abaixo.

 Batizada de Liddiard Wheels (pneus de Liddiard), a inovação foi desenvolvida ao longo de três anos. Embora este não seja o primeiro modelo de rodas onidirecionais, como são chamadas, este é capaz de se adaptar a todos os veículos.

Segundo a descrição do vídeo, os pneus foram desenvolvidos para serem usados “em todas as condições de tempo e da estrada”. Ele agora está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado.

http://revistapegn.globo.com

Bandidos explodem caixas eletrônicos de agências e posto de combustíveis em Pilar do Sul

Suspeitos atiraram contra uma viatura da PM e conseguiram fugir. Bancos estão isolados para o trabalho da perícia.

Área de autoatendimento de uma das agências atacadas ficou destruída com as explosões em Pilar do Sul  (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Área de autoatendimento de uma das agências atacadas ficou destruída com as explosões em Pilar do Sul (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Criminosos explodiram caixas eletrônicos das três únicas agências bancárias e de um posto de combustíveis de Pilar do Sul (SP), na madrugada neste domingo (23). Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu por volta das 3h30 e bandidos deram tiros de fuzil em uma viatura durante a fuga. Ninguém se feriu.

As agências atacadas ficam na região central da cidade e estão isoladas pela PM até a chegada da perícia. Cédulas de dinheiro chegaram a ficar espalhadas dentro dos bancos após a fuga dos criminosos. Ainda não há informações se o grupo conseguiu levar dinheiro.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) deve fazer uma varredura nos locais antes do trabalho da perícia para verificar se explosivos foram deixados no interior das agências, e sinalizar se há risco de explosões.

Fachada de loja foi danificada pelos explosivos usados nas agências (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Fachada de loja foi danificada pelos explosivos usados nas agências (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

A PM vai levantar imagens de câmeras de segurança para identificar quantos suspeitos participaram do crime e o número de carros usados na ação. Equipes de cidades da região foram acionadas para ajudarem nas buscas, mas até o momento nenhum bandido foi preso.

Os bancos alvos dos criminosos ficam nas ruas Santo Antônio, 5 de Novembro e Coronel Moraes Cunha. Uma loja localizada perto de uma das agências teve a fachada destruída por estilhaços da explosão.

Viaturas de Votorantim, Salto de Pirapora, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Piedade e Araçoiaba da Serra deram apoio à corporação de Pilar do Sul.

Polícia preserva os bancos até o trabalho do Gate e perícia na região central de Pilar do Sul  (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Polícia preserva os bancos até o trabalho do Gate e perícia na região central de Pilar do Sul (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Bandidos armados também agiram em um posto de combustíveis (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)Bandidos armados também agiram em um posto de combustíveis (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

Bandidos armados também agiram em um posto de combustíveis (Foto: Sérgio Santos/ Blog do Sérgio Santos)

G1

Jerry Adriani será enterrado nesta segunda-feira no Rio

Cerimônia acontecerá no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Cantor, que se tratava de câncer, morreu aos 70 anos neste domingo.

Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)

Jerry Adriani em foto de 29/10/2012 (Foto: Divulgação)

O cantor Jerry Adriani, que morreu neste domingo, no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, será enterrado nesta segunda-feira. O velório acontece de manhã no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio. O enterro acontece à tarde.

Ídolo da Jovem Guarda, o artista morreu às 15h30 deste domingo (23), aos 70 anos. Ele enfrentava um câncer.

A família confirmou a morte do artista ao G1 por telefone. Recentemente, Jerry Adriani também havia sofrido uma trombose em uma das pernas. Ao se internar, foi diagnosticado o câncer.

Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi “Italianíssimo”, quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira.

Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco “Um grande amor”. Também na década de 1960, Jerry virou apresentador do programa “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior. O programa coapresentado por Luiz Aguiar era um musical com apresentações de artistas como Os Vips, Os Incríveis e Cidinha Santos.

Outro programa musical que ele comandou foi “A grande parada”, no ar pela TV Tupi em 1967 e 1968. Ele era um dos apresentadores ao lado de Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pêra.

Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa gatinha a minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A grande parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).

Incentivo a carreira de Raul

Jerry Adriani também aproveitou de sua fama para dar apoio a novos artistas. Ele, por exemplo, foi um dos primeiros a incentivar um então pouco conhecido Raul Seixas.

Raulzito e os Panteras atuaram como banda de apoio de Jerry por três anos. O cantor gravou músicas de Raul (”Tudo que é bom dura pouco”, “Tarde demais” e “Doce doce amor”) e foi produzido pelo maluco beleza entre 1969 e 1971.

Depois da TV e do cinema, Jerry tentou a sorte no teatro. Em 1975, participou do musical “Brazilian Follies”, tendo ficado um ano e meio em cartaz.

Após essa experiência, ele seguiu fazendo shows e gravando discos. Em 1985, lançou “Tempos Felizes”, com regravações dos tempos de Jovem Guarda.

No inicio da década de 1990, Jerry se dedicou a um disco sobre as origens do rock, com o nome “Elvis Vive”. Em 1994, participou da novela “74.5 uma onda no ar”, exibida pela TV Manchete. Um ano depois, fez shows para comemorar os 30 anos da Jovem Gurda e participou como convidado especial de uma coletânea do estilo.

Em 1996, voltou à música italiana, com o disco CD “IO”. Em 1997, teve duas músicas em trilhas de novelas da Globo. “Engenho” fez parte da trilha de “A indomada”, e “Con te partiró”, dueto com a italiana Mafalda Minnozzi, foi parar na trilha de “Zazá”.Em 28/11/2002, no 'Jovens Tardes', Jerry Adriani e a banda LS Jack (Foto: TV Globo/Gianne Carvalho)

Em 28/11/2002, no ‘Jovens Tardes’, Jerry Adriani e a banda LS Jack (Foto: TV Globo/Gianne Carvalho)

Versões de Legião Urbana

Também na década de 1990, saiu o disco “Forza Sempre” (1999). O trabalho tinha apenas músicas da Legião Urbana regravadas em italiano.

Foi um dos maiores sucessos da carreira de Jerry Adriani desde os tempos da Jovem Guarda. De acordo com o site oficial do cantor, bateu a marca de 200 mil cópias. De quebra, “Santa Luccia Luntana” foi bastante tocada na novela “Terra Nostra”.

O primeiro DVD da carreira foi gravado em 2007, no Canecão, no Rio. “Jerry Adriani Acústico Ao Vivo” trouxe sucessos e inéditas em formato acústico. Em 2011, lançou o CD “Pop, Jerry & Rock”, incluindo homenagem para Raul Seixas e Tim Maia na música “2012”. A ideia de cantar outros ícones da músicas brasileira e do rock rendeu ainda o show “Jerry toca Raul & Elvis”.

Em 2014, Jerry Adriani completou 50 anos de carreira. Ele seguia em turnê pelo Brasil.

G1

Após acordo com Justiça dos EUA, Odebrecht pagará multa de US$ 2,6 bilhões em caso de corrupção

Construtora declarou-se culpada de acusações de suborno no país em dezembro. Dinheiro será dividido entre EUA, Brasil e Suíça. Empresa não comenta.

A Justiça dos Estados Unidos e a Odebrecht fecharam um acordo para que a empresa pague US$ 2,6 bilhões em multas para autoridades brasileiras, norte-americanas e suíças.

Em audiência na corte federal do Brooklyn, em Nova York, o juiz distrital Raymond Dearie determinou que cerca de US$ 93 milhões (R$ 288,7 milhões) serão destinados aos EUA, US$ 2,39 bilhões (R$ 7,42 bilhões) ao Brasil e US$ 116 milhões (R$ 360,1 milhões) à Suíça.

O jornal espanhol “El País” afirma que essa é a multa mais alta da história dos Estados Unidos para um caso estrangeiro de suborno.

William Burck, advogado da Odebrecht nos Estados Unidos, não comentou a decisão logo após a audiência. Procurado pelo G1, a empresa também disse que não comentaria.

A Odebrecht, juntamente com a petroquímica afiliada Braskem SA, declarou-se culpada de acusações de suborno nos Estados Unidos em dezembro. As autoridades americanas acusaram a Odebrecht de pagar cerca de US$ 788 milhões em subornos para obter contratos lucrativos a funcionários de 12 países, principalmente na América Latina.

Quando o acordo foi negociado, as partes concordaram que a multa deveria de US$ 4,5 bilhões, mas a Odebrecht alegou que teria capacidade de pagar até US$ 2,6 bilhões, valor que acabou homologado pelo juiz após a realização de um estudo.

A determinação judicial acontece no momento em que a Odebrecht tenta negociar acordos com outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Venezuela, Panamá e Portugal.

Pela regra da leniência, que é a negociação que beneficia a pessoa jurídica, o acordo com cada país deve ser assinado separadamente para que tenha efeito jurídico.

Os acordos com os Estados Unidos foram assinados porque parte do dinheiro da propina paga pela Odebrecht foi destinada a bancos norte-americanos e a projetos da empreiteira no país. Há, ainda, a suspeita do governo americano de que cidadãos ou empresas daquele país tenham cometido crimes em acordos com a Odebrecht.

No caso da Suíça, grande parte das propinas pagas no esquema de corrupção foram transferidas e movimentadas em bancos no país europeu.

As acusações contra a Odebrecht são resultados de uma investigação de quase três anos no Brasil sobre corrupção na estatal Petrobras, que levou a dúzias de detenções e agitação política brasileira.

Acordos de leniência

Em dezembro, o Ministério Público brasileiro informou que as empresas brasileiras Odebrecht e Braskem assinaram acordos de leniência com a Suíça e com os Estados Unidos para suspender ações judiciais contra as duas empresas nos dois países.

Esses acordos, ainda segundo o MP, permitem a preservação das empresas e a continuidade de suas atividades, inclusive para gerar valores necessários à reparação dos ilícitos.

G1

Cármen Lúcia e Fachin decidem reforçar equipe no STF para acelerar Lava Jato

Objetivo é priorizar as dezenas de inquéritos e ações penais ligadas ao escândalo. Novas investigações com base na delação da Odebrecht triplicaram número de inquéritos da operação no STF.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e o relator da Operação Lava Jato na Corte, Edson Fachin, acertaram nesta segunda-feira (17) criar um “grupo de assessoria especializada” para reforçar a equipe de funcionários que analisa as investigações do caso.

O objetivo é dar prioridade e celeridade às dezenas de inquéritos e ações penais ligadas ao escândalo da Petrobras e agora avolumadas com as novas investigações abertas a partir da delação da Odebrecht.

Ainda não estão definidos quantos e quais novos servidores serão alocados no gabinete de Fachin, que hoje conta com apenas três juízes auxiliares para cuidar de todo o estoque de processos do gabinete.

O volume de processos na Lava Jato, concentrada no gabinete de Fachin, triplicou com a delação da Odebrecht. Antes, eram cinco ações penais e 37 inquéritos em andamento na Corte.

Com as 76 novas investigações abertas com base nos depoimentos de ex-executivos do grupo, o STF passou a ter 113 inquéritos e mais cinco ações penais ligadas ao caso. No total, 195 pessoas são alvo dos processos.

Cármen Lúcia e Edson Fachin se reuniram por cerca de duas horas no final da manhã desta segunda na sala-cofre do STF onde estavam guardados, em sigilo, os inquéritos, provas e vídeos ligados à delação da Odebrecht.

Todo o material foi enviado, também nesta segunda, de volta à Procuradoria Geral da República (PGR), a quem cabe tocar as investigações junto com a Polícia Federal.

Ao abrir os inquéritos, Fachin também autorizou os investigadores a realizarem centenas de diligências, que incluem coleta de novos depoimentos, dados de acesso a edifícios e outras providências para coleta de prova.

O ministro também intimou a defesa de dois deputados – Beto Mansur (PRB-SP) e João Paulo Papa (PSDB-SP) – da abertura de inquéritos sobre eles. Como eles tramitam sob sigilo, as informações contidas nos pedidos de investigação ainda não vieram a público.

 G1

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda

Campanha vai até 26 de maio. Professores da rede pública e privada entraram para o público alvo.

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17) (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17) (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha vai até 26 de maio, e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13.

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

  • Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas

Três subtipos

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

G1

Pastor é suspeito de torturar e abusar sexualmente da enteada de 3 anos em Várzea Paulista

Homem que estava desaparecido há cerca de 9 meses foi apresentado na delegacia da cidade nesta segunda-feira (17). Mãe da vítima também ficou detida.

A polícia prendeu um pastor suspeito de agredir e abusar sexualmente da enteada de 3 anos. De acordo com a Polícia Civil, o homem apresentado nesta segunda-feira (17) na delegacia de Várzea Paulista responderá pelos crimes que aconteceram há cerca de nove meses, na cidade.

Ivanildo Gomes Coutinho, de 36 anos, foi preso com um mandado expedido pela juíza da cidade no interior de São Paulo. Durante o tempo que esteve foragido, o rapaz, que já tem passagens por quatro roubos e uma receptação, levava uma vida como pastor. Mesmo com o suposto disfarce, os investigadores chegaram até o suspeito, que foi localizado em Montes Claros (MG), norte de Minas Gerais. Ninguém da defesa do suspeito foi encontrado para falar sobre a investigação.

“Constatamos que o rapaz estava evadido e através dessas atividades de inteligência policial é que nós descobrimos que ele tinha desenvolvido uma outra faceta de bandido e passou a ser pastor em Minas Gerais”, explica o delegado Marcel Fehr.

Além dele, a mãe da criança também foi detida pelos mesmos crimes onde mora em Várzea Paulista. Ainda segundo os investigadores, ela manteve um relacionamento com Ivanildo por um ano. Foi durante esse tempo que a menina de 3 anos apareceu com hematomas pelo corpo e mudou o comportamento.

Conforme os policiais, as suspeitas foram confirmadas quando a criança teve que passar por sessões com psicólogo. Durante as consultas, os laudos comprovaram os abusos, assim como os desenhos feitos por ela. O material foi usado como prova e faz parte do inquérito.

Segundo o delegado o homem prendia o dedo da menina na porta e também dava refrigerante com pimenta.

“Algumas oportunidades ele prendeu o dedo da menina intencionalmente na porta do carro, fez ela beber refrigerante com pimenta. Tudo isso para impingir o clima de terror e pânico nela para que ela não contasse nada para a mãe e continuasse sendo subserviente a ele nos abusos sexuais que ocorriam permanentemente.”

Os dois foram condenados e podem pegar até 20 anos de prisão pelos crimes de maus-tratos e abuso sexual. A criança está com os avós maternos e continua recebendo ajuda psicológica.

G1 – Sorocaba

Delação da Odebrecht: Padilha é suspeito de cobrar propina para financiar campanhas eleitorais

O ministro da Casa Civil é citado em dois inquéritos autorizados pelo STF. Defesa de Padilha disse que só falará nos autos.

 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, é suspeito de cobrar propinas em nome do PMDB e do presidente Michel Temer para financiar campanhas eleitorais, segundo inquérito autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Padilha teria recebido, em duas ocasiões, ao menos R$ 8 milhões.

A defesa do ministro, representada pelo criminalista Daniel Gerber, afirma que todo e qualquer conteúdo de investigações será debatido exclusivamente dentro dos autos.

Fachin autorizou as investigações a partir do pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A PGR fez o pedido com base nas delações dos ex-executivos da Odebrecht.

Na primeira investigação, com base na delação feita por Paulo Cesana, ex-presidente da Odebrecht Transport, Padilha teria recebido um pagamento de R$ 4 milhões de Paulo Henrique Quaresma, após pedido feito à Odebrecht por Moreira Franco, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência – então ministro da Aviação Civil. A Odebrecht queria garantir clausulas para uma rodada de concessão de aeroportos.

O ministro da Casa Civil também teria participado de um jantar com Marcelo Odebrecht e Temer no Palácio do Jaburu, no qual teria solicitado o repasse de R$ 10 milhões para a campanha eleitoral. O valor seria dividido em R$ 6 milhões para Paulo Skaf e R$ 4 milhões para Padilha.

Em um segundo inquérito, os delatores Benedicto Barbosa da Silva Júnior, ex-diretor de infraestrutura da empreiteira, e Valter Luis Arruda Lana, ex-diretor da empresa no Sul, afirmaram que Padilha se envolveu na cobrança de vantagens indevidas na execução de um contrato para a construção de uma linha de trem entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

O contrato valia R$ 323.977.829,28. Segundo a investigação, Padilha pediu o pagamento de 1% do valor para interferir na licitação. Isso ocorreu entre o fim de 2008 e o início de 2009. O pagamento foi realizado, segundo o Ministério Público, por meio do Setor de operações Estruturadas da Odebrecht.

Fachin autoriza inquéritos para investigar 9 ministros, 29 senadores, 42 deputados e 3 governadores, diz jornal

‘O Estado de S. Paulo’ afirmou que teve acesso a despachos do ministro assinados eletronicamente no dia 4. Depois da divulgação, STF informou que são 76 inquéritos. Saiba o que disseram os citados.

 O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Procuradoria Geral da República (PGR) a investigar 9 ministros, 29 senadores e 42 deputados federais que fazem parte da chamada “lista do Janot”, afirmou nesta terça-feira (11) reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Entre os alvos dos novos inquéritos, segundo o site da publicação, estão os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

O teor das decisões de Fachin não foi divulgado oficialmente. O texto da reportagem informa que o jornal teve acesso a despachos do ministro, assinados eletronicamente no último dia 4.

Depois da divulgação das informações, o STF informou oficialmente que Fachin determinou a abertura de 76 inquéritos para investigar políticos e autoridades com base nas delações de ex-executivos da Odebrecht. Dessas investigações, duas estão mantidas em sigilo pelo ministro, que é relator da Operação Lava Jato no Corte.

Segundo o gabinete de Fachin, foram arquivados sete casos envolvendo autoridades, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por falta de indícios da ocorrência de crimes.

Segundo informou o Supremo, a PGR ainda pediu ao ministro que enviasse de volta aos investigadores três pedidos de investigação, para nova análise dos relatos. O próprio Fachin remeteu outros oito pedidos à PGR, para nova manifestação do órgão, responsável pela condução das investigações.

O ministro também decidiu enviar para instâncias inferiores da Justiça 201 pedidos de investigação de pessoas citadas sem o chamado “foro privilegiado” (prerrogativa de responder a processo somente no STF). Ainda existem outros 25 pedidos mantidos sob sigilo, por risco de atrapalhar as investigações.

 Fachin determina abertura de inquérito contra nove ministros de Temer, diz jornal

Ministros de Temer

Dos 28 ministros do governo Michel Temer, nove serão investigados no Supremo Tribunal Federal por ordem de Edson Fachin, afirma o jornal.

Janot pediu ao STF para investigar os ministros Eliseu Padilha (PMDB), da Casa Civil; Moreira Franco (PMDB), da Secretaria-Geral da Presidência; Gilberto Kassab (PSD), da Ciência e Tecnologia; Helder Barbalho (PMDB), da Integração Nacional; Aloysio Nunes (PSDB), das Relações Exteriores; Blairo Maggi (PP), da Agricultura; Bruno Araújo (PSDB), das Cidades; Roberto Freire (PPS), da Cultura; e Marcos Pereira (PRB), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

De acordo com o “Estadão”, Padilha e Kassab serão alvo de dois inquéritos abertos na Corte para apurar as denúncias dos delatores da Odebrecht.

A reportagem ressalta que Michel Temer é citado nos pedidos de abertura de dois inquéritos, mas, em razão da “imunidade temporária” que ele possui como presidente da República, a PGR não o incluiu na “lista do Janot”.

No período em que estiver no comando do Palácio do Planalto, Temer não poderá ser investigado por crimes que não tenham relação com o exercício do mandato.

Senadores

A reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” informa que os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Romero Jucá (PMDB-RR) são os alvos da “lista do Janot” com maior número de inquéritos abertos: 5 cada. Aécio é presidente nacional do PSDB. Jucá, além de presidir o PMDB, é o líder do governo Michel Temer no Senado.

Na sequência, vem o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é alvo de quatro inquéritos .

Delações da Odebrecht

Os pedidos de investigação apresentados em 14 de março ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se basearam nos depoimentos de 40 dos 78 delatores da Odebrecht, segundo informou o jornal.

De acordo com o site da publicação, Fachin autorizou a retirada do sigilo das investigações que ele mandou abrir a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A chamada “lista do Janot”, segundo “O Estado de S. Paulo”, contém 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 pedidos de remessa de trechos das delações que citam pessoas sem foro no STF para outras instâncias da Justiça, 7 pedidos de arquivamento e 19 outras providências.

De acordo com o jornal, o relator da Lava Jato também autorizou a investigação, no próprio STF, de um ministro do Tribunal de Contas da União, de três governadores e de 24 outros políticos e autoridades que, embora não tenham foro no tribunal, estão relacionados aos fatos narrados pelos colaboradores.

A lista

A lista dos investigados, segundo o jornal, é a seguinte (veja o que cada um falou dentre aqules com os quais o G1 conseguiu contato):

MINISTROS (9)

PMDB (3)

  • Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB) – “Tenho pouco elemento para poder me manifestar sobre isso. Mas eu acho que está dentro do quadro da normalidade. […] Eu não falo sobre isso. Não falo sobre esse assunto. Sobre esse assunto só falo nos autos do processo. Processo a gente fala nos autos do processo.”
  • Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (PMDB) – A assessoria do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, informou que ele não vai comentar o assunto.
  • Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB)

PSDB (2)

  • Ministro das Cidades Bruno Cavalcanti de Araújo (PSDB)
  • Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB)

PPS (1)

  • Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS)

PRB (1)

  • Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Antônio Pereira (PRB)

PP (1)

  • Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Borges Maggi (PP) – “Lamento que meu nome tenha sido incluído numa lista de pessoas citadas em delações da Construtora Odebrecht, sem que eu tivesse qualquer possibilidade de acesso ao conteúdo para me defender. Me causa grande constrangimento ter minha honra e dignidade maculadas, numa situação na qual não sei sequer do que sou acusado. Mesmo assim, gostaria de esclarecer que: 1. Não recebi doações da Odebrecht para minhas campanhas eleitorais; 2. Não tenho ou tive qualquer relação com a empresa ou os seus dirigentes. 3. Tenho minha consciência tranquila de que nada fiz de errado.”

PSD (1)

  • Ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab (PSD)

SENADORES (29)

PMDB (9)

  • Romero Jucá Filho (PMDB-RR) – “Sempre estive e sempre estarei à disposição da Justiça para prestar qualquer informação. Nas minhas campanhas eleitorais sempre atuei dentro da legislação e tive todas as minhas contas aprovadas.”
  • Renan Calheiros (PMDB-AL) – Em nota, Renan Calheiros afirmou que “a abertura dos inquéritos permitirá que eu conheça o teor das supostas acusações para, enfim, exercer meu direito de defesa sem que seja apenas baseado em vazamentos seletivos de delações. Um homem público sabe que pode ser investigado. Mas isso não significa condenação prévia ou atestado de que alguma irregularidade foi cometida. Acredito que esses inquéritos serão arquivados por falta de provas, como aconteceu com o primeiro”.
  • Edison Lobão (PMDB-MA)
  • Kátia Regina de Abreu (PMDB-TO)
  • Eunício Oliveira (PMDB-CE) – Em entrevista, Eunício Oliveira declarou: “Não tenho nenhuma informação sobre os nomes e nem sobre os inquéritos. Os homens públicos têm que estar sempre atentos e sem medo de fazer os enfrentamentos que a vida a pública nos oferece. Vamos tocar a pauta do Senado naturalmente. Vamos tocar a pauta com naturalidade.”
  • Eduardo Braga (PMDB-AM)
  • Valdir Raupp (PMDB-RO) – “Afirma que recebeu com tranquilidade a sua citação na lista do ministro Fachin publicada no dia de hoje, baseada em declarações de delatores que no desespero falam e ninguém pode impedir. Este será o momento que o senador terá para provar que as doações legais destinadas ao Partido foram declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral.”
  • Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
  • Marta Suplicy (PMDB-SP)

PSDB (7)

  • Aécio Neves (PSDB-MG) – Em nota, a assessoria do senador Aécio Neves informou que ele “considera importante o fim do sigilo sobre o conteúdo das delações, iniciativa solicitada por ele ao ministro Edson Fachin na semana passada, e considera que assim será possível desmascarar as mentiras e demonstrar a absoluta correção de sua conduta”.
  • Antônio Anastasia (PSDB-MG) – A assessoria do senador Antonio Anastasia informou que o parlamentar, em toda a sua trajetória “nunca tratou de qualquer assunto ilícito com ninguém”.
  • Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) – Nas redes sociais, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) postou a seguinte mensagem. “Eu recebi, sim, uma doação da Braskem, que é do grupo Odebrecht, na campanha de 2014. Essa doação foi devidamente declarada na minha prestação de contas. Acontece que agora o Ministério Público Federal está pedindo ao Supremo investigação, até mesmo, nessas doações legais porque começa a surgir suspeitas de que alguns partidos fizeram lavagem de dinheiro através das doações partidárias. E, cá para nós, tem que investigar, sim, até o fim, para que tudo seja devidamente esclarecido”.
  • Dalírio José Beber (PSDB-SC)
  • José Serra (PSDB-SP)
  • Eduardo Amorim (PSDB-SE)
  • Ricardo Ferraço (PSDB-ES) – “Foi com absoluta perplexidade e indignação que eu recebi a informação de que meu nome está incluído na chamada lista do Fachin. Toda minha campanha foi declarada e como poderão constatar na prestação de contas no TSE, esta empresa não foi doadora. Nunca tratei qualquer assunto com essas pessoas e tampouco autorizei que alguém tratasse. Acionarei esses mentirosos judicialmente para que provem as acusações.”

PT (4)

  • Paulo Rocha (PT-PA)
  • Humberto Costa (PT-PE) – O senador Humberto Costa (PT-PE) também divulgou nota, na qual informou que “espera a conclusão de inquérito aberto há mais de dois anos pelo STF, e para o qual a Polícia Federal já se manifestou em favor do arquivamento – aguarda ter acesso aos novos documentos para reunir as informações necessárias à sua defesa. O senador, que já abriu mão de todos os seus sigilos, se coloca, como sempre o fez, à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários”.
  • Jorge Viana (PT-AC) – “Sobre o envolvimento do meu nome e do governador Tião Viana, não há nenhuma denúncia de corrupção contra nós, mas questionamentos sobre a arrecadação da campanha em 2010. Vamos provar na Justiça o que dissemos antes: nossas campanhas foram dentro da lei e feitas com dinheiro limpo.”
  • Lindbergh Farias (PT-RJ) – “Mais uma vez confiarei que as investigações irão esclarecer os fatos e, assim como das outras vezes, estou convicto que o arquivamento será único desfecho possível para esse processo. Novamente justiça será feita.”

PSB (2)

  • Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) – “A defesa afirma que não foi oficialmente comunicada, tampouco teve acesso à referida investigação. Fernando Bezerra mantém-se, como sempre esteve, à disposição das autoridades a fim de prestar quaisquer esclarecimentos que elas possam necessitar.”
  • Lidice da Mata (PSB-BA)

DEM (2)

  • José Agripino Maia (DEM-RN) – O senador José Agripino Maia divulgou a seguinte nota: “Mesmo não tendo sido candidato em 2014 e desconhecendo o teor das menções a mim atribuídas, coloco-me à disposição da justiça para colaborar com as investigações que se venham a requerer.”
  • Maria do Carmo Alves (DEM-SE)

PP (2)

  • Ciro Nogueira (PP-PI)
  • Ivo Cassol (PP-RO)

PC do B (1)

  • Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – “A senadora esclarece que as doações feitas para suas campanhas foram oficiais, declaradas e posteriormente aprovadas pela Justiça Eleitoral.”

PTC (1)

  • Fernando Afonso Collor de Mello (PTC-AL)

PSD (1)

  • Omar Aziz (PSD-AM)

DEPUTADOS FEDERAIS (42)

PT (11)

  • Marco Maia (PT-RS) – “A defesa do deputado Marco Maia (PT-RS), representada pelo criminalista Daniel Gerber, informa que as ações criminais cabíveis contra estes delatores serão adotadas, na medida em que imputam a terceiros atos inexistentes como forma de obterem benefícios que não merecem junto ao Poder Judiciário.”
  • Carlos Zarattini (PT-SP)
  • Nelson Pellegrino (PT-BA)
  • Maria do Rosário (PT-RS)
  • Vicente “Vicentinho” Paulo da Silva (PT-SP)
  • Vander Loubet (PT-MS)
  • Zeca Dirceu (PT-PR)
  • Zeca do PT (PT-MS)
  • Vicente Cândido (PT-SP)
  • Décio Lima (PT-SC)
  • Arlindo Chinaglia (PT-SP)

PP (5)

  • Mário Negromonte Jr. (PP-BA)
  • Paulo Henrique Lustosa (PP-CE)
  • Cacá Leão (PP-BA)
  • Dimas Fabiano Toledo (PP-MG)
  • Júlio Lopes (PP-RJ)

DEM (5)

  • Rodrigo Maia (DEM-RM), presidente da Câmara – Disse em entrevista que confia na Justiça e vai continuar confiando sempre. Declarou que as citações de delatores são falsas e os inquéritos serão arquivados. Segundo ele, MP e Justiça estão fazendo seu papel de forma competente.
  • José Carlos Aleluia (DEM-BA)
  • Felipe Maia (DEM-RN)
  • Ônix Lorenzoni (DEM-RS)
  • Rodrigo Garcia (DEM-SP)

PMDB (4)

  • Jarbas de Andrade Vasconcelos (PMDB-PE)
  • Pedro Paulo (PMDB-RJ)
  • Lúcio Vieira Lima (PDMB-BA)
  • Daniel Vilela (PMDB-GO)

PSDB (4)

  • Jutahy Júnior (PSDB-BA)
  • Yeda Crusius (PSDB-RS)
  • João Paulo Papa (PSDB-SP)
  • Betinho Gomes (PSDB-PE)

PR (3)

  • João Carlos Bacelar (PR-BA)
  • Milton Monti (PR-SP)
  • Alfredo Nascimento (PR-AM)

PRB (2)

  • Celso Russomano (PRB-SP)
  • Beto Mansur (PRB-SP)

PSB (2)

  • José Reinaldo (PSB-MA), por fatos de quando era governador do Maranhão
  • Heráclito Fortes (PSB-PI)

PSD (2)

  • Antônio Brito (PSD-BA)
  • Fábio Faria (PSD-RN)

PC do B (1)

  • Daniel Almeida (PCdoB-BA)

PTB (1)

  • Paes Landim (PTB-PI)

PPS (1)

  • Arthur Oliveira Maia (PPS-BA)

SD (1)

  • Paulinho da Força (SD-SP)

Ministros do TCU (1)

  • Vital do Rêgo Filho – “O ministro do TCU Vital do Rêgo e sua defesa não tiveram acesso ao conteúdo do pedido de abertura de inquérito mencionado pela imprensa. O ministro está à disposição das autoridades e confia que será comprovada a falta de relação entre ele e os fatos investigados.”

SEM FORO NO STF (27)

Governadores (3)

  • Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD)
  • Governador do Acre Tião Viana (PT) – “Sobre o envolvimento do meu nome e do governador Tião Viana, não há nenhuma denúncia de corrupção contra nós, mas questionamentos sobre a arrecadação da campanha em 2010. Vamos provar na Justiça o que dissemos antes: nossas campanhas foram dentro da lei e feitas com dinheiro limpo. Nada devemos e nada tememos. Confiamos na Justiça.” (nota divulgada pelo senador Jorge Viana, irmão do governador)
  • Governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) – O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), divulgou nota na qual disse ter declarado todas as doações recebidas na campanha, que foram “rigorosamente dentro da lei, declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral”.

Outros (24)

  • Prefeita de Mossoró/RN Rosalba Ciarlini (PP), ex-governadora do Estado
  • Valdemar da Costa Neto (PR)
  • Luís Alberto Maguito Vilela, ex-Senador da República e Prefeito Municipal de Aparecida de Goiânia entre os anos de 2012 e 2014
  • Edvaldo Pereira de Brito, então candidato ao cargo de senador pela Bahia nas eleições 2010
  • Oswaldo Borges da Costa, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais/Codemig
  • Cândido Vaccarezza (ex-deputado federal PT)
  • Guido Mantega (ex-ministro)
  • César Maia (DEM), vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro e ex-deputado federal
  • Paulo Bernardo da Silva, então ministro de Estado
  • Eduardo Paes (PMDB), ex-prefeito do Rio de Janeiro
  • José Dirceu
  • Deputada Estadual em Santa Catarina Ana Paula Lima (PT-SC)
  • Márcio Toledo, arrecadador das campanhas da senadora Suplicy
  • Napoleão Bernardes, Prefeito Municipal de Blumenau/SC
  • João Carlos Gonçalves Ribeiro, que então era secretário de Planejamento do Estado de Rondônia
  • advogado Ulisses César Martins de Sousa, à época Procurador-Geral do Estado do Maranhão
  • Rodrigo de Holanda Menezes Jucá, então candidato a vice-governador de Roraima, filho de Romero Jucá
  • Paulo Vasconcelos, marqueteiro de Aécio
  • Eron Bezerra, marido da senadora Grazziotin
  • Moisés Pinto Gomes, marido da senadora Kátia Abreu, em nome de quem teria recebido os recursos
  • Humberto Kasper
  • Marco Arildo Prates da Cunha
  • Vado da Famárcia, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho – O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Vado da Farmácia, que teve o nome incluído na relação de políticos beneficiados por doações irregulares feitas pela Empreiteira Odebrecht, negou que tenha recebido qualquer recurso de forma ilícita para sua campanha eleitoral em 2012. Segundo ele, todas as doações foram feitas legalmente, de acordo com a legislação, e as contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito afirmou que não tem nada a temer e se coloca à disposição da Justiça para fazer os esclarecimentos necessários.
  • José Feliciano
 G1

Tiros deixam mortos e feridos em escola de San Bernardino, nos EUA

Dois adultos morreram em sala de aula e duas pessoas feridas foram levadas ao hospital. Polícia acredita ser um caso de um assassino suicida.

Tiros disparados dentro de uma sala de aula em uma escola da Califórnia, nos Estados Unidos, deixaram dois mortos e dois feridos nesta segunda-feira (10). A polícia acredita que o incidente, que aconteceu na escola de ensino fundamental North Park por volta das 10h30 locais (14h30 de Brasília), foi um caso de um assassino suicida.

Dois adultos morreram e dois alunos foram feridos e levados a um hospital. De acordo com a polícia, os dois adultos são um homem e uma mulher, e o homem morreu por um tiro disparado por ele mesmo. Em coletiva de imprensa, um porta-voz da polícia disse que ainda trabalham para identificar os dois mortos. Ainda não se sabe qual a relação entre o atirador e a vítima. Agentes da polícia foram à casa do atirador para investigar o caso.

A condição de saúde dos estudantes feridos é crítica. A polícia ainda não divulga suas idades e acredita que eles não eram alvo do atirador, mas provavelmente estavam perto da mulher que foi vítima. A polícia não sabe quantos tiros foram disparados.

Serviços de emergência respondem a tiroteio em escola de San Bernardino, nos EUA (Foto: Rick Sforza/Los Angeles Daily News via AP)

Serviços de emergência respondem a tiroteio em escola de San Bernardino, nos EUA (Foto: Rick Sforza/Los Angeles Daily News via AP)

Os bombeiros e a polícia estão no local, e os alunos foram levados de ônibus à Universidade do Estado da Califórnia. Eles serão interrogados e depois levados a uma outra escola para se reencontrarem com seus pais. A North Park ficará fechada pelos próximos dois dias.

“Temos dois estudantes que foram transportados em helicóptero para um centro local de trauma”, disse a porta-voz do Distrito Escolar Unificado de San Bernardino, Maria Garcia, à rede KTLA.

A terceira vítima é um professor (ou professora), de acordo com Garcia. “Não sabemos a idade dos alunos. Não sabemos em que série o professor ensinava”, disse ela.

 (Foto: )

O prefeito de San Bernardino, Carey Davis, lamentou o ocorrido e disse que recebeu um telefonema da Casa Branca expressando a preocupação do presidente Donald Trump com a comunidade local, alunos e professores da escola.

“Acreditamos que seja um assassino suicida. Aconteceu em uma sala de aula. Dois alunos foram transportados ao hospital”, afirmou o chefe da polícia pelo Twitter.

Inicialmente, os bombeiros tinham informado que atendiam quatro vítimas por balas e estavam na escola fazendo a contagem das vítimas. A escola fica perto da Universidade do Estado da Califórnia, que pediu que seus estudantes não saíssem do campus.

A cidade de San Bernardino foi palco de um massacre em dezembro de 2015, quando dois seguidores do grupo extremista Estado Islâmico abriram fogo em um centro comunitário e mataram 14 pessoas.

Tiroteio em escola em San Bernardino (Foto: Reprodução/GloboNews)

Tiroteio em escola em San Bernardino (Foto: Reprodução/GloboNews)

North Park School, em San Bernardino (Foto: Reprodução/Google Street View)

North Park School, em San Bernardino (Foto: Reprodução/Google Street View)

Receita recebeu mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda

Prazo para enviar declarações começou em 2 de março e segue até o dia 28 de abril; Receita espera receber 28,3 milhões de declarações em 2017.

A Secretaria da Receita Federal informou que pouco mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram enviadas pelos contribuintes até as 17h desta segunda-feira (10).

O prazo para envio começou em 2 de março e termina em 28 de abril. Até lá, a expectativa da Receita Federal é de receber 28,3 milhões de declarações.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caíram em malha fina.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo correspondente a 20% do imposto devido.

Quem deve declarar?

De acordo com a Receita Federal, deverá declarar, neste ano, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. O valor subiu 1,54% em relação ao ano passado, quando somou R$ 28.123,91 (relativos ao ano-base 2015), embora a tabela do Imposto de Renda não tenha sido corrigida em 2016.

Quem optar pelo desconto simplificado, abre mão de todas as deduções admitidas na legislação tributária em troca de uma dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis, limitada a R$ 16.754,34, mesmo valor do ano passado.

Estudo divulgado em janeiro pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) aponta que, entre 1996 e 2016, a tabela do IRPF acumula uma defasagem de cerca de 83%. A defasagem acumulada no ano passado ficou em 6,36% – a maior dos últimos 13 anos. Isso sem contar a correção de 1,54% no limite de isenção.

No fim do ano passado, o governo informou que pretende corrigir a tabela do IR em 5% neste ano, o que valerá, se implementado, para a declaração do IRPF de 2018, referente ao ano-base 2017.

CPF para dependentes maiores de 12 anos

Uma das novidades deste ano é que os contribuintes terão que informar o CPF das pessoas listadas como dependentes e que tenha 12 anos ou mais. Até o ano passado, a exigência era para dependentes acima dos 14 anos.

Formas de entrega

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço “Fazer Declaração”, disponível para tablets e smartphones.

Não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.

G1

Espelhos da redação do Enem 2016 saem nesta terça-feira, diz Inep

Versão digitalizada dos textos escritos pelos candidatos é usada para fins pedagógicos.

Os espelhos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 serão divulgados nesta terça-feira (11), a partir das 10h, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A data limite anunciada pelo próprio Inep para a divulgação deste material era nesta segunda-feira (10), porém, o instituto optou pelo atraso porque o edital do Enem 2017 saiu hoje.

Os espelhos são uma versão digitalizada dos textos escritos pelos candidatos e são usados para fins pedagógicos. Além dos espelhos, o Inep divulga também as justificativas para as notas em cada uma das cinco competências exigidas no exame.

Desde 2012, o Inep e o Ministério Público Federal (MPF) mantêm um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual o governo federal se compromete a divulgar os espelhos até 60 dias após a divulgação das notas. Em 2017, as notas foram divulgadas em 18 de janeiro. Por isso, pelos termos do acordo, a divulgação dos espelhos deveria sair até meados de março.

No ano passado, os espelhos só foram liberados em 13 de junho, com três meses de atraso.

G1

Paraquedista fica ferido em acidente durante salto em Boituva

Vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo e caiu cerca de dois quilômetros de onde ia pousar, dizem bombeiros.

Paraquedista foi socorrido por bombeiros após queda em Boituva (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)Paraquedista foi socorrido por bombeiros após queda em Boituva (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Paraquedista foi socorrido por bombeiros após queda em Boituva (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Um paraquedista ficou ferido após ter problemas em seu salto durante o pouso, em Boituva (SP), neste sábado (8). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), quando, por motivos desconhecidos, caiu em uma rua próxima à praça Pedro Pinesi, Jardim Santa Cruz. O local fica a cerca de dois quilômetros de distância do local esperado para o pouso.

Segundo o comerciante Welligton Pantojo, todos se assustaram quando viram a queda do paraquedista. “Tenho uma loja próximo do local, quando vi o homem no chão. Moradores e comericantes se asusstaram com o acidente”, relatou ao G1.

Ainda segundo os bombeiros, o paraquedista foi socorrido por uma Unidade de Resgate e levado ao hospital com ferimentos leves. As causas do acidente serão investigadas e a identidade da vítima não foi divulgada.

Segundo os bombeiros, vítima sofreu ferimentos leves (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Segundo os bombeiros, vítima sofreu ferimentos leves (Foto: Arquivo pessoal/Wellington Pantojo)

Vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo, afirmam bombeiros (Foto: Reprodução/TV TEM)

Vítima havia saído do Centro Nacional de Paraquedismo, afirmam bombeiros (Foto: Reprodução/TV TEM)

De ponta a ponta, Hamilton vence na China e lidera o campeonato ao lado de Vettel

Inglês da Mercedes dominou a corrida em Xangai, não sendo ameaçado em nenhum momento. Vettel foi o 2º e Verstappen, em grande prova de recuperação, fechou o pódio. Massa termina em 14º

Tranquilo, assim pode ser definido o 54ª triunfo de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Neste domingo, o inglês não deu chances para os adversários e liderou do começo ao fim o GP da China, garantindo a primeira vitória dele na temporada, igualando Sebastian Vettel na liderança do campeonato. O alemão da Ferrari, por sua vez, teve que remar para recuperar posições perdidas no box, e finalizou a prova na segunda colocação. Saindo de 16º, Max Verstappen deu show, ultrapassou por dentro, por fora e no final segurou o companheiro Daniel Ricciardo para conquistar um valioso terceiro lugar.

Entre os considerados “segundos pilotos”, Kimi Raikkonen lutou contra um problema no torque do motor Ferrari e encerrou a corrida na quinta colocação. Já Valtteri Bottas errou sozinho durante a bandeira amarela, e se viu obrigado a fazer uma prova de recuperação, levando o carro 77 da Mercedes a um modesto sexto lugar. Completaram o Top 10, Carlos Sainz em sétimo, Kevin Magnussen em oitavo e a dupla da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon, em nono e décimo respectivamente.

Felipe Massa largou mal e ao final da primeira volta já tinha caído de sexto para décimo. O brasileiro não se encontrou na corrida, e recebeu a bandeirada na 14ª colocação, à frente apenas da Sauber de Marcus Ericsson, entre os carros que completaram a prova. Fernando Alonso, por sua vez, mais uma vez tirou tudo o que podia da frágil McLaren, passando grande parte da prova entre os dez primeiros. No final, porém, o espanhol se viu obrigado a abandonar o GP da China em razão de um problema com a homocinética no carro da escuderia britânica.

A Fórmula 1 volta daqui a uma semana, em Sakhir, com o GP do Bahrein. O primeiro treino livre será no dia 14 de abril às 8h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. A prova acontece na manhã de domingo às 12h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Classificação final da prova

Classificação final - GP da China (Foto: Reprodução/Twitter)Classificação final - GP da China (Foto: Reprodução/Twitter)

Classificação final – GP da China (Foto: Reprodução/Twitter)

Planta babosa surpreende como biofertilizante nas plantações

Erva, que é matéria-prima da indústria de cosméticos, vem sendo usada na produção de um fertilizante. Agricultores dizem que produtividade das lavouras aumentou.

Na fazenda de Magno Alves, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a babosa foi plantada em uma área de 10 hectares e daqui um ano começa a colheita.

A babosa, muito empregada em produtos cosméticos, é originária da África e tem o nome científico de Aloe Vera. Alguns registros dão conta de que ela já era conhecida antes do nascimento de Jesus Cristo. Agora, a babosa também é usada como biofertilizante.

( a reportagem exibida no programa em 09/04/2017)

No processo, a babosa vai do campo direto para um centro de processamento. A planta é lavada, picada e liquidificada com água. Depois, o produto é coado e segue para uma centrífuga, onde são retiradas as impurezas. O biofertilizante é reservado em tambores. Em uma fábrica na região de Campinas, a erva é analisada quimicamente antes de ser envasada.

O agrônomo José Romeu Fávaro acompanhou o projeto de criação do biofertilizante e explica que o produto forma uma camada de proteção sobre as plantas, diminuindo os efeitos do sol forte. Além disso, a babosa também ajuda na nutrição da lavoura.

Edemur Pedroso da Silva aceitou testar o produto numa plantação de soja e milho. A conclusão dele foi que a produção aumentou 5%. O biofertilizante também foi testado na lavoura de café do José Sanches.

O produtor estava pensando em acabar com o cafezal de 7 mil pés por causa da baixa produtividade, mas conta que, depois de três aplicações de babosa, as plantas reagiram e a produção surpreendeu com uma terceira florada, sendo que normalmente são apenas duas.

Edivânia da Silva Andrade cultiva pimentão, pepino e tomate em estufas. Ela conta que a aplicação do biofertilizante diminuiu o aparecimento de insetos que prejudicavam a produção, aumentou o número de frutos e a qualidade.

O produtor de soja em Nova Xavantina (MT), Luiz Carlos de Andrade, se interessou pelo produto e foi até o Centro-Oeste Paulista para ter mais detalhes sobre o biofertilizante. Para ele, o investimento compensa porque é de baixo custo e pode trazer uma melhora de até 10% na produção.

Fonte:

O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar do programa, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com.

Expoagro em Itapetininga ajuda a movimentar a economia da região

Segundo a organização, evento traz o retorno de cerca de R$ 20 milhões ao município. Produtores afirmam que evento é essencial para a troca de experiências.

Os 10 dias de festa da 47ª Expoagro em Itapetininga proporciona, além de diferentes atrações aos moradores, que a renda do município e da região aumente. Segundo os organizadores, por ano o evento tem um retorno de cerca de R$ 20 milhões na economia e gera cerca de 1.100 empregos diretos e indiretos. Além disso, permite que os produtores conheçam as novas tecnologias.

De acordo com o presidente da exposição Amauri Elias Xavier, o evento movimenta a economia da cidade. “Por mais que o evento seja temporário, movimenta todos os setores do comércio e envolve a população. Criou-se um turismo natural e cultural”, afirma.

Segundo presidente da exposição Amauri Elias Xavier, o evento envolve a população (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo presidente da exposição Amauri Elias Xavier, o evento envolve a população (Foto: Reprodução/TV TEM)

Além da pecuária, o setor industrial também é beneficiado com o evento. Segundo o vendedor de máquinas agrícolas José Luiz Alcântara, nos primeiros dias de festa já observou os resultados positivos.

“Até o final do evento a expectativa de vendas é de R$ 900 mil. O comprador pesquisa os preços, analisa o diferencial de cada equipamento, verifica cada detalhe e eficiência de cada produto e acaba comprando. O agricultor que investir em maquinário está fazendo ótimo negócio”, explica.

Projeto promove melhoramento genético em animais (Foto: Reprodução/TV TEM)

Projeto promove melhoramento genético em animais (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com o técnico de campo da Associação Brasileira de Criados de Zebu, Cristiano Perroni Ribeiro, o evento é uma oportunidade para produtores de pequeno e médio porte, pois todo ano são apresentadas diversas novidades.

“Este ano estamos promovendo o melhoramento genético, que tem como objetivo atender o pequeno e médio produtor. Eles têm a possibilidade de adquirir essa genética e colocar na fazenda, melhorando seus animais e consequentemente agregando seus negócios e movimentando a economia da região”, afirma.

O setor industrial também é beneficiado na Expoagro de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

O setor industrial também é beneficiado na Expoagro de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

O pecuarista Daniel Ribeiro, por exemplo, tem gado de corte na região de Taguaí (SP) e Fartura (SP), e visita todo ano a Expoagro para conhecer as novidades. “Aqui temos contato com pessoas que são referências no ramo. Então, todo ano eu tento participar para ter essa troca de informações e sempre melhorar”, conta.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo Arnaldo Jardim, a tradição da festa fez com que ela seja referência em todo o estado. “Além da interação com novos equipamentos agrícolas, o evento promove a troca de experiências. Isso diminui a distância entre os órgãos oficiais com os produtores, o que gera um desenvolvimento tanto para o produtor quanto para as políticas públicas”, conclui.

300 expositores participam da 47ª Expoagro de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

300 expositores participam da 47ª Expoagro de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Evento promove troca de experiência aos produtores da região de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Evento promove troca de experiência aos produtores da região de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Caixa antecipa para sábado início da 2ª fase de saques das contas inativas do FGTS

Nesta segunda fase poderão sacar os nascidos em março, abril e maio. Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores têm direito a receber R$ 11,2 bilhões nesta fase.

FGTS

A Caixa Econômica Federal antecipou, de segunda (10) para este sábado (8), o início da segunda rodada de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o presidente do banco, Gilberto Occhi, cerca de 2,3 milhões de trabalhadores vão receber os depóstios dos recursos a que têm direito diretamente em suas contas neste sábado.

Esses depósitos marcam o início da segunda fase de saques das contas inativas do FGTS. Nesta fase, podem retirar os recursos os nascidos em março, abril e maio. Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores poderão fazer saques nesta segunda fase. Eles têm direito a um total de R$ 11,2 bilhões.

A primeira fase aconteceu ao longo do mês de março, quando puderam sacar recursos de contas inativas os nascidos em janeiro e fevereiro. O programa está previsto para se encerar em julho e, até lá, cerca de R$ 35 bilhões devem ser sacados dessas contas inativas.

Novo calendário de saque das contas inativas do FGTS (Foto: Editoria de arte/G1)

Novo calendário de saque das contas inativas do FGTS (Foto: Editoria de arte/G1)

Agências estarão abertas neste sábado

Occhi informou que, além dos depósitos direto nas contas, 2,1 mil agências e 200 salas de atendimento (dentro de agências) também vão funcionar neste sábado (8) para atender aos trabalhadores.

Na primeira etapa do programa, que contou com saques de R$ 5,9 bilhões (3,7 milhões de titulares de contas inativas do FGTS), 1,8 mil agências foram abertas no fim de semana.

A Caixa informou ainda que os clientes poderão agendar DOC (transferências eletrônicas) para contas de outros bancos. Esses agendamentos poderão ser feitos para a segunda-feira (10) e os recursos estarão disponíveis na conta do outro banco na terça (11).

Os chamados TEDs, transferências eletrônicas que permitem que os recursos caiam no mesmo dia em contas de outros bancos, não estará disponível neste sábado (8), pois só pode ser feito em dia útil, informou a Caixa.

Além disso, na próxima segunda (10), terça (11) e quarta-feira (12), as agências da Caixa vão abrir às 8h da manhã, duas horas mais cedo na maior parte das cidades, também com o objetivo de ajudar os titulares de contas inativas do FGTS no processo de saques dos valores.

Como sacar?

  • Valores de até R$ 1.500 podem ser sacados no autoatendimento, mas para isso é preciso ter o Cartão Cidadão e senha.
  • Para valores até R$ 3 mil, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa.
  • Acima de R$ 3 mil, os saques devem ser feitos nas agências da Caixa.

Para facilidade no atendimento, os trabalhadores devem sempre ter em mãos o documento de identificação e Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. Para valores acima R$ 10 mil é obrigatória a apresentação de tais documentos.

 Trabalhador precisa levar comprovantes de rescisão de contrato de trabalho, diz Occhi

Principais problemas

Segundo a Caixa, o principal problema no processo de saque das contas inativas do FGTS tem sido a ausência de registro da saída do trabalhador do seu emprego (que comprova que a conta é inativa) ou o não depósito dos valores nas contas pelos patrões.

No caso da falta do registro de saída do emprego, a Caixa informou que consegue resolver o problema. Entretanto, o trabalhador precisa levar ao banco a documentação necessária, mas há um prazo de 48 horas para o trabalhador poder efetuar o saque.

“Se o trabalhador tem toda comprovação da suas contas, tem o termo, a carteira profissional, mas eventualmente o empregador não fez o depósito, a orientação é que o trabalhador procure primeiro a empresa, o sindicato da sua categoria e a superintendência regional do trabalho”, disse o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

O diretor-executivo de Fundos de Governo da instituição financeira, Valter Nunes, informou que houve “muito poucos” trabalhadores com demora no recebimento das contas inativas do FGTS por conta de “marcas” em suas contas, como, por exemplo, contas bloqueadas, ou que só tinha para fundos específicos. Mas acrescentou que o banco buscou resolver esses problemas para que não se repitam nessa segunda-fase do programa.

 Fonte G1

Joalheria é assaltada por criminosos na área central de Itapetininga

Casal entrou armado com revólver e rendeu funcionárias. Outros dois comércios foram assaltados na cidade, diz polícia.

 Uma joalheria foi assaltada por criminosos armados com revólver, nesta quarta-feira (5), no Centro de Itapetininga (SP).

De acordo com a polícia, as vendedoras do estabelecimento informaram que um homem e uma mulher entraram na loja e as renderam. Em seguida, os ladrões pediram para levá-los até uma sala onde estavam as joias que não ficam expostas. A dupla colocou diversas joias em uma mala e, em seguida, fugiu.

Segundo o proprietário da loja, José Paulo Girelli, esta é a quarta vez que seu estabelecimento é roubado. “É a quarta vez que sou assaltado por falta de segurança do município. Estou com um prejuízo tão grande que tenho que trabalhar 10 anos pra recuperar

Ainda de acordo a polícia, no estabelecimento há câmeras de segurança e as imagens serão analisadas para que os assaltantes possam ser identificados. O proprietário da loja ainda não estimou o valor das joias levadas.

Casal armado roubou joalheria no Centro de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Casal armado roubou joalheria no Centro de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Outros crimes

Um homem invadiu e furtou dinheiro que estava no caixa de um bar, na Vila Santana, na manhã desta quarta-feira, em Itapetininga. Segundo a polícia, o criminoso encostou próximo ao caixa e, enquanto ninguém olhava, furtou R$ 100.

Ainda segundo a polícia, quase uma hora depois um adolescente invadiu um estacionamento de carros na área central e furtou R$ 150.

Câmeras de monitramento registram o crime (Veja vídeo acima) e nas imagens é possível ver que o ladrão entra, percebe a movimentação e vai para o lado de dentro onde está o caixa. Em seguida, sem a presença da atendente, o adolescente furta dinheiro e foge. A vítima volta minutos depois, percebe a ação, mas não encontra mais o adolescente. Os dois casos foram registrados na delegacia e serão investigados.

Adolescente furta dinheiro de estabelecimento de carros no Centro (Foto: Reprodução/TV TEM)

Adolescente furta dinheiro de estabelecimento de carros no Centro (Foto: Reprodução/TV TEM)

5 atitudes que levam à falência em 5 anos 

Que empreendedor não tem medo de falir? Existem muitas consequências em jogo quando se abre uma empresa, e o sonho de seguir adiante com o próprio negócio é o principal motivador para seguir adiante. Existem muitos fatores que contribuem para fechar uma empresa, mas alguns estão diretamente relacionados à forma como o empreendedor lida com sua imagem e a maneira como as pessoas enxergam a marca. A coach de imagem e reputação Nathana Lacerda explica quais erros podem ser fatais se não forem consertados nos primeiros anos.

1. Acreditar que é preciso valorizar apenas a marca

Enquanto alguns empreendedores não querem ser vistos, pensando que isso tira o valor da marca que vendem, a especialista conta que é muito positivo adotar posturas mais pessoais. “Se o empreendedor não quiser aparecer e colocar seu estilo, a marca deve ter uma linguagem que permita mais proximidade com o público, criando um personagem, por exemplo”, explica Nathana, que cita os exemplos positivos da Prefeitura de Curitiba, que criou uma linguagem própria, e da bebida Catuaba Selvagem, que responde às pessoas como se fosse uma garrafa conversando com a audiência.

2. Acreditar que o público compra apenas pela qualidade

 Ainda que vender produtos ou serviços de qualidade seja a base para qualquer empreendimento, Nathana Lacerda explica que uma marca pode ser ameaçada pela falta de identificação do público com os valores, o posicionamento e as causas que ela defende. “Quando se tem um posicionamento definido, o público se identifica com a marca, e passa a se apaixonar por ela”, explica, destacando casos recentes de produtos que se posicionaram a favor da diversidade ou com propostas inclusivas para todos, e que geraram repercussão positiva. “Repare nas redes sociais a forma como as pessoas conversam com a marca ou trocam memes como forma de interação. Isso acontece porque a empresa sabe bem o que quer e se posiciona para falar com aquele público”.

3. Fazer de tudo

Outra atitude que pode levar uma empresa ou um empreendedor digital ao fundo do poço é fazer muita coisa ao mesmo tempo e tratar de vários assuntos. “Tem empreendedor que fala de tudo um pouco, não tem um assunto específico, e por isso acaba se tornando irrelevante”, conta. Segundo Nathana, o segredo é dominar um assunto específico e atingir o público com profundidade naquele tema. “Reflita sempre se você é especialista em algo ou se apenas fala algumas coisas que algum concorrente sabe mais e faz melhor”.

4. Estudar demais e aplicar de menos

Livros, cursos e eventos sobre empreendedorismo não faltam. “Existe muito conteúdo a ser estudado e o bom empreendedor está sempre aprendendo, mas de nada adianta estudar tudo sem realmente colocar em prática”, explica a coach. Por isso, é necessário estabelecer prazos para colocar em prática o que foi aprendido. “De que adianta saber muito e não mostrar ao público toda a experiência e conhecimento adquirido?”, questiona.

5. Trabalhar sozinho

Uma das ações mais importantes do empreendedor se chama networking. “Quem não constrói uma boa relação com contatos dificilmente consegue crescer”, explica. No entanto, a coach de imagem e reputação alerta para que os relacionamentos sejam genuínos. “Conecte-se com quem tem valores e visões de negócio semelhantes, e não com foco unicamente nos resultados que a pessoa poderá trazer”. O importante, segundo a especialista, é saber que o bom relacionamento é uma das chaves para não viver no anonimato.

Neymar está disposto a trocar Barça pelo futebol inglês, diz jornal

Durante a semana, ganhou força na imprensa internacional as especulações de que Neymar pode trocar o Barcelona pelo poderoso futebol inglês, onde ganharia valores recordes em termos de salário. E o atleta poderia realmente estar disposto a mudar de ares.

De acordo com o Sunday Times , para se tornar o jogador mais bem pago do futebol mundial, o camisa 11 dos catalães vai ouvir as propostas de dois dos maiores clubes da Inglaterra e do planeta: Chelsea e Manchester United.

Neymar
Neymar

Foto: Getty Images / PurePeople

Neymar pede cerca de 400 mil libras (R$1,5 milhão, aproximadamente) por semana, e teria recebido a garantia do técnico José Mourinho de que os Diabos Vermelhos podem cobrir este valor.

Ainda de acordo com a publicação, o atacante já teria confessado a amigos que ambos as equipes estavam atrás dele, com o treinador português insistindo bastante. Se realmente trocar de clube, Neymar pode se tornar protagonista de seu time. No Barça, ele divide as atenções com Lionel Messi e Luis Suárez.

Apesar das especulações, Mourinho garantiu, durante a semana, que não há condições financeiras de tirar o craque da Espanha. ” Acho que pedir Neymar é absurdo. Acho que um clube como o Barcelona não pode e nem vai perder Neymar. O Neymar vai ser o grande jogador do Barcelona pós-Messi. Acho que é tentar arrombar um cofre. Impossível”, declarou, àEspn Brasil .

Aos 25 anos, o brasileiro está no clube do Camp Nou desde 2013, quando deixou o Santos em negociação que se tornou caso de Justiça por conta de irregularidades. Dentro de campo, o camisa 11 já conquistou diversos títulos, formando o famoso trio MSN, com Messi e Suárez.

Fonte: Terra/Lance