Produtores rurais investem em modelo de agricultura para venda direta

Sistema une consumidores e agricultores em Itapetininga e Boituva. Sem intermediários, a venda é direta e prevê a entrega de hortaliças sem uso de agrotóxicos.

Há três anos o produtor Francisco de Assis Pereira deixou de ser feirante na capital paulista para trabalhar em uma fazenda em Itapetininga (SP). O sustento da família vem de três hectares, onde nenhum tipo de agrotóxico é usado.

A maior parte do que ele planta vai para a mesa da própria família. Além de ter certeza de que os alimentos não estão com veneno, o agricultor sabe que toda a produção será vendida. Ele participa de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). A ideia surgiu no Japão há 40 anos e vem ganhando adeptos no Brasil.

Cada uma das 27 famílias que formam o grupo paga, por mês, uma cota de R$ 180 para financiar a produção do Francisco. A Sophie, dona da fazenda, conheceu o sistema CSA quando morou na Europa e resolveu implantar o modelo no interior de São Paulo.

Sophie afirma que o sistema representa uma revolução por não trabalhar a cultura do preço e, sim, a do apreço. Uma vez por semana os produtos são retirados da horta e separados em cestas. Horas depois da colheita, os alimentos já estão com os consumidores, que no CSA são chamados de co-agricultores.

Sistema une consumidores e agricultores em Itapetininga e Boituva (Foto: Reprodução/TVTEM)Sistema une consumidores e agricultores em Itapetininga e Boituva (Foto: Reprodução/TVTEM)

O professor Vicente Barros, que é um dos co-agricultores, diz que além de pagar para ter os produtos, a pessoa acompanha a produção. Ele explica que se a produção aumentar, o participante irá receber uma quantidade maior do que o combinado e, caso haja algum problema de ordem climática, também arcará com a alteração.

A garantia de uma renda fixa foi o que fez Jeferson Parra, de Boituva (SP), aderir também a uma CSA. Cerca de 40 famílias assinaram um contrato de um ano com o agricultor e pagam 190 reais por mês para contar com a produção de vários alimentos.

Em 10 hectares, Jeferson tem verduras, legumes e frutas. Tudo é produzido seguindo os preceitos orgânicos. O agricultor conta que usa preparados biodinâmicos e homeopatia. A produção é entregue toda segunda-feira na sede da Cooperativa de Agricultores de Boituva. Alexandra Lopes faz parte do grupo e diz que é uma vantagem grande saber a procedência e a qualidade dos alimentos.

Fonte: O Nosso Campo…. é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar do programa, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com.

Caixa antecipa para sábado início da 2ª fase de saques das contas inativas do FGTS

Nesta segunda fase poderão sacar os nascidos em março, abril e maio. Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores têm direito a receber R$ 11,2 bilhões nesta fase.

FGTS

A Caixa Econômica Federal antecipou, de segunda (10) para este sábado (8), o início da segunda rodada de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o presidente do banco, Gilberto Occhi, cerca de 2,3 milhões de trabalhadores vão receber os depóstios dos recursos a que têm direito diretamente em suas contas neste sábado.

Esses depósitos marcam o início da segunda fase de saques das contas inativas do FGTS. Nesta fase, podem retirar os recursos os nascidos em março, abril e maio. Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores poderão fazer saques nesta segunda fase. Eles têm direito a um total de R$ 11,2 bilhões.

A primeira fase aconteceu ao longo do mês de março, quando puderam sacar recursos de contas inativas os nascidos em janeiro e fevereiro. O programa está previsto para se encerar em julho e, até lá, cerca de R$ 35 bilhões devem ser sacados dessas contas inativas.

Novo calendário de saque das contas inativas do FGTS (Foto: Editoria de arte/G1)

Novo calendário de saque das contas inativas do FGTS (Foto: Editoria de arte/G1)

Agências estarão abertas neste sábado

Occhi informou que, além dos depósitos direto nas contas, 2,1 mil agências e 200 salas de atendimento (dentro de agências) também vão funcionar neste sábado (8) para atender aos trabalhadores.

Na primeira etapa do programa, que contou com saques de R$ 5,9 bilhões (3,7 milhões de titulares de contas inativas do FGTS), 1,8 mil agências foram abertas no fim de semana.

A Caixa informou ainda que os clientes poderão agendar DOC (transferências eletrônicas) para contas de outros bancos. Esses agendamentos poderão ser feitos para a segunda-feira (10) e os recursos estarão disponíveis na conta do outro banco na terça (11).

Os chamados TEDs, transferências eletrônicas que permitem que os recursos caiam no mesmo dia em contas de outros bancos, não estará disponível neste sábado (8), pois só pode ser feito em dia útil, informou a Caixa.

Além disso, na próxima segunda (10), terça (11) e quarta-feira (12), as agências da Caixa vão abrir às 8h da manhã, duas horas mais cedo na maior parte das cidades, também com o objetivo de ajudar os titulares de contas inativas do FGTS no processo de saques dos valores.

Como sacar?

  • Valores de até R$ 1.500 podem ser sacados no autoatendimento, mas para isso é preciso ter o Cartão Cidadão e senha.
  • Para valores até R$ 3 mil, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa.
  • Acima de R$ 3 mil, os saques devem ser feitos nas agências da Caixa.

Para facilidade no atendimento, os trabalhadores devem sempre ter em mãos o documento de identificação e Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato. Para valores acima R$ 10 mil é obrigatória a apresentação de tais documentos.

 Trabalhador precisa levar comprovantes de rescisão de contrato de trabalho, diz Occhi

Principais problemas

Segundo a Caixa, o principal problema no processo de saque das contas inativas do FGTS tem sido a ausência de registro da saída do trabalhador do seu emprego (que comprova que a conta é inativa) ou o não depósito dos valores nas contas pelos patrões.

No caso da falta do registro de saída do emprego, a Caixa informou que consegue resolver o problema. Entretanto, o trabalhador precisa levar ao banco a documentação necessária, mas há um prazo de 48 horas para o trabalhador poder efetuar o saque.

“Se o trabalhador tem toda comprovação da suas contas, tem o termo, a carteira profissional, mas eventualmente o empregador não fez o depósito, a orientação é que o trabalhador procure primeiro a empresa, o sindicato da sua categoria e a superintendência regional do trabalho”, disse o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

O diretor-executivo de Fundos de Governo da instituição financeira, Valter Nunes, informou que houve “muito poucos” trabalhadores com demora no recebimento das contas inativas do FGTS por conta de “marcas” em suas contas, como, por exemplo, contas bloqueadas, ou que só tinha para fundos específicos. Mas acrescentou que o banco buscou resolver esses problemas para que não se repitam nessa segunda-fase do programa.

 Fonte G1

5 atitudes que levam à falência em 5 anos 

Que empreendedor não tem medo de falir? Existem muitas consequências em jogo quando se abre uma empresa, e o sonho de seguir adiante com o próprio negócio é o principal motivador para seguir adiante. Existem muitos fatores que contribuem para fechar uma empresa, mas alguns estão diretamente relacionados à forma como o empreendedor lida com sua imagem e a maneira como as pessoas enxergam a marca. A coach de imagem e reputação Nathana Lacerda explica quais erros podem ser fatais se não forem consertados nos primeiros anos.

1. Acreditar que é preciso valorizar apenas a marca

Enquanto alguns empreendedores não querem ser vistos, pensando que isso tira o valor da marca que vendem, a especialista conta que é muito positivo adotar posturas mais pessoais. “Se o empreendedor não quiser aparecer e colocar seu estilo, a marca deve ter uma linguagem que permita mais proximidade com o público, criando um personagem, por exemplo”, explica Nathana, que cita os exemplos positivos da Prefeitura de Curitiba, que criou uma linguagem própria, e da bebida Catuaba Selvagem, que responde às pessoas como se fosse uma garrafa conversando com a audiência.

2. Acreditar que o público compra apenas pela qualidade

 Ainda que vender produtos ou serviços de qualidade seja a base para qualquer empreendimento, Nathana Lacerda explica que uma marca pode ser ameaçada pela falta de identificação do público com os valores, o posicionamento e as causas que ela defende. “Quando se tem um posicionamento definido, o público se identifica com a marca, e passa a se apaixonar por ela”, explica, destacando casos recentes de produtos que se posicionaram a favor da diversidade ou com propostas inclusivas para todos, e que geraram repercussão positiva. “Repare nas redes sociais a forma como as pessoas conversam com a marca ou trocam memes como forma de interação. Isso acontece porque a empresa sabe bem o que quer e se posiciona para falar com aquele público”.

3. Fazer de tudo

Outra atitude que pode levar uma empresa ou um empreendedor digital ao fundo do poço é fazer muita coisa ao mesmo tempo e tratar de vários assuntos. “Tem empreendedor que fala de tudo um pouco, não tem um assunto específico, e por isso acaba se tornando irrelevante”, conta. Segundo Nathana, o segredo é dominar um assunto específico e atingir o público com profundidade naquele tema. “Reflita sempre se você é especialista em algo ou se apenas fala algumas coisas que algum concorrente sabe mais e faz melhor”.

4. Estudar demais e aplicar de menos

Livros, cursos e eventos sobre empreendedorismo não faltam. “Existe muito conteúdo a ser estudado e o bom empreendedor está sempre aprendendo, mas de nada adianta estudar tudo sem realmente colocar em prática”, explica a coach. Por isso, é necessário estabelecer prazos para colocar em prática o que foi aprendido. “De que adianta saber muito e não mostrar ao público toda a experiência e conhecimento adquirido?”, questiona.

5. Trabalhar sozinho

Uma das ações mais importantes do empreendedor se chama networking. “Quem não constrói uma boa relação com contatos dificilmente consegue crescer”, explica. No entanto, a coach de imagem e reputação alerta para que os relacionamentos sejam genuínos. “Conecte-se com quem tem valores e visões de negócio semelhantes, e não com foco unicamente nos resultados que a pessoa poderá trazer”. O importante, segundo a especialista, é saber que o bom relacionamento é uma das chaves para não viver no anonimato.

3 passos para fazer a sua carreira decolar em 2017

O ano começou e não há tempo para perder se o objetivo é alcançar sucesso na carreira. A colunista, Sylvia Hewllet enumerou os três passos necessários para que 2017 seja um ano produtivo e repleto de conquistas profissionais. Veja a seguir:

1. Defina seus objetivos
Construir uma carreira de sucesso é uma jornada cheia de desafios. Para começar a percorrê-la, é preciso ter em mente qual o destino. Um bom senso de direção e bastante força de vontade ajudam, mas, o primeiro e principal ponto é determinar aonde se quer chegar. “O destino que irá fazer com que você insista e se esforce”, diz a colunista.

Um bom caminho para definir os objetivos – já que, para muita gente, o futuro pode ser mais nebuloso e cheio de possibilidades – é explorar múltiplos destinos. “Procure por pessoas que você admira e que te inspiram, mas não se limite àqueles que atuam apenas no seu setor”, aconselha Sylvia. Consultar um mentor pode ser uma boa estratégia para conseguir enxergar o cenário e determinar destinos. “Escreva suas aspirações, não importa o quão modestas ou fabulosas elas são, e descubra como conquistá-las.”

2. Faça um diagnóstico
Qualquer conquista precisa de um plano detalhado e objetivo para ser alcançada. “Sua cabeça pode estar nas nuvens, sonhando com o sucesso, mas seus pés devem estar no chão”, diz Sylvia. Por isso, ela aconselha a começar a pensar no conjunto de habilidades que poderão ajudar na jornada: “O que você faz excepcionalmente bem? Quais credenciais diferenciam você dos outros?”.

O próximo passo é definir o contexto em que essas habilidades serão úteis. “Considere as seguintes questões: como a missão do seu atual gestor combina com os seus valores e objetivos? A empresa para a qual você trabalha é hierárquica ou horizontal? Existe um plano de carreira para os funcionários? O que é necessário para você ser promovido?”

3. Procure por patrocinadores
No livro “Esqueça o mentor, encontre um patrocinador”, Sylvia explica a diferença entre mentor e patrocinador. Enquanto o mentor pode ajudar a definir os próximos passos de uma carreira, um patrocinador será alguém que trabalha para a mesma companhia e irá defender uma promoção, além de abrir portas e oportunidades para um funcionário.

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Inovação de Talentos descobriu que os patrocinadores são capazes de impactar três fatores: aumento salarial, designação de projetos e promoções. “70% dos homens e 68% das mulheres que foram patrocinados sentem que estão progredindo na carreira a um nível satisfatório, enquanto o nível entre aqueles que não têm patrocinadores é de 57%”, diz Sylvia.

E como conquistar um patrocínio? “Um patrocínio deve ser conquistado não apenas uma vez, mas continuamente. Seja pedindo por tarefas dentro da área de atuação do patrocinador, pedindo conselhos de carreira ou contribuindo na área em que ele atua com ideias e sugestões.” Fazer um bom trabalho não é suficiente para conseguir um patrocinador. É preciso trabalhar duro e apresentar características de liderança.

Ter um patrocinador compensará todo o esforço. Sylvia conta a história de Kerrie Peraino, vice-presidente sênior de gestão de talentos global na American Express. Após dar à luz seu segundo filho, a executiva considerou se afastar do trabalho por um tempo. “Foi quando a minha patrocinadora intercedeu por mim”, diz Kerrie. “Ela sabia que eu estava totalmente comprometida com a empresa e o time e me ofereceu um cargo de meio período. Ela estava determinada a me dar o apoio que eu precisava.”

Veja 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas

O ano de 2016 chegou ao fim com muitos profissionais ainda em busca de uma vaga de emprego. Com a crise econômica, as empresas continuam com os orçamentos restritos, buscando equilibrar as contas ao cortar despesas e limitar os gastos com o quadro de funcionários.

Com esse cenário desafiador, qual a perspectiva para os trabalhadores em 2017? Segundo especialistas, as empresas continuarão exigentes, buscando profissionais que consigam entregar mais resultados com menos recursos e tragam soluções para seus problemas.

Fila de desempregados em frente ao Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda no centro de Guarulhos (SP), em dezembro (Foto: Humberto França/Futura Press/Estadão Conteúdo)

As consultorias ManpowerGroup, Michael Page, Page Personnel e Robert Half também listaram as profissões que estarão em alta em 2017.

Entre os cargos com boas perspectivas para o ano que vem estão: cientista de dados, gerente de vendas, consultor comercial e desenvolvedor mobile.

“As oportunidades de emprego e a resposta do mercado de trabalho estão totalmente vinculados à reação econômica do país. Indiscutivelmente com a retomada econômica novas oportunidades de emprego devem surgir”, afirma Márcia Almströn, diretora de recursos humanos do ManpowerGroup Brasil.

Segundo Roberto Picino, diretor executivo da Michael Page, o mercado de trabalho deve melhorar de acordo com o cenário econômico brasileiro. “Em 2016, as empresas já enxugaram e fizeram os cortes em busca de uma rentabilidade. Portanto, para 2017 há chances de que elas voltem a contratar já que os ajustes foram feitos anteriormente”. Profissionais eficientes, que conseguem trabalhar com escassez de recursos e que tenham engajamento estão dentro do perfil procurado pelas companhias.

Veja as 20 profissões que estarão em alta em 2017, segundo especialistas:

1) Analista de compras
Perfil: Especializado em negociações com fornecedores, prospecção de novos e gestão de insumos diretos ou indiretos. Perfil com forte organização, além de forte influência e relacionamento com outros departamentos das empresas.
Por que estará em alta: A busca por novos fornecedores gera novas oportunidades que podem trazer redução de investimentos em itens de compras.

2) Analista contábil (com conhecimentos em inglês)
Perfil: Profissional tem como principais obrigações a análise, classificação de contas, fechamento de balanço da empresa, e report final para diretoria/ investidor.
Por que estará em alta: O papel de auxiliar em tomadas de decisões importantes desse profissional cresceu, mas somente 5% deles conseguem manter um diálogo compreensível em um segundo idioma. Isso faz com que esse profissional seja raro e muito procurado.

3) Analista de desenvolvimento organizacional
Perfil: Responsável por desenvolver as avaliações de desempenho, trilha de carreira e plano de sucessão, além de estudos relacionados a clima e cultura.
Por que estará em alta: Muitas empresas de pequeno porte, principalmente startups, que chegaram no Brasil precisarão fortalecer seus times e desenvolver projetos que mantenham seus talentos motivados na estrutura.

4) Analista de planejamento financeiro
Perfil: É necessário ter embasamento técnico nas áreas financeira e contábil atuar em parceria com outras áreas da empresa. Alta capacidade analítica e relacionamento interpessoal são importantes.
Por que estará em alta: É o responsável por dar uma visão financeira dos negócios da empresa. Seu trabalho é muito importante para que a empresa tenha bons resultados, especialmente em anos de crise.

5) Analista de planejamento tributário
Perfil: Responsável por analisar e estudar todos os impostos que devem ou não ser pagos, com o objetivo de reduzir a carga tributária devida pela empresa. Pela característica consultiva, o profissional pode trabalhar em uma consultoria tributária ou escritório de advocacia.
Por que estará em alta: Impostos são uma grande fatia dos custos das empresas, quanto menor o curso, maior a margem do lucro do negócio.

6) Cientista de dados
Perfil: Formação na área de exatas, dedicada a soluções complexas que envolvem analisar e entender tendências em dados.
Por que estará em alta: Empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado CRM/ DBM, análise de dados estruturados e não estruturados. Isso mostra a chegada a consolidação da área digital e tecnologia atuando diretamente no negócio das empresas.

7) Consultor comercial
Perfil: Atua na área comercial de forma mais abrangente e generalista, buscando novas oportunidades e negócios para a empresa. Não há uma formação acadêmica específica.
Por que estará em alta: Abrem as portas para novos clientes, expandem o mercado e garantem continuidade dos negócios.

8) Desenvolvedor mobile
Perfil: Responsável pelo desenvolvimento de novos aplicativos para celulares (jogos, sites, aplicativos).
Por que estará em alta: É um mercado novo que possui muita demanda. Atualmente, grande parte dos profissionais que fazem esse trabalho migraram de áreas correlatas ou aprenderam no dia a dia. Isso faz com que mais de 2 anos de experiência ou cursos especializados na área sejam grandes diferenciais.

9) Diretor financeiro (CFO)
Perfil: Líder da área financeira da empresa, com experiência em renegociação de dívidas e amplo conhecimento sobre controladoria de negócios.
Por que estará em alta: Empresas em reestruturação estarão atrás desse profissional para organizar sua operação e ir atrás do que foi perdido durante a crise.

10) Especialista em supply chain
Perfil: Formação em engenharia, logística ou administração. Função engloba as áreas de compras, cadeia logística e o planejamento de produção e de demanda.
Por que estará em alta: Empresas buscam lucro e essas áreas conseguem reduzir custos (compras) e também melhorar o atendimento aos clientes (planejamento e logística). Assim, os profissionais que atuam nesse sentido estão entre os mais procurados no mercado de trabalho.

11) Especialista em UI (interface do usuário)
Perfil: Grande parte da formação nas áreas de design, arquitetura e comunicação, com amplo conhecimento de tecnologia como ferramenta gráfica.
Por que estará em alta: É responsável pelo design virtual e físico da experiência, na ambientação, cores e formatos que vão atrair e melhor representar a experiência do usuário no ambiente virtual e físico. Tudo isso para que o cliente tenha uma boa experiência virtual com a empresa.

12) Especialista em UX (experiência do usuário)
Perfil: Profissional pode ter formação em diferentes áreas, mas é importante ter experiência diversificada em pesquisa de mercado, comunicação, tecnologia, análise de dados, além de estar atento às tendências e novidades. Ele é responsável pelo design thinking, estudos de tendências da interface virtual e física do cliente junto a empresa no ambiente virtual.
Por que estará em alta: O mundo está se digitalizando e cada vez mais pessoas utilizam a internet para se comunicar com as empresas. Dessa forma, elas devem estar preparadas e ter um bom canal de diálogo com o seu cliente.

13) Executivo de desenvolvimento de negócios/ parcerias para área de meios de pagamento
Perfil: Formação em administração de empresas e economia com conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro (crédito/ bancos/ e-commerce), tecnologia e perfil do consumidor.
Por que estará em alta: Profissional se relaciona com outras empresas da mesma área par ampliar serviços e soluções. A parceria busca desenvolver campanhas para ampliar os negócios.

14) Gerente de acesso – indústria farmacêutica
Perfil: Geralmente com formação na área de saúde, mas também há profissionais com bagagem acadêmica em vendas e administração. Ele será responsável por desenvolver estratégia de acesso e penetração da empresa em mercados públicos e privados, estabelecendo forte interação com entidades regulatórias.
Por que estará em alta: Profissional ganha importância no estabelecimento de novos produtos no mercado, garantindo a correta introdução no mercado junto a clientes e órgãos regulatórios.

15) Gerente de educação continuada – serviços clínicos
Perfil: É responsável pelo desenvolvimento do plano de educação clínica e continuada em hospitais e laboratório. Com formação em enfermagem ou área correlata, geralmente possui foco em desenvolvimento de universidade corporativa.
Por que estará em alta: Com a profissionalização do mercado clínico do Brasil, as instituições estão buscando padronização e qualidade de atendimento em toda a sua base instalada.

16) Gerente de vendas
Perfil: Formação em administração, ciências contábeis, economia ou engenharia. É responsável pelas vendas e por aumentar o faturamento, garantindo lucratividade para a empresa.
Por que estará em alta: Com um mercado mais desafiador, a empresa busca garantir a continuidade dos seus negócios por meio da área de vendas.

17) Profissional de melhoria contínua
Perfil: Tem a função de mapear e otimizar os processos visando melhoria da qualidade e redução de custos na cadeia produtiva e nas áreas administrativas. Formação em engenharia, administração ou economia com perfil analítico e com facilidade para lidar com outros departamentos.
Por que estará em alta: É uma área relativamente nova e muito valorizada pois faz com que a empresa atue de forma mais eficiente.

18) Profissional de trade marketing
Perfil: É o responsável pelo estudo do produto nos pontos de vedas, pesquisas dos concorrentes, posicionamento da marca e de mercado e interface para distribuidores e vendedor final. Formação em propaganda, marketing, publicidade e jornalismo.
Por que estará em alta: As estratégias de trade marketing ajudam a alavancar as vendas. No atual momento, aumento das vendas e consolidação da marca são bem-vindos.

19) Profissional de vendas técnicas
Perfil: É responsável por potencializar as receitas das empresas e tem formação altamente especializada, normalmente em engenharia. Boa comunicação, habilidade para relacionamentos com outras áreas e flexibilidade são importantes.
Por que estará em alta: Empresas precisam de profissionais que entendam o produto e seu processo produtivo, ou o serviço que está sendo comercializado para entregar uma solução customizada para o cliente agregando valor.

20) Supervisor de planejamento e controle de produção
Perfil: Profissional é responsável por definir e coordenador todo processo produtivo. É necessário ter amplo conhecimento de processos produtivos e suas diferentes ferramentas de gestão, controle e melhorias.
Por que estará em alta: Empresas buscam melhorar a produção, com redução de custos. Com ajustes no processo produtivo, ela poderá produzir mais, de forma mais eficiente e com ganhos em todo processo.

Lojistas de Itapetininga abrem vagas temporárias para o Natal e Ano Novo

Seleções para as vagas já começaram, afirma o Sincomércio.
Funcionário temporário pode ser contratado definitivamente, dizem lojistas.

 

Os lojistas de Itapetininga (SP) já abriram vagas temporárias para o período das festas de final de ano e o número de empregos deve crescer, segundo Sindicato do Comércio Varejista de Itapetininga e Região (Sincomércio). Dados da Federação Nacional do Comércio (FNC) preveem uma queda de 2,4% nas vagas temporárias abertas nos últimos meses de 2016 em comparação com igual período de 2015 no país. Contudo, o presidente do Sincomércio, Costabile Matarazzo Júnior, afirma que as vagas devem aumentar até o final do ano.

Vendedoras agarram oportunidade de trabalhar temporariamente no comércio (Foto: Reprodução/TV TEM)Vendedoras agarram oportunidade de trabalhar
temporariamente (Foto: Reprodução/TV TEM)

“De julho até agora o emprego parou de cair e nós estamos numa ascendente. Para o fim do ano, isso vai representar um aumento significativo nas vagas de emprego do comércio varejista”, afirma.

O aumento na demanda de mão de obra voltada para o atendimento do público no setor de vendas levou o lojista Sérgio de Oliveira a contratar novos funcionários. “Nosso objetivo é atender bem o público e, para isso, precisamos de pessoal. Então, contratamos um bom grupo de vendedores novos, mas vamos precisar de gente para trabalhar na reposição de estoque e empacotamento, pois o cliente quer ser atendido no momento da compra e também quer receber o produto rapidamente para ir embora”, completa.

Empresária diz que bons resultados como temporário pode render efetivação (Foto: Reprodução/TV TEM)
Empresária destaca oportunidade de efetivar
temporários (Foto: Reprodução/TV TEM)

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, esse é o momento de demonstrar serviço, destacam os empresários. Amanda Lopes é proprietária de uma loja de calçados e conta que as três contratações temporárias que pretende fazer podem se tornar efetivas.

“Com a expectativa de melhora a gente precisa contratar mais funcionários. Por isso, tem os temporários. Mas, claro que eles podem ser efetivados. Se o comércio aquecer e, se eles forem bons empregados, nada impede que sejam contratados”, pondera.

Proprietária de um estabelecimento comercial relacionado à venda de presentes e decoração, Priscila Vieira dos Santos espera que o movimento aumente 40% na reta final do ano. Ela também afirma que há chance de que novos funcionários sejam contratados após o fim dos contratos temporários. “Sabemos que temos que ter os pés no chão. Mas é uma expectativa bem grande. Quem vem tem uma grande chance de ficar com a gente”, diz.

Sem perder tempo, a vendedora Waldirene Mendes da Silva revela que estava desempregada e que, mesmo fora da área em que estava acostumada a trabalhar, não deixou escapar a oportunidade de trabalhar temporariamente neste fim de ano. “O momento de crise não está fácil, inclusive devido ao aumento no preço de vários produtos. Para mim, é uma ótima oportunidade. Nunca estive nesse ramo, pois sempre trabalhei com calçados. Mas estou adorando fazer parte da equipe agora”, comenta.

Kelly Pereira Canguçu dos Santos também foi contratada para trabalhar temporariamente. Segundo ela, a oportunidade também trouxe conhecimentos novos. “Sou operadora de caixa e é a primeira vez que trabalho com a área de vendas. Então, está sendo um desafio grande. Mas, estou gostando da oportunidade de poder aprender e conhecer clientes diferentes”, conclui.

G1

Programa Emprega SP divulga oportunidades na região de Sorocaba

Vagas também estão abertas para trabalhador rural em Boituva.
Interessados devem fazer a inscrições pela internet.

O programa Emprega São Paulo oferece 347 vagas de trabalho divididas entre as áreas de serviços, comércio, indústria, entre outras, em Sorocaba e região de Itapetininga. O nível de escolaridade e experiência para o preenchimento das vagas variam de acordo com a área de atuação e com a empresa.

As vagas estão distribuídas entre os municípios de Alumínio, Boituva, Iperó, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba e Tatuí.

Entre as oportunidades, estão vagas para trabalhador rural em Boituva, oficial de serviços gerais em Salto e consultor de vendas em Sorocaba.

Para ter acesso às vagas basta acessar o site do Emprega São Paulo, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. O cadastramento do empregador também poderá ser feito no site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas no sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Trabalhador rural pode encontrar problemas no funcionalismo público (Foto: Reprodução / EPTV)
Boituva tem vagas abertas para trabalhador rural (Foto: Reprodução / EPTV)

G1