Trio confessa ter matado idoso com barra de ferro durante assalto, diz delegado

Idoso de 66 anos está desaparecido desde 15 de setembro. Segundo a polícia, os três homens afirmaram que o corpo da vítima foi jogado no Rio Juquiá, em Pilar do Sul.

Idoso está desaparecido desde sexta-feira (15) (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

Idoso está desaparecido desde sexta-feira (15) (Foto: Sérgio Santos/Arquivo Pessoal)

 Três homens foram presos suspeitos de terem assaltado a casa de um idoso de 66 anos no bairro Reunidas, em Pilar do Sul (SP). Eles confessaram à polícia que mataram a vítima com uma barra de ferro e jogaram o corpo no rio Juquiá, segundo o delegado Milton Andreoli. A vítima ainda não foi localizada.

O idoso, que era caseiro de uma chácara e morava sozinho, está desaparecido desde a última sexta-feira (15). Os suspeitos foram presos após serem encontrados pela Polícia MIlitar com o carro da vítima em uma vicinal.

“Após serem localizados, eles confessaram que mataram o idoso com uma barra de ferro e que jogaram o corpo no Rio Juquiá”, afirma.

Ainda segundo o delegado, equipes do Corpo de Bombeiros já foram acionadas e buscas estão sendo feitas pelo rio.

“Estamos fazendo buscas, porém a correnteza forte do rio está prejudicando. Por enquanto o caso está sendo investigado como desaparecimento e furto, e não foi registrado como latrocínio, pois o corpo ainda não foi encontrado”, diz o delegado.

Desaparecimento e prisão

O idoso está desaparecido desde a última sexta-feira (15) depois que criminosos invadiram sua casa e roubaram diversos materiais e um veículo.

Segundo a Polícia Militar, o veículo roubado foi encontrado no domingo (17) abandonado em uma plantação de eucaliptos no bairro Usina Batista, zona rural da cidade, sem alguns equipamentos e a bateria e, com o interior parcialmente incendiado.

Ainda segundo a polícia, o trio foi localizado durante uma patrulha na estrada vicinal José Waldemar Mazzer, no bairro Ribeirão. Eles estavam em um carro em atitude suspeita.

Veículo do idoso foi encontrado em uma área de mato (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Veículo do idoso foi encontrado em uma área de mato (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Questionados, eles confessaram ter envolvimento no crime. Eles foram presos e estão à disposição da Justiça.

Polícia Civil abriu inquérito para investigar desaparecimento de idoso (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

Polícia Civil abriu inquérito para investigar desaparecimento de idoso (Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Santos)

 G1

Professora e Marido são presos suspeitos de estuprar prima de 12 anos em São Roque

Um casal suspeito de estuprar uma menina de 12 anos foi preso nesta quarta-feira (6), em São Roque (SP).

Os presos são uma professora, de 27 anos, e o marido dela, um analista de sistemas, de 28. A vítima é prima da professora.

Segundo a polícia, os abusos foram denunciados pela irmã mais velha da menina. A irmã disse à polícia que, quando tinha 16 anos, chegou a ir para a praia com o casal, e que na ocasião foi chamada para “fazer sexo a três”, mas não aceitou. A jovem de 22 anos afirmou que não imaginava que os dois pudessem fazer algo com a irmã mais nova, por conta da pouca idade dela.

Ao saber da história, a mãe questionou a filha de 12 anos, que confirmou tudo. A menina contou à polícia que dormiu algumas vezes na casa dos primos, que lhes davam bebida alcoólica e narguile para fumar. A vítima também relatou que o primo se deitava sobre ela, com roupa, e ficava molestando-a, e que a prima falava que era normal.

A mãe da vítima disse que antes de ir à polícia ainda recebeu mensagem da suspeita pedindo que ela não denunciasse o crime porque ela e o marido “iriam se tratar”.

A menina vai passar por exames no Instituto Médico Legal que podem comprovar os abusos. A professora cumpre prisão temporária na cadeia de Votorantim (SP), e o homem, na cadeia de Pilar do Sul (SP).

Veja mais notícias no G1 Sorocaba e Jundiaí.

São Miguel Arcanjo / Dupla é presa suspeita de estuprar criança

Mandado de prisão temporária foi expedido após suspeitos terem sido identificados. Exames comprovaram que menina de 8 anos foi violentada.

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Miguel Arcanjo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Miguel Arcanjo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos foram identificados após testemunhas terem sido ouvidas. Porém, o órgão não informou onde eles foram encontrados, já que a investigação é confidencial.

Os dois vão responder por estupro de vulnerável e ficarão à disposição da Justiça até o inquérito policial ser concluído.

Caso

O estupro aconteceu na última quinta-feira (24), na Vila Rica. Segundo o delegado Eduardo de Souza Fernandes, responsável pelo caso, testemunhas contaram que a menina brincava com outras crianças no bairro quando dois homens chegaram em um carro e pegaram a menina.

Ainda segundo o Fernandes, uma equipe foi acionada e encontrou a menina horas depois abandonada próxima ao bairro.

A criança foi socorrida e levada ao hospital onde exames de corpo de delito comprovaram que ela foi violentada pela dupla.

Notícias do G1

Melhores maneiras para salvar artigos e outros conteúdos para ler depois

Quem nunca se distraiu por um vídeo ou artigo durante o trabalho que atire a primeira pedra. Algumas vezes, certos conteúdos nos conquistam, mas você simplesmente não pode (ou não deve) dar atenção para ele no momento.

1. Pocket

O Pocket é um software antigo que se chamava Read-it-Later, um nome bastante autoexplicativo mas que não abrangia as possibilidades que ele oferece. Usando o Pocket, é possível armazenar artigos, vídeos, páginas e qualquer outro conteúdo de seu interesse. Uma seção de “recomendados” sugerindo novas opções também está presente.

Contando com um visual bastante clean e sem muitas complicações, é possível acessar os seus itens salvos mesmo se você estiver off-line. Os conteúdos são automaticamente categorizados pelo software como vídeo, artigo ou imagem. Também é possível criar novas tags e aumentar ainda mais a organização da página.

O Pocket pode ser acessado por um grande número de plataformas: por navegadores, por apps para os principais sistemas operacionais (Android, iOS e MacOS) e também por extensões para navegadores populares como Chrome e Firefox.

Ao acessar um conteúdo, o layout padrão remove as publicidades e excesso de informação na tela, mantendo somente o texto, o título, a origem da publicação, a data e as imagens.

Vários grandes aplicativos como Twitter e Flipboard são integrados ao Pocket, o que facilita sua utilização.

A maioria das funcionalidades é gratuita e sem propagandas para incomodar ou poluir a visualização. No entanto, uma versão paga (premium) é oferecida como alternativa. Nela, artigos e páginas salvos ficam armazenados no Pocket para que estejam sempre acessíveis, mesmo que a página saia do ar. Além disso, o sistema de busca é potencializado. O preço dessa versão é R$ 11,00 por mês e R$99,00 por ano.

2. Instapaper

O Instapaper também é bastante famoso e considerado o principal concorrente do Pocket. Apesar de bastante parecido, seu visual semelhante a um jornal traz ainda menos distrações na hora de se concentrar em um conteúdo.

Disponível para diversas plataformas (iPhone, iPad, Android, navegador,  extensões para browsers populares), a novidade aqui é o Kindle, ou seja, também é possível fazer o download do “guardador de conteúdo” no e-reader da Amazon.

O Instapaper parece trazer consigo uma similaridade dos primórdios do Instagram: conecta somente com apps externos de iPhones e iPads. Para os usuários do iOS, no entanto, é possível guardar conteúdos de milhares de aplicativos de maneira fácil e rápida.

A seção “browse” traz conteúdos que não foram salvos por você mas que provavelmente vão ser de seu interesse. Lá você encontra escolhas de editores do app e os conteúdos compartilhados por seus amigos.

Um diferencial muito bem-vindo é a possibilidade de destacar parte dos textos com uma marcação bem similar à de marca-textos.

A organização pode ser feita por meio de pastas pré-definidas ou criadas pelo usuário. Ainda é possível marcar os artigos favoritos com um “like”, representado por um coração, também similar ao do Instagram. Uma das seções do app permite visualização dos preferidos.

O Instapaper contava com uma versão gratuita e outra paga. Recentemente, a versão premium foi disponibilizada a todos os usuários.

3. Facebook Save

Bastante diferente dos aplicativos citados, o Facebook Save é uma função da própria rede social que permite que conteúdos sejam salvos para serem vistos num outro momento. Quando algum conteúdo lhe interessar, clique na setinha localizada no canto superior direito da publicação e escolha a opção “salvar link” ou “salvar vídeo”, dependo do tipo de conteúdo. Para encontrar os itens, vá até a seção “Salvos” localizada junto ao menu esquerdo na versão para desktops e dentro do menu representado pelos três tracinhos, no app mobile.

Ainda que outros apps também cumpram muito bem a função de “read-it-later”, o InstaPaper e o Pocket são mesmo os queridinhos do mercado. Existem até texto comparativo entre os dois. Já o Facebook é restrito para conteúdos salvos na própria rede social, mas merece destaque já que é interessante e a rede, muito popular.

Você utiliza algum desses aplicativos? Escreva seu preferido nos comentários!

Via…. tecmundo.com.br

Emprega São Paulo oferece 539 oportunidades em Sorocaba e região

Entre as vagas disponíveis estão para operador de colheitadeira e oficial de serviços gerais. Inscrições devem ser feitas pela internet.

Emprega São Paulo oferece 539 oportunidades em Sorocaba e região (Foto: Jana Pessôa)

Emprega São Paulo oferece 539 oportunidades em Sorocaba e região (Foto: Jana Pessôa)

O programa Emprega São Paulo oferece nesta semana 539 vagas de trabalho divididas entre as áreas de serviços, comércio, indústria, entre outras, em Sorocaba (SP) e região.

Entre as oportunidades estão 10 vagas para operador de colheitadeira em Boituva (SP), 15 para oficial de serviços gerais e 27 para auxiliar de estoque em Sorocaba.

As vagas estão divididas entre os municípios de Alumínio (SP), Boituva (SP), Capão Bonito (SP), Guareí (SP), Ibiuna (SP), Iperó (SP), Itapetininga (SP), Itapeva (SP), Itu (SP), Mairinque (SP), Piedade (SP), Pilar do Sul (SP), Salto (SP), Salto de Pirapora (SP), São Miguel Arcanjo (SP), São Roque (SP), Sorocaba (SP) e Tatuí (SP).

Os itens escolaridade e experiência para o preenchimento das vagas variam de acordo com a área de atuação e com a empresa.

Para ter acesso às vagas, os interessados podem se inscrever pelo site do Emprega São Paulo. É preciso criar login, senha e informar alguns dados.

Outra opção é ir a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e apresentar RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.

G1

Sete sites e apps que ajudam a viajar barato pelo mundo

Conheça algumas alternativas online que barateiam hospedagem, alimentação e passagens de avião.

iajar é a grande paixão de muitas pessoas, mas o custo das viagens pode transformar o passeio em um sonho distante. Entretanto, existe uma série de aplicativos e serviços online preparados justamente para ajudar os viajantes a diminuírem seus gastos com passagens, hospedagem e até alimentação. Confira, a seguir, uma lista com sete opções de sites e apps que vão ajudar a viajar mais barato pelo Brasil e pelo mundo.

Lista traz dicas e serviços de como viajar sem gastar muito dinheiro (Foto: Reprodução/Pond5)

Lista traz dicas e serviços de como viajar sem gastar muito dinheiro (Foto: Reprodução/Pond5)

1. Quanto Custa Viajar

Para economizar, organização é tudo. O site Quanto Custa Viajar faz um orçamento simplificado de viagens para cidades no Brasil e ao redor do mundo, contando despesas como hospedagem, alimentação e atrações (lazer). Você pode optar por ser um viajante de baixo custo, econômico ou confortável. Segundo sua escolha, o site te oferece uma média do quanto você deve gastar, já mostrando opções de lugares para se hospedar e comer, de acordo com suas preferências.

Quanto custa viajar faz orçamentos simplificados de viagens segundo o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Quanto custa viajar faz orçamentos simplificados de viagens segundo o perfil do usuário (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

O truque está justamente na escolha do perfil. Se o objetivo é economizar, opte por “baixo custo” e o site vai mostrar as melhores alternativas no orçamento.

2. Worldpackers

O Worldpackers é uma plataforma para incentivar o “work exchenge”. Ou seja, a ideia de viajar trocando a sua estadia por alguma habilidade ou serviço. Por lá, há diversas opções de trabalhos e países — são mais de 100 nações cadastradas. Os trabalhos vão de cozinheiro a professor de línguas, ou fazendeiro, fotografo, recepcionista e muito mais. As instituições que oferecem oportunidades vão desde albergues até ONGs. Como troca, o viajante também tem uma série de opções de benefícios: estadia e refeições grátis, aulas de ioga, surfe, idiomas, festas gratuitas e podem até oferecer alguma remuneração financeira.

Worldpackers - foto da interface (Foto: Reproudução/Luana Marfim)

Worldpackers – foto da interface (Foto: Reproudução/Luana Marfim)

3. Busca da melhor passagem

Os principais buscadores de passagens aéreas, como Google Voos, Decolar.com e Kayak, contam com uma função muito útil para economizar na hora de comprar o tíquetes — que muitas vezes são o maior custo de toda a viagem. É a função de procurar com datas flexíveis, tanto da ida quanto da volta. É claro que essa função vai depender da disponibilidade da sua agenda. Mas, tendo tempo, usá-la pode ser uma saída muito útil para economizar.

Kayak é um buscador de passagens aéreas que oferece o recurso de alerta de preço (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Kayak é um buscador de passagens aéreas que oferece o recurso de alerta de preço (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

4. Alerta de preço de passagem

Outra função interessante é a de alerta de preço. Os principais buscadores também a oferecem. Ativando o alerta de preço de passagem, o usuário é regularmente avisado por e-mail a respeito de quedas no valor dos voos para um determinado destino. Assim, se houver uma grande promoção, a chance de você conseguir aproveitar é maior.

Google Voos permite cadastrar passagens flexíveis (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Google Voos permite cadastrar passagens flexíveis (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

5. Viajar vendendo/comprando milhas

Outra saída para economizar na hora de comprar passagem é usar as milhas. Há diversas formas de ganhar milhas, mas um jeito diferente e bastante útil de otimizar essa prática é usar compradores de milhas online, como o Max Milhas. Dependendo da praça de origem e do momento da compra, a economia oferecida pode chegar até 80%.

Max Milhas é uma plataforma de compra e venda de milhas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Max Milhas é uma plataforma de compra e venda de milhas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

6. Airbnb

Hotéis, pousadas e albergues são as opções mais conhecidas para hospedagem em viagens, mas podem não ser as mais baratas. Alugar casas ou quartos costuma sair mais em conta e o Airbnb é uma plataforma ótima para isso. O site conta com milhares de hospedagens cadastradas em todo mundo e liga o viajante ao anfitrião de forma rápida e eficiente. Podem ser cobradas taxas extras ao visitante.

Airbnb é uma plataforma de aluguel de casas e quartos (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Airbnb é uma plataforma de aluguel de casas e quartos (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

7. Couchsurfing

Couchsufing é uma plataforma que, de certa forma, lembra um pouco o Airbnb, já que tem como proposta também se hospedar na casa de alguém. Mas esse serviço aqui é gratuito. A ideia é pegar o “sofá de alguém emprestado” por alguns dias. A proposta é mais amigável e “camarada”, a plataforma funciona como uma rede social que liga viajantes. Você ganha a oportunidade de se alojar na casa de alguém se também oferecer a sua para hospedagem. Não há nenhuma outra troca monetária.

Couchsurfing é uma rede social de viajantes para encontrar hospedagens e oferecer sua casa como hospedaria de forma gratuita (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Couchsurfing é uma rede social de viajantes para encontrar hospedagens e oferecer sua casa como hospedaria de forma gratuita (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

INVENTOR CRIA PNEUS QUE SE MOVEM PARA TODOS OS LADOS

Inovação foi desenvolvida por motorista de caminhão

Inventor está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado. (Foto: Reprodução Youtube)Inventor está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado.

(Foto: Reprodução Youtube)

m motorista de caminhão do Canadá, que faz as vezes de inventor, criou pneus que permitem que seu carro consiga se movimentar para todas as direções.

 

 

Em um vídeo publicado no YouTube, William Liddiard mostra como seu Toyota Platz – um modelo antigo da montadora japonesa – consegue se mover para todas as direções e, inclusive, rodar 360 graus. Veja abaixo.

 Batizada de Liddiard Wheels (pneus de Liddiard), a inovação foi desenvolvida ao longo de três anos. Embora este não seja o primeiro modelo de rodas onidirecionais, como são chamadas, este é capaz de se adaptar a todos os veículos.

Segundo a descrição do vídeo, os pneus foram desenvolvidos para serem usados “em todas as condições de tempo e da estrada”. Ele agora está em busca de uma empresa para licenciar a tecnologia e lança-la no mercado.

http://revistapegn.globo.com

Confira destinos nacionais baratos para cada mês de 2017


Se a sua resolução de Ano-Novo foi viajar mais este ano, então está na hora de começar a planejar. Mas como fazer isso sem gastar uma fortuna? A resposta é simples: viajando pelo Brasil. O nosso país é riquíssimo em destinos com belezas naturais, cultura e muitos outros atrativos que vão enriquecer a sua história pessoal, sem pesar no seu bolso.

O pessoal da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, preparou uma lista com destinos baratos para conhecer em cada mês de 2017.

As opções incluem praias paradisíacas, ruínas coloniais, vinícolas, campos de OVNIs e muito mais para agradar os diferentes perfis de viajante. Confira!

Janeiro – Cabo Frio (Rio de Janeiro)

Vista do Forte São Mateus, em Cabo Frio (RJ)

Uma das joias da Região dos Lagos, Cabo Frio encanta por suas belas paisagens naturais e pelo povo acolhedor. Dunas de areia branquinha e praias de águas cristalinas fazem a festa dos veranistas –seja para quem quer relaxar e pegar um sol, seja para quem quer mergulhar ou praticar esportes náuticos, como surfe e iatismo, e até naturismo.

Dá para fazer compras no Boulevard Canal e na Rua dos Biquínis e curtir a noite animada nos bares da Avenida do Contorno. Em janeiro tem uma atração extra para os foliões: o Cabofolia, a maior micareta e Carnaval fora de época do Rio de Janeiro. Os megashows reúnem multidões na praia do Forte.

Fevereiro – Sirinhaém (Pernambuco)

Ilha de Santo Aleixo, em Sirinhaém (PE)

Ilha de Santo Aleixo, em Sirinhaém (PE)

Quem vai curtir o Carnaval de Recife e Olinda pode aproveitar para esticar o passeio e conhecer a simpática e aconchegante Sirinhaém, a cerca de 76 km da capital pernambucana. O que a cidade tem de pequena –cerca de 45 mil habitantes– tem de bonita. Praias como Barra do Sirinhaém, Gamela e Guadalupe impressionam por suas extensas faixas de areia dourada e muitos coqueiros.

A Ilha de Santo Aleixo, situada em mar aberto, é um convite para um mergulho preguiçoso em suas águas rasas e quase sem ondas. O município ainda guarda vários monumentos históricos bacanas, como engenhos de açúcar, igrejas, casarões do século 19 e o Convento de Santo Antônio, construído em 1645.

Março: Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

7265353996_d99727bcd1_z

O vinho produzido na região é considerado um dos melhores do Brasil

Uma visita a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, revela as raízes deixadas pelos imigrantes italianos, preservadas na arquitetura, cultura, gastronomia e em especial, nos vinhos. A bebida produzida na região é considerada uma das melhores do Brasil e premiada internacionalmente. Portanto, conhecer as vinícolas espalhadas pelo Vale dos Vinhedos, como Miolo e Casa Valduga, é programa obrigatório.

Nesses locais, é possível acompanhar a produção e degustar vinhos tintos, brancos e espumantes. Outro passeio imperdível é o chamado Caminhos de Pedra, uma vila cheia que abriga casas de massas, de teares, de erva-mate e capelas, todas construídas em madeira e, claro, pedra.

Abril: Peruíbe (São Paulo)

12297716753_2d7ca77a37_z

Peruíbe fica a apenas 90 km da capital paulista

Uma boa dica para curtir o feriadão de Tiradentes fica a apenas 90 km da capital paulista, no litoral sul de São Paulo. Peruíbe é famosa por seu turismo ecológico e rural e por esbanjar belos cenários naturais intocados e praias quase desertas.

Entre os melhores locais para descansar, estão a Prainha, Barra do Una e Caramborê. Na Estação Ecológica da Juréia-Itatins, é possível curtir trilhas de Mata Atlântica e cachoeiras próximas às praias de Guarauzinho e Arpoador, que precisam de autorização prévia do parque para serem visitadas. Guaraú é o ponto preferido pelos jovens, com seus campings e animada vida noturna.

Curiosidade: o lugar é conhecido pelos inúmeros relatos de objetos voadores não-identificados. Tanto que a cidade realiza todo ano uma vigília na praia, como parte das atividades do Encontro Ufológico de Peruíbe.

Maio: Alcântara (Maranhão)

1200px-alcantara_-_01

Passear por Alcântara, na região metropolitana de São Luís do Maranhão, é como viajar no tempo. O pequeno município guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais como sobrados, igrejas e palácios herdados do século 18, período em que viveu seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e algodão.

Da Praça da Matriz, onde fica a barroca (e em ruínas) Igreja do Carmo, até residências decadentes de antigos barões, caminhar pelo centro da cidade é ter uma aula de história ao vivo. A dica é chegar via São Luís e viajar cerca de uma hora de barco. Aproveite o barco para parar na Ilha do Livramento, onde há uma praia deserta irresistível. Em Alcântara, também é possível testemunhar as manifestações culturais típicas maranhenses, entre elas, a Festa do Divino no mês de maio, que inclui, além de procissões e missas, muita música, dança e queima de fogos.

Junho: Coruripe (Alagoas)

8562402925_667fa817c3_z

Destino é perfeito para fugir do inverno e aproveitar o clima quente do Nordeste

Coruripe, no extremo sul de Alagoas, é um verdadeiro paraíso natural. O povoado fica quase escondido, a 100 km da capital Maceió, e tem uma paisagem composta de praias quase desertas de areias brancas, mar cristalino, recifes gigantescos e enormes coqueirais. É o destino perfeito para fugir do inverno e aproveitar o clima quente do Nordeste o ano todo.

Basta escolher uma das várias praias quase exclusivas, como a linda Pituba, com sua orla pontilhada por corais, ou as lagoas de nome curioso, como Lagoa do Pau, do Toco e Miaí de Baixo (e de Cima). Antes de ir embora, leve um suvenir do artesanato típico local, feito em palha de ouricuri ou palha de taboa, para lembrar pra sempre desse refúgio que é tão rústico quanto charmoso.

Julho: Alfredo Chaves (Espírito Santo)

Paisagem na estrada de Anchieta para Alfredo Chaves

Pertinho da capital Vitória, Alfredo Chaves é uma das mais charmosas cidades da Serra do Castelo. Situada entre o mar e as montanhas, é famosa por suas dezenas de cachoeiras repletas de opções de esportes de aventura, incluindo algumas das melhores rampas de asa delta e voo livre do país.

O município integra a Rota dos Vales Capixabas, que se estende por 1.200 quilômetros e outras 14 localidades, entre Vitória e Vila Velha, passando por praias, montanhas, lagoas e cachoeiras. Em julho, Alfredo Chaves sedia um dos eventos mais tradicionais na região, a Festa da Banana e do Leite, com feiras, concursos, shows regionais e um Encontro de Trilheiros, que percorre as zonas rurais da serra.

AGOSTO: Bom Jesus da Lapa, Bahia

Destinos baratos Brasil - Bom Jesus da Lapa, Bahia

O Santuário de Bom Jesus da Lapa recebe 2 milhões de visitantes todo ano

Para agosto de 2017, está prevista a 40a edição daquele que é considerado um dos maiores eventos religiosos do Brasil, a Romaria de Bom Jesus da Lapa. A cidadezinha banhada pelo Rio de São Francisco tem o apelido de Capital Baiana da Fé, tamanho o número de fiéis e turistas que visitam o Santuário do Bom Jesus – mais de 2 milhões todos os anos.

Além do santuário, o morro de mesmo nome em estilo gótico tem nada menos que 15 outras grutas abertas à visitação, dando um clima místico e fascinante à região. Outras atividades incluem passeio de lancha pelo Rio São Francisco e provar as comidas típicas no Mercado Municipal.

A cidade está distante de Salvador (800km), mas uma boa pedida é fazer uma road trip saindo da capital, e parando no caminho para conhecer localidades como Jequié, Brumado e Guanambi.

SETEMBRO: Camocim, Ceará

Destinos baratos Brasil - Camocim, Ceará

Casario colonial e clima bucólico são alguns dos encantos de Camocim, no norte do Ceará

Um clima tranquilo e aconchegante e um cenário natural digno de cartão-postal são as marcas da pequena Camocim, no norte do Ceará. Coqueiros, falésias, manguezais, lagos, dunas, casario colonial do século 19 e canoas de pesca artesanal compõem a paisagem estonteante.

São 62 quilômetros de praias de águas calmas e rasas, abençoadas por um vento intenso e ideal para praticar kitesurf e windsurf. Entre as mais famosas, a Praia das Barreiras, com suas falésias com areia alaranjada; a romântica Ilha do Amor; e a Vila de Tatajuba, em cuja praia de coqueirais e lindas dunas acontece uma Regata Ecológica que movimenta a região no mês de novembro.

Camocim é um dos 14 municípios que integram a chamada Rota das Emoções, que corta os estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

 

OUTUBRO: Ilha de Marajó, Pará

Destinos baratos Brasil - Ilha de Marajó, Pará

A maior ilha do Brasil é o ponto de partida para explorar o arquipélago de Marajó

Nada com aproveitar um feriadão para explorar um destino novo do Brasil! Em outubro, que tal rumar para Marajó, na região da Amazônia? Trata-se do maior arquipélago fluviomarinho do mundo, banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins.

A região abrange mais de 2.500 ilhas e ilhotas e dezenas de municípios, mas a Ilha de Marajó é a principal e melhor localidade para começar a explorar o arquipélago. É a maior ilha do Brasil, na foz do Rio Amazonas.

Da capital Belém, pega-se um catamarã com destino a Soure, a “capital” da ilha. É nesta área que estão as melhores praias, pousadas e restaurantes. Entre os programas imperdíveis por lá, estão passeios de búfalos (muito comuns nas planícies da região); observar aves raras (como o guará) e os jacarés em passeios pelos igarapés; e praticar esportes variados, como rafting e uma boa caminhadas pela selva.

 

NOVEMBRO: Urubici, Santa Catarina

Destinos baratos Brasil - Urubici, Santa Catarina

Avistando a Pedra Furada, um dos cartões-postais de Urubici, paraíso dos aventureiros em SC

Montanhas selvagens, cavernas repletas de inscrições rupestres e muitas cachoeiras compõem a paisagem natural fascinante de Urubici, cidadezinha de 10 mil habitantes na Serra Catarinense. Localizada a 158 km de Florianópolis, faz muito frio no inverno (às vezes até neva!), mas no verão faz com clima agradável ideal para os aventureiros de plantão.

Do Morro da Igreja, avista-se a Pedra Furada, uma rocha vazada com 30 metros de circunferência, e um dos cartões-postais da região. Um cenário perfeito para os aventureiros fãs de trilhas selvagens, tirolesa, canoagem e rapel.

Destaque também para a Cachoeira do Avencal, com nada menos que 100 metros de queda livre! Dica: contrate um guia para explorar ao máximo (e com segurança) todos os atrativos naturais da cidade.

DEZEMBRO: Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná

Destinos baratos Brasil - Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná

Faça uma trilha pelo Parque Estadual de Vila Velha pare descobrir formações geológicas fascinantes

Quarta cidade mais populosa do Paraná, Ponta Grossa tem um xodó natural e geológico que atrai visitantes de todo o país: o Parque Estadual de Vila Velha. Suas formações lembram quase uma cidade medieval, com seus castelos e torres em ruínas – entre eles, rochas de arenitos, furnas com lençol subterrâneo e a Lagoa Dourada (o nome explica-se na hora que o sol se põe sobre suas águas e deixa tudo dourado).

Recentemente revitaliza, a unidade de conservação promove passeios e trilhas guiados. É a melhor maneira de apreciar, por exemplo, exemplares raros da fauna do local, como o lobo-guará, a jaguatirica, o cachorro-do-mato, o pica-pau e o tamanduás-bandeira.

8 habilidades empreendedoras que devem ser desenvolvidas para ter sucesso

Você sonha em ter um negócio só seu. Já ouviu falar do assunto do momento, o empreendedorismo, e se informou sobre como construir sua própria empresa. Você sabe que com força de vontade e determinação é possível tirar seus sonhos do papel.

Mas é bom não se deslumbrar: empreender não é tarefa fácil e não é tão simples como muitos sugerem por aí. Além de trabalhar muito para chegar lá, você vai precisar ter disciplina, coragem, persistência, controle financeiro, entre outras coisas. Ou seja, você vai precisar dominar várias habilidades empreendedoras fundamentais para levar seu negócio para o caminho do sucesso.

Quer conhecer mais algumas dessas qualidades? Veja agora 8 importantes características que todo empreendedor deve possuir para construir uma empresa bem-sucedida.

Lidar com pessoas

Não importa qual o ramo de atuação do seu negócio, saber lidar bem com pessoas é primordial. Mesmo quem não tem contato direto com os clientes, precisa saber como tratá-los da melhor forma possível.

O empreendedor também deve ter a sensibilidade para conviver com seus colegas de trabalho. Não é preciso nem falar que mau humor e cara feia desmotiva a equipe, não é?

Sem contar que, se precisar gerenciar uma crise de imagem, por exemplo, ser educado e ter a postura adequada pode fazer a diferença.

Pensar estrategicamente

Agir sem pensar não é uma boa ideia. Especialmente se estamos falando de seu negócio. Por isso mesmo é bom colocar todas as ideias no papel e a partir daí traçar um planejamento focado em estratégia.

Neste sentido, é bom ter uma noção de marketing. Já ouviu falar na jornada do cliente? Pois devia! Ela é um ótimo indicador para guiar sua estratégia de negócio.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que seus clientes têm acesso a uma infinidade de informação todos os dias, saber como a mente deles funciona na hora de adquirir determinado produto ou serviço é um diferencial que vai te colocar à frente no mercado.

Cuidar das contas

Muitos acreditam que essa é a parte chata quando se fala em empreender. De fato, ela requer uma boa noção sobre legislação e tributos. Com isso, muitos entregam essa obrigação a contadores e empresas especializadas no assunto.

Não há nada errado nisso. O problema maior é que, ao terceirizar o serviço burocrático, grande parte das pessoas abre mão de ficar de olho nas finanças da empresa. E aí abre-se uma brecha para perder o controle sobre os gastos.

Saber cuidar das finanças do seu empreendimento pode evitar muita dor de cabeça e, caso haja algum imprevisto, você vai saber resolver sem se sentir desnorteado. Vale lançar mão de uma planilha de planejamento financeiro para não se perder entre as cifras.

Planejar o futuro

Quantas vezes você ouviu a máxima: “melhor prevenir do que remediar”. Isso significa que pensar sempre à frente é a chave de um futuro bem-sucedido. Melhor do que ficar apagando incêndios é traçar um plano bem-feito para evitar que eles aconteçam, concorda?

Portanto, defina metas para o curto, o médio e o longo prazo. Converse com cada equipe e veja quais são as perspectivas de crescimento. Estabeleça junto com seus colaboradores objetivos desafiadores — mas realistas. Viva sempre o presente do olho no futuro.

Lidar com risco

Apostar sempre no que é mais seguro pode te fazer perder grandes oportunidades. Quem se arrisca tem mais chances de crescer. Contudo, não é para sair tomando decisões precipitadas. É preciso reconhecer e estudar o risco.

Acreditar numa proposta inovadora, adotar uma tecnologia nova ou mudar a forma de vender seu negócio podem ser alguns caminhos para se arriscar em busca de crescimento.

O risco também está ligado à capacidade de lidar com imprevistos. É o famoso plano B. Deste modo, mais uma vez fica clara a importância de ter seus passos descritos em um planejamento detalhado.

Analisar dados

Examine os números do seu negócio constantemente. Quantidade de clientes, vendas mensais e visitas diárias ao seu site são algumas das métricas que você deve prestar bastante atenção.

Esse acompanhamento frequente pode te ajudar a promover melhorias na promoção do seu produto ou descobrir um entrave que está impedindo sua equipe de desenvolver um bom trabalho, por exemplo.

Mesmo que lidar com números não seja o seu forte, é importante ter estes parâmetros alinhados. Afinal, é a partir deles que você vai conseguir verificar se seus esforços estão dando certo e seu negócio está evoluindo.

Inovar sempre

Parece meio óbvio falar disso. Mas muita gente se perde pelo caminho e acaba se acomodando em fazer somente o “arroz com feijão”. Sabe aquela frase “em time que está vencendo não se mexe”? Não é bem assim.

Você não precisa ficar sempre buscando formas superinovadoras para aplicar ao seu modelo de negócio. Mas é importante estar atento às mudanças e se adaptar a elas.

Imagina o que seria dos jornais impressos se não tivessem acompanhado o avanço da internet? Existem mudanças que são muito benéficas e é preciso considerar as oportunidades que surgem para crescer.

Saber como investir

Você controla muito bem seu fluxo de caixa, tem uma visão estratégica bem definida e consegue ter uma equipe muito engajada, ou seja, seu negócio está caminhando a todo vapor.

Com o capital fluindo bem, nada mais lógico do que saber onde investi-lo na empresa para manter o negócio no pique de crescimento. Saber como investir dinheiro é essencial para o empreendedor que quer ver seu sonho prosperar.

E para definir onde e qual o valor do investimento, você precisa ter conhecimento de todas as outras dicas citadas acima. Sua visão estratégica, a análise de risco, seu planejamento e os dados coletados devem ser examinados em conjunto para permitir que você tome a decisão mais acertada na hora de investir.

Este não é um guia que você é obrigado a seguir à risca e sim um norte para te ajudar a empreender de maneira mais fluida. Mas uma coisa é certa: com essas habilidades bem desenvolvidas você estará mais próximo de ter êxito como empreendedor!

3 passos para fazer a sua carreira decolar em 2017

O ano começou e não há tempo para perder se o objetivo é alcançar sucesso na carreira. A colunista, Sylvia Hewllet enumerou os três passos necessários para que 2017 seja um ano produtivo e repleto de conquistas profissionais. Veja a seguir:

1. Defina seus objetivos
Construir uma carreira de sucesso é uma jornada cheia de desafios. Para começar a percorrê-la, é preciso ter em mente qual o destino. Um bom senso de direção e bastante força de vontade ajudam, mas, o primeiro e principal ponto é determinar aonde se quer chegar. “O destino que irá fazer com que você insista e se esforce”, diz a colunista.

Um bom caminho para definir os objetivos – já que, para muita gente, o futuro pode ser mais nebuloso e cheio de possibilidades – é explorar múltiplos destinos. “Procure por pessoas que você admira e que te inspiram, mas não se limite àqueles que atuam apenas no seu setor”, aconselha Sylvia. Consultar um mentor pode ser uma boa estratégia para conseguir enxergar o cenário e determinar destinos. “Escreva suas aspirações, não importa o quão modestas ou fabulosas elas são, e descubra como conquistá-las.”

2. Faça um diagnóstico
Qualquer conquista precisa de um plano detalhado e objetivo para ser alcançada. “Sua cabeça pode estar nas nuvens, sonhando com o sucesso, mas seus pés devem estar no chão”, diz Sylvia. Por isso, ela aconselha a começar a pensar no conjunto de habilidades que poderão ajudar na jornada: “O que você faz excepcionalmente bem? Quais credenciais diferenciam você dos outros?”.

O próximo passo é definir o contexto em que essas habilidades serão úteis. “Considere as seguintes questões: como a missão do seu atual gestor combina com os seus valores e objetivos? A empresa para a qual você trabalha é hierárquica ou horizontal? Existe um plano de carreira para os funcionários? O que é necessário para você ser promovido?”

3. Procure por patrocinadores
No livro “Esqueça o mentor, encontre um patrocinador”, Sylvia explica a diferença entre mentor e patrocinador. Enquanto o mentor pode ajudar a definir os próximos passos de uma carreira, um patrocinador será alguém que trabalha para a mesma companhia e irá defender uma promoção, além de abrir portas e oportunidades para um funcionário.

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Inovação de Talentos descobriu que os patrocinadores são capazes de impactar três fatores: aumento salarial, designação de projetos e promoções. “70% dos homens e 68% das mulheres que foram patrocinados sentem que estão progredindo na carreira a um nível satisfatório, enquanto o nível entre aqueles que não têm patrocinadores é de 57%”, diz Sylvia.

E como conquistar um patrocínio? “Um patrocínio deve ser conquistado não apenas uma vez, mas continuamente. Seja pedindo por tarefas dentro da área de atuação do patrocinador, pedindo conselhos de carreira ou contribuindo na área em que ele atua com ideias e sugestões.” Fazer um bom trabalho não é suficiente para conseguir um patrocinador. É preciso trabalhar duro e apresentar características de liderança.

Ter um patrocinador compensará todo o esforço. Sylvia conta a história de Kerrie Peraino, vice-presidente sênior de gestão de talentos global na American Express. Após dar à luz seu segundo filho, a executiva considerou se afastar do trabalho por um tempo. “Foi quando a minha patrocinadora intercedeu por mim”, diz Kerrie. “Ela sabia que eu estava totalmente comprometida com a empresa e o time e me ofereceu um cargo de meio período. Ela estava determinada a me dar o apoio que eu precisava.”

9 dispositivos e marcos especiais para o mundo da tecnologia em 2017

no de 2017 está muito próximo e, com ele, muitas novidades tecnológicas devem pintar no nosse admirável mundo novo. Dispositivos de todos os tipos têm saído das mentes geniais de desenvolvedores para o papel e, com um pouco de esforço, do papel para a vida real, trazendo facilidades e praticidades que sequer imaginávamos há anos atrás.

A humanidade também vai atingir marcos dignos de menção, com o aumento vertiginoso de usuários da internet através de todos os meios, mas principalmente fazendo uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Novidades boas e ruins na área de produção de energia podem ditar como vamos nos sustentar nos próximos anos.

Para finalizar, alguns dispositivos interessantes que provavelmente (ou não) vão fazer parte das nossas vidas, tanto no trabalho quando na hora da diversão, facilitando nossa vida e continuando conduzindo nossa sociedade a passos largos rumo ao futuro. Confira a seguir 9 dispositivos e marcos especiais para o mundo da tecnologia em 2017

Celular dobrável da Samsung

Após um ano ruim para a Samsung – que tomou um prejuízo enorme com as explosões do Note 7 –, o ano de 2017 pode trazer novidades para que a empresa sul-coreana recupere sua credibilidade e fuja um pouco do lugar-comum. Por isso, aparentemente, a companhia deve lançar ano que vem um smartphone diferente de tudo que existe hoje: um aparelho dobrável com duas telas.

Não se trata de algo parecido com o seu antigo StarTAC ou o saudoso Motorola V3, mas sim de um celular com uma tela dobrável em OLED cujo conceito foi mostrado em um vídeo ainda em 2014, mas que pode ser anunciado a qualquer momento pela Samsung, especialmente com a CES 2017 se aproximando. Confira abaixo como pode ser o smartphone do futuro:

Robô cozinheiro

Pode parecer uma coisa de menor importância, mas a tecnologia por trás desse robô – na realidade, braços robóticos capazes de cozinhas – pode revolucionar esse campo que vem avançando a passos largos em diversas categorias, implantando inteligência artificial principalmente em atividades do nosso dia a dia.

Fabricado pela Moley, o robô cozinheiro é capaz de criar pratos e outras receitas a partir de uma biblioteca própria e tem a capacidade de utilizar utensílios diversos de cozinha. O dispositivo deve chegar às lojas para o consumidor em 2017 e as ideias para um futuro mais distante é acoplá-lo a uma geladeira e uma lava-louças, para que o robô faça o serviço completo, e usar uma câmera para que ele aprenda receitas que você mesmo pode ensinar.

4,6 milhões de carros elétricos vendidos

Será que o futuro da indústria automobilística está nos carros elétricos? Muitos acreditam que não, mas em 2017 alcançaremos o marco de 4,6 milhões de unidades de veículos com energia limpa vendidos no mundo todo (entre híbridos e totalmente elétricos). A previsão é que esse número cresça para 6,6 milhões até o ano de 2020 (7% da frota total), mesmo com os obstáculos colocados pelas limitações tecnológicas e, claro, a indústria do petróleo.

A adoção mais massiva de veículos elétricos pode ser de grande importância para toda a humanidade, visto que diminuiria consideravelmente o uso de recursos energéticos que, além de serem poluentes e afetarem negativamente o meio ambiente, não são renováveis e podem ser esgotados no próximo século.

Duelo de interesses

3,6 bilhões de usuários na internet

Conforme o acesso à internet vai sendo levado para cada vez mais pessoas no mundo e os dispositivos para navegação se tornam mais acessíveis, com preços mais baixos e tecnologias mais avançadas, o número de usuários aumenta vertiginosamente. Em 2017, provisões indicam que 3,6 bilhões de pessoas terão acesso à rede mundial, quase metade da população da Terra.

Apesar da boa notícia, ainda há muito o que se fazer para aumentar esse número em escala global. Um estudo realizado em 2015 pelo Facebook apontou quatro fatores que servem como obstáculos para esse crescimento: pouca ou falta de infraestrutura em locais mais pobres; custo do acesso; habilidades; e barreiras culturais.

Internet sendo usada em diversos meios

Tráfego da internet chega ao zetabyte (1 trilhão de GB)

Ainda na onda do crescimento da internet, os números esperados para 2017 no que diz respeito ao tráfego de informações pela rede mundial são impressionantes: a virada do ano de 2016 para o seguinte marca o alcance da casa do zetabyte, ou seja, 1 trihão de gigabytes, em tráfego de dados por ano na internet.

Segundo previsões, esse valor deve aumentar absurdamente e chegar aos 2,3 ZB anuais até 2020. Com uma quantidade de transferência de informações de 1,1 ZB no início de 2017, o valor mensal representa aproximadamente um tráfego de 88,7 etabytes, ou 88,7 bilhões de GB.

O tráfego de dados na internet aumenta a cada dia

Novo Xbox One e Nintendo Switch

Se você é fã dos jogos eletrônicos de console, pode ir botando a mão no bolso em 2017: além de novos dispositivos de realidade virtual no mercado, dois novos consoles estão programados para lançamento ano que vem: O Nintendo Switch e o Xbox One Project Scorpio.

O novo console da empresa japonesa criadora de Mario e muitos outros deve chegar às lojas em março de 2017 e vai se comportar de forma híbrida, apresentando características de dispositivo fixo para ser jogado ligado a uma televisão, e aparelho portátil, podendo ser usado em qualquer lugar.

Nintendo Switch

Já a nova versão do Xbox One, com o codinome de Project Scorpio, deve estar disponível para compra até o final do ano que vem e vai apresentar um hardware mais poderoso que sua versão comum, suporte para 4K e realidade virtual. Fica aí uma boa dica para o Natal do ano que vem.

Xbox One Project Scorpio: suporte para 4K

Novas usinas nucleares na China e nos Emirados Árabes Unidos

Apesar de toda a controvérsia por trás desse sistema de geração de energia, a primeira usina nuclear dos Emirados Árabes Unidos deve começar a funcionar no ano de 2017. Apenas um gerador de quatro no total será colocado para trabalhar, com o resto sendo ativado até 2020, e juntos vão fornecer 25% de toda a eletricidade do país.

Já na China, isso não é novidade há muito tempo, mas uma nova usina também prevista para iniciar seus trabalhos em 2017 será capaz de produzir 200 megawatts. Ela será mais uma das 30 usinas no país, sendo que 24 delas ainda estão em fase de construção. Segundo a World Nuclear Association, a China já é autossuficiente na produção e construção de reatores nucleares.

Energia nuclear: necessidade perigosa

Custo de painéis solares chega a US$ 1,7 por watt

A popularização dos painéis solares para a geração de energia elétrica tem ajudado a economizar recursos esgotáveis e poluentes que prejudicam a natureza. O avanço nas tecnologias facilitou o acesso a esses dispositivos e fez com que pessoas e até grandes empresas substituíssem parte ou a totalidade de sua fonte de eletricidade.

Todo o desenvolvimento tecnológico fez com que o preço do Watt produzido por esses painéis caísse vertiginosamente nos últimos 30 anos e a tendência é cair mais ainda. Em 1980, o Watt produzido através da energia solar era de US$ 22, cerca de R$ 74. Em 2016, passou para menos de US$ 3, em torno de R$ 10. O que se espera para 2017: que o valor caia para até US$ 1,7, pouco menos de R$ 6.

Energia limpa e renovável

Primeiros peixes serão coletados pela Oceansphere

A Oceasphere é um criadouro de peixes para o consumo humano que utiliza tecnologia de ponta e é capaz de criar 1 mil toneladas dos animais marinhos a uma profundidade de 400 metros a alguns quilômetros da costa do Havaí, nos Estados Unidos. A modernidade está por toda parte: todo o sistema de alimentação é automático, sensores controlam a qualidade da água.

Sendo projetada há anos, a Oceansphere deve entrar em funcionamento e produzir os primeiros peixes para consumo em 2017. Em 2012, 1,7 mil pessoas assinaram um manifesto contra a construção do criadouro e mais 400 escreveram cartas demonstrando descontentamento com a estrutura. Seja como for, calcula-se que a indústria da pesca, juntamente com a de equipamentos para piscicultura, valha cerca de US$ 75 bilhões – cerca de R$ 254 bilhões, até 2020.

A piscicultura do futuro