Lojistas de Itapetininga abrem vagas temporárias para o Natal e Ano Novo

Seleções para as vagas já começaram, afirma o Sincomércio.
Funcionário temporário pode ser contratado definitivamente, dizem lojistas.

 

Os lojistas de Itapetininga (SP) já abriram vagas temporárias para o período das festas de final de ano e o número de empregos deve crescer, segundo Sindicato do Comércio Varejista de Itapetininga e Região (Sincomércio). Dados da Federação Nacional do Comércio (FNC) preveem uma queda de 2,4% nas vagas temporárias abertas nos últimos meses de 2016 em comparação com igual período de 2015 no país. Contudo, o presidente do Sincomércio, Costabile Matarazzo Júnior, afirma que as vagas devem aumentar até o final do ano.

Vendedoras agarram oportunidade de trabalhar temporariamente no comércio (Foto: Reprodução/TV TEM)Vendedoras agarram oportunidade de trabalhar
temporariamente (Foto: Reprodução/TV TEM)

“De julho até agora o emprego parou de cair e nós estamos numa ascendente. Para o fim do ano, isso vai representar um aumento significativo nas vagas de emprego do comércio varejista”, afirma.

O aumento na demanda de mão de obra voltada para o atendimento do público no setor de vendas levou o lojista Sérgio de Oliveira a contratar novos funcionários. “Nosso objetivo é atender bem o público e, para isso, precisamos de pessoal. Então, contratamos um bom grupo de vendedores novos, mas vamos precisar de gente para trabalhar na reposição de estoque e empacotamento, pois o cliente quer ser atendido no momento da compra e também quer receber o produto rapidamente para ir embora”, completa.

Empresária diz que bons resultados como temporário pode render efetivação (Foto: Reprodução/TV TEM)
Empresária destaca oportunidade de efetivar
temporários (Foto: Reprodução/TV TEM)

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, esse é o momento de demonstrar serviço, destacam os empresários. Amanda Lopes é proprietária de uma loja de calçados e conta que as três contratações temporárias que pretende fazer podem se tornar efetivas.

“Com a expectativa de melhora a gente precisa contratar mais funcionários. Por isso, tem os temporários. Mas, claro que eles podem ser efetivados. Se o comércio aquecer e, se eles forem bons empregados, nada impede que sejam contratados”, pondera.

Proprietária de um estabelecimento comercial relacionado à venda de presentes e decoração, Priscila Vieira dos Santos espera que o movimento aumente 40% na reta final do ano. Ela também afirma que há chance de que novos funcionários sejam contratados após o fim dos contratos temporários. “Sabemos que temos que ter os pés no chão. Mas é uma expectativa bem grande. Quem vem tem uma grande chance de ficar com a gente”, diz.

Sem perder tempo, a vendedora Waldirene Mendes da Silva revela que estava desempregada e que, mesmo fora da área em que estava acostumada a trabalhar, não deixou escapar a oportunidade de trabalhar temporariamente neste fim de ano. “O momento de crise não está fácil, inclusive devido ao aumento no preço de vários produtos. Para mim, é uma ótima oportunidade. Nunca estive nesse ramo, pois sempre trabalhei com calçados. Mas estou adorando fazer parte da equipe agora”, comenta.

Kelly Pereira Canguçu dos Santos também foi contratada para trabalhar temporariamente. Segundo ela, a oportunidade também trouxe conhecimentos novos. “Sou operadora de caixa e é a primeira vez que trabalho com a área de vendas. Então, está sendo um desafio grande. Mas, estou gostando da oportunidade de poder aprender e conhecer clientes diferentes”, conclui.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *