Itararé – Primeira vez que chuva alaga casas, diz idoso de bairro afetado

‘Sou o mais velho e nunca vi o que vi ontem’, conta aposentado.
Chuva na cidade alagou quatro casas e desabrigou duas famílias.

A chuva intensa que alagou quatro casas e deixou duas famílias desalojadas no Bairro Velho em Itararé (SP), na noite de segunda-feira (17), assutou os moradores do bairro, que disseram não terem visto algo parecido nos últimos anos. Segundo o aposentado Celso Rodrigues, em 69 anos que mora no local, nunca uma casa tinha sido alagada na rua onde mora, a Rua Santa Cruz. Ninguém ficou ferido.

Segundo idoso, em 69 anos nunca uma casa havia sido alagada na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Segundo idoso, em 69 anos nunca uma casa havia
sido alagada na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM)

“Nessa rua é a primeira vez. Moro aqui há 69 anos, sou o mais velho daqui, e nunca vi o que vi ontem. Meu genro, coitado, chorando no meio da rua. A vizinha do lado com o ‘gurizinho’ sem poder fazer nada, porque estava tudo alagado”, descreve.

O genro mencionado pelo aposentado é o montador de móveis Ramon Gaia Soares. A casa dele foi tomada pela lama trazida pela chuva, por isso passará a noite desta terça-feira (18) na casa do sogro. Apesar de tentar salvar alguma coisa colocando a no alto, o prejuízo foi grande. “Perdi móveis, roupas, eletroeletrônicos. Tanto a minha casa como a do vizinho e inquilino”, diz ele.

Outro desalojado é o autônomo Douglas Willian Nunes. A água chegou a um metro de altura dentro da residência dele, segundo ele. Muitas coisas perdidas com a chuva ainda estavam sendo pagas, lamenta. “Pulei da cama ‘rapidinho’ porque a água já estava na canela. A água foi tão intensa que foi enchendo, enchendo. Perdemos tudo, mas fazer o que? Não é fácil, nós perdemos tudo o que tínhamos, mas vamos tentar se reerguer de novo”, comenta.Casa do autônomo Douglas Nunes foi uma das mais afetadas (Foto: Reprodução/ TV TEM)

De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 50 milímetros em uma hora, o que era esperado para o dia. Como a rua não possui galerias pluviais, a água foi parar nas casas. A assistência social de Itararé visitou as famílias e elas serão atendidas pela prefeitura, afirma o presidente da Defesa Civil, Sebastião Ademar Gonçalves.

“De imediato, quando teve solicitação, nossa equipe foi ao local para prestar auxílio. As famílias preferiram ir para casa de parente, a gente ajudou eles a retirar tudo das casas e chamamos a assistente social para suprir as necessidades das famílias”, conclui.


Casa do autônomo Douglas Nunes foi uma das mais afetadas (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *