Petrúcio voa, lidera revezamento à prata e salva Paralimpíada de Alan

Quarteto cruza linha em terceiro, mas ganha uma posição após desclassificação dos Estados Unidos. Medalha é a única do velocista biamputado: “De lavar a alma”

De longe não foi a Paralimpíada dos sonhos para Alan Fonteles. O velocista biamputado fechou nesta segunda-feira sua participação nos Jogos do Rio de Janeiro conquistando ao menos uma medalha: a prata do revezamento 4x100m rasos T42-47. Tem muito a agradecer aos companheiros de time Yohansson Nascimento, Renato Cruz e principalmente Petrúcio Ferreira. O campeão dos 100m T47 voou mais uma vez no Engenhão para liderar o quarteto do Brasil. Com o tempo 42s04, o país só ficou atrás dos alemães (40s82). Os americanos chegaram a comemorar novo recorde mundial mas foram desclassificados. O Japão completou o pódio (44s16).

– Foi de lavar a alma. Correr ao lado desses caras é uma experiência muito grande. Conquistamos a prata em Pequim e de novo em Londres, mas lá fomos desclassificados. Agora ganhamos de novo em casa. Já estávamos comemorando o bronze, quando anunciaram a prata foi uma nova comemoração. Foi a realização de um sonho ganhar uma medalha dentro de casa. Só me motiva mais. Rumo a Tóquio. Vou me preparar ao máximo para chegar bem a essa cidade que é tão maravilhosa quanto o Rio. Vim em busca de medalha. Infelizmente me machuquei nos 200m. Estou com bandagem, todo remendado para correr esse revezamento. Acabei não entrando na final dos 200m, mas conquistar uma medalha em casa vale muito – disse Alan.

Revezamento 100m T42-47 Brasil Paralimpíadas 2016 (Foto: Francisco Medeiros/Brasil 2016)
Descrição da imagem: quarteto brasileiro comemora a medalha de prata (Foto: Francisco Medeiros/Brasil 2016)

Alan pode ter ganhado os holofotes por superar Oscar Pistorius nos 200m de Londres 2012, mas foi no revezamento que ele apareceu para o mundo pela primeira vez. Em Pequim 2008, ainda era um garoto de 16 anos quando ajudou o quarteto a ganhar a prata. Yohansson Nascimento já estava lá também. Os dois se juntaram a Renato Cruz e Petrúcio Ferreira nesta segunda.

revezamento 4x100m atletismo brasil prata rio 2016 (Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB)
Descrição da imagem: o choro de Alan Fonteles no Engenhão (Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB)

As eliminatórias dos 100m e dos 200m mostravam que Alan não seria o diferencial para o Brasil. Como gostam de brincar Yohansson e Petrúcio, a medalha estava “na mão deles” – só o recordista mundial da classe T47 tem uma mão. Renato abriu a prova e, como esperado, foi o mais lento do Brasil. Yohansson começou a reação e Petrúcio voou para entregar para Alan em terceiro.

Alan, que afirmou ter sentido uma fisgada na coxa direita durante a eliminatória dos 200m T44, conseguiu manter a posição, mas não se aproximou do americano Woodhall e do alemão Floors. Ele cruzou a linha com o bronze, mas minutos depois subiu um degrau no pódio. Os Estados Unidos foram desclassificados por um erro na passagem. Nos revezamentos, há uma área de transição em que os atletas devem se tocar já que alguns não têm mãos para segurar um bastão.

A prata foi a terceira medalha paralímpica de Alan, uma para cada uma de suas participações em Jogos. No Rio, ele ficou na nona colocação tanto nos 100m como nos 200m T44. A prata no revezamento salva sua participação nos Jogos.

Revezamento 4x100m brasil paralimpiada Alan Fonteles (Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB)
Descrição da imagem: Alan Fonteles deita aliviado após conquistar a prata (Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB)

BRASIL LIDERA ENTRE OS CEGOS

Minutos depois do revezamento 4x100m T42-47, outro quarteto brasileiro entrou na pista em busca de uma vaga na final. Na categoria T11-13, destinadas para cegos, não teve time melhor do que o formado por Jerônimo da Silva, Gustavo Araújo, Daniel Silva e Felipe Gomes. Eles completaram a prova semifinal em 42s69, bem à frente da China, que venceu a segunda bateria com 43s01. A final está agendada para esta terça-feira, às 11s52.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *